Moção CDU pela suspensão da Linha Circular do Metro aprovada na reunião de Câmara Municipal de Odivelas, de 2 Dezembro 2021.

suspensao da linha circular do MetroFoi aprovada, com a abstenção do PS, uma moção apresentada pela CDU com o objectivo de suspender a linha circular do metro. Registamos a incapacidade do PS (apesar de dizer que está de acordo) votar a favor desta iniciativa que procura defender os interesses dos odivelenses. Prefere privilegiar interesses partidários em vez de defender a população de Odivelas que utiliza este meio de transporte todos os dias para ir trabalhar para Lisboa.

Clique aqui para conhecer a moção aprovada, na sua versão integral.Clique aqui para conhecer a moção aprovada, na sua versão integral.

PCP distribuiu documento às trabalhadoras da CODAN sobre problemas concretos da empresa

codanO PCP esteve, na passada quarta-feira, em contacto com as trabalhadoras e trabalhadores da CODAN onde através de um documento mostrou a solidariedade com os trabalhadores que têm sido sujeitos a processos disciplinares injustificados e onde defendeu a melhoria das condições do estacionamento.

Clique aqui para ver o documento na sua integra.

Continuar...

Câmara de Odivelas não salvaguarda local de trabalho dos comerciantes do Mercado da Pontinha

Mercado PontinhaO novo Mercado Municipal da Pontinha está pronto há 8 meses, mas ainda não foi inaugurado e colocado ao serviço da população. A CDU esteve junto dos comerciantes e ouviu as sua preocupações sobre as incertezas que pairam sobre o seu futuro e local de trabalho.

Em reunião da Câmara Municipal de Odivelas foi aprovada por maioria, com os votos favoráveis dos vereadores do PS, a abstenção dos vereadores do PSD e os votos contra dos vereadores da CDU, uma proposta de Hasta Pública para a atribuição de direitos de exploração dos diversos espaços destinados à atividade comercial no local.

Não está garantido o direito de preferência dos atuais comerciantes, que há mais de 30 anos ali trabalham e de repente se vêm sem qualquer garantia de que irão ter um lugar no futuro mercado da Pontinha.

Esta matéria precisa de ser aprovada pela Assembleia Municipal, e estava agendada para discussão na última Assembleia Municipal. Mas após os nossos eleitos na Assembleia da União de Freguesias de Pontinha e Famões terem levantado esta questão no dia anterior, o ponto foi retirado antes da sua discussão na Assembleia Municipal.

A CDU espera que a retirada do ponto para discussão seja para corrigir o erro, e que haja uma nova proposta que contemple um lugar aos comerciantes que ali trabalham há mais de 30 anos, tal como proposto pelos eleitos da CDU na Câmara e na Assembleia de Freguesia.

Razões de saúde obrigam CDU a alterar o candidato à União de Freguesia Ramada e Caneças

Franscisco BartolomeuJosé Martins, divulgado recentemente como Candidato à União de Freguesias Ramada/Caneças, por razões de saúde, está impedido de participar e travar a batalha eleitoral. Tendo em conta esta situação inesperada, comunicada pelo próprio, a CDU vem anunciar como Candidato à Presidência da União de Freguesias Ramada e Caneças, Francisco Bartolomeu.

Francisco Manuel Simas Frederico Bartolomeu, 70 anos, natural de Oeiras, reside na Ramada há 37 anos.

Licenciado em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras de Lisboa, frequentou o Curso Geral de Piano no Conservatório Nacional onde foi discípulo do Prof Lourenço Varella Cid.

Professor do Ensino Secundário desde 24 de Fevereiro de 1972, deu aulas no Externato de Odivelas entre 1983 e 1994. Após concluir o estágio pedagógico em 1988, concorreu ao quadro de efectivos e foi colocado como professor efectivo de Inglês e Alemão na Escola Secundária da Ramada até à aposentação em 2008.

Foi secretário da Associação de Pais da Escola Secundária da Ramada entre 1984 e 1988. Foi Delegado Sindical do SPGL na zona de Loures/Odivelas durante 20 anos. É Presidente da Direcção do CURPIO - Centro Unitário de Reformados, Pensionistas e Idosos de Odivelas.

Eleito na Assembleia de Freguesia da Ramada em vários mandatos e Presidente da Junta da Ramada entre 2006 e 2013. Presidente da Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Ramada e Caneças entre 2013 e 2017. É eleito na Assembleia Municipal de Odivelas desde 2017 e integra as comissões municipais da Coesão Social e Saúde, e da Educação, Cultura e Juventude.

Foi-lhe atribuída a Medalha Municipal de Dedicação Pública, Grau Ouro em 2019.

É militante do Partido Comunista Português desde 1976.

Sandra Benfica é a candidata da CDU à Presidência da União de Freguesias da Pontinha e Famões

Sandra BenficaSandra  Cristina  Rodrigues  Benfica,  tem  49  anos.  Natural  de  Lisboa,  reside  na  Quinta  do Pinheiro desde 2003.

É  eleita  pela  CDU  na  Assembleia  de  Freguesia  da  União  de  Freguesias  da  Pontinha  e Famões nos últimos 3 mandatos.

É dirigente do MDM -Movimento Democrático de Mulheres, uma associação de mulheres, fundada  em  1968,  com  âmbito  nacional  cujo  objetivo  central  é  a  luta  pela  emancipação das  mulheres,  pela  paz  epela  dignidade  humana  e  que  pugna  pela  participação  das mulheres  na  defesa  dos  seus  direitos  nas  vertentes  políticas,  sociais,  económicas, culturais e de direitos humanos. Recebeu em 2018, em nome do MDM,o Prémio Municipal Beatriz Ângelo da Câmara Municipal de Odivelas.

Representa  o  MDM  na  Rede  de  Apoio  e  Proteção  às  Vítimas  de  Tráfico  Humano  e  no Conselho Consultivo da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.

É  membro  da  Presidência  do  Conselho  Português  para  a  Paz  e  Cooperação  e  Presidente da Assembleia Geral da BC -Boutique da Cultura.

É militante do Partido Comunista Português desde 1989.

José Martins é o candidato da CDU à Presidência da União de Freguesias de Ramada e Caneças

Jose MartinsJosé António de Jesus Martins, tem 64 anos. Nascido e criado nos Pombais em Odivelas.

Reside há 25 anos no Jardim da Radial - Ramada.

Trabalhou 43 anos na EPAL nas Direções de Obras e Manutenção. Foi membro da Comissão de Trabalhadores da EPAL. Quadro da EPAL desde 1986 e reformado como Chefe de Projeto. Atualmente é o Presidente da Direção da Associação de Reformados da EPAL, Instituição Particular de Solidarieda de Social (IPSS).

Foi ainda Delegado e Dirigente Sindical do SITE - CSRA - Sindicato das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Centro Sul e Regiões Autónomas; membro da CIL - Cintura Industrial de Lisboa e membro da Comissão de Saúde e Segurança no Trabalho.

Foi eleito da CDU na Assembleia de Freguesia da Ramada no mandato 2009 - 2013, e eleito da CDU na Assembleia da União de Freguesias Ramada e Caneças no mandato 2013 - 2017.

É militante do Partido Comunista Português desde 1976.

Livro do Centenário do PCP apresentado em Odivelas

centenario cRealizou-se na passada sexta-feira, 30 de Abril de 2021, a apresentação do livro comemorativo do Centenário do PCP “100 anos de Luta”.

Esta iniciativa realizou-se na Biblioteca Municipal D. Dinis, em Odivelas e nela participaram, mais de duas dezenas de camaradas e amigos.

A intervenção de apresentação do livro foi feita por Rui Mota, do colectivo das Edições Avante!. Na ocasião este teve a oportunidade de descrever e revisitar os momentos mais marcantes da vida do Partido, não com saudosismo mas como referência à vida de um Partido que para além da sua história incrível, o seu papel ímpar no plano nacional e internacional, as razões da força dos seus ideais e valores e a actualidade do seu projecto de liberdade, democracia e socialismo para Portugal.

Houve oportunidade em particular de aprofundar um pouco mais sobre a temática da unidade e a sua importância ao longo da vida do Partido que sempre teve uma política de unidade, nunca se deixando isolar, muito graças à sua enorme ligação às massas populares e trabalhadoras.

Dilar Pelica é a candidata da CDU à Presidência da Junta de Freguesia de Odivelas

Dilar PelicaMaria Dilar Saiote Pelica, 49 anos, natural de Alcácer do Sal, reside em Odivelas.

Licenciada em Filosofia (vertente Filosofia da Cultura) pela FLUL - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e tem o Curso de Contabilidade, para Técnico de Contas.

A nível profissional, trabalhou no MDM (Movimento Democrático de Mulheres), na Câmara Municipal de Loures (na área da Juventude), na Câmara Municipal do Seixal (área do Urbanismo e empreitadas) e na Câmara Municipal de Odivelas (Cultura).

Integra atualmente a direção do CCDTMO (Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Odivelas), tendo sido um dos seus membros fundadores, ocupando o cargo de Vice-Presidente da Assembleia-Geral de 2007 a 2011. Integra a Assembleia Geral da APEE ESRamada (Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária da Ramada). Foi membro da direção da ACIJR (Associação Comunitária Infantil e Juvenil da Ramada), IPSS. Pertenceu aos órgãos da
Direção da Associação “Os Pioneiros de Portugal”.

Foi candidata pela CDU à Câmara Municipal de Odivelas em 2009. Atualmente é Eleita, pela CDU na Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Ramada e Caneças.

É militante do PCP desde 1988.

Odivelas, 26 de Abril 2021
O Gabinete de Imprensa da CDU Odivelas