O ataque aos trabalhadores da SPdH/Groudforce continua!

doc PCP Groundforce junho21 1Está em distribuição mais um comunicado do PCP a denunciar a situação da SPdH/ Groundforce e a divulgar as perguntas que o Grupo Parlamentar colocou ao Governo. Os trabalhadores foram convocados para trabalho extraordinário de modo a fazer face, segundo a Administração, a um «significativo aumento de actividade que estamos a ter no mês de Junho (e que se prevê continuar em Julho)». Mas no final deste mês são “informados” de que afinal o seu salário só será pago às prestações. Talvez até Julho, quem sabe? Os trabalhadores não podem pagar só 65% das contas nem alimentar apenas 65% dos seus filhos. O que aos trabalhadores é devido tem que ser pago de imediato!

Ler aqui o comunicado

Ler aqui a pergunta

Célula denuncia ataque aos trabalhadores da Portway!

docportway4Está em distribuição um comunicado da célula dos comunistas da Portway no Aeroporto Humberto Delgado que denuncia o ataque de que estão a ser alvo os trabalhadores. A empresa de assistência em escala detida pela Vinci (que tem auferido nos últimos anos milhões de euros de lucro!), que já reduziu drasticamente o número de trabalhadores desde o início da pandemia (cerca de 1000!), ao mesmo tempo que paira com a ameaça de despedimento colectivo, contrata trabalhadores, através de empresas de outsourcing, pois assim a qualquer momento pode "descartar" os mesmos trabalhadores e precarizar ainda mais a força de trabalho. Ao mesmo tempo que contrata trabalhadores "descartáveis", a empresa chama as organizações representativas dos trabalhadores para anunciar que se prepara para apresentar um "acordo de emergência" que prevê cortes nos direitos dos trabalhadores, desde congelamento de carreiras e salários, cortes nos subsídios de turno, alimentação, etc...Uma brutal perda de direitos dos trabalhadores de uma empresa onde parte significativa dos salários é baixa, onde há precariedade e onde os direitos foram conseguidos com muita resistência e luta dos trabalhadores e das suas organizações representativas. Ler aqui comunicado completo

Sector dos Transportes da ORL saúda a luta dos trabalhadores da SPdH/Groundforce

fotolutaspdhEstá em distribuição o seguinte comunicado:

O Sector dos Transportes da Organização Regional de Lisboa do Partido Comunista Português saúda a persistente luta dos trabalhadores da SPdH/ Groundforce pelos seus salários e pelos seus postos de trabalho e futuro da empresa.  É inadmissível que os trabalhadores estejam sem receber o devido salário e subsídios. É necessário que o Governo tenha uma intervenção imediata, tendo em conta a extrema gravidade e urgência da situação da empresa.  Não é aceitável que alguém afirme que não é estratégico um serviço que é de facto indispensável para a operação das companhias aéreas e dos aeroportos sendo, portanto, indispensável esta empresa e os seus trabalhadores.  É inaceitável que os trabalhadores continuem a ser colocados como arma de arremesso e perante um gravíssimo ataque aos seus direitos, incluindo um aspecto tão básico como os salários. Nesse sentido, o PCP apresentou um Projecto de Resolução na Assembleia da República (solicitando que fosse discutido com urgência), para que haja uma intervenção imediata do Governo na empresa, que permita assegurar o pagamento atempado de todos os salários, avalizar o empréstimo necessário para restabelecer o equilíbrio financeiro da empresa e proceder à nacionalização da SPdH/Groundforce, para garantir a estabilidade de uma empresa e de um sector de importância estratégica para a aviação civil e o seu desenvolvimento. É importante sublinhar que a SPdH só irá encerrar se o Governo assim o entender!  Apelamos a que os trabalhadores se mantenham firmes na sua luta, com a confiança de que essa luta será decisiva para a resolução do problema.

Ler comunicado em PDF

PCP apresenta Projecto de Resolução para serem pagos os salários e nacionalizada a SPdH/Groundforce

groundforce fotoO PCP deu entrada na Assembleia da República de um Projecto de Resolução onde insta o Governo a assegurar o pagamento atempado de todos os salários e avalizar o empréstimo necessário para restabelecer o equilíbrio financeiro da empresa, assim como a proceder à nacionalização da SPdH/Groundforce, garantindo a estabilidade de uma empresa e de um sector de importância estratégica para a aviação civil nacional e o seu desenvolvimento. Os trabalhadores continuam em luta, e hoje muitas centenas protestaram na residência oficial do Primeiro-Ministro exigindo os seus salarios, a defesa dos postos de trabalho e a nacionalização para a garantia do futuro da empresa. O PCP esteve novamente presente, com uma delegação que incluiu o deputado Bruno Dias, que saudou os trabalhadores e transmitiu a solidariedade do PCP.

Ler Projecto de Resolução do PCP

PCP saúda a luta persistente dos trabalhadores da SPdH/Groundforce

foto GroundforceBrunoOs trabalhadores da SPdH/Groundforce continuam em luta pelo pagamento dos seus salários em atraso e pelo futuro da empresa, dos seus postos de trabalho e direitos.

O Grupo Parlamentar do PCP reuniu com a Comissão de Trabalhadores e esteve presente mais uma vez na acção de protesto realizada esta manhã, com várias centenas de trabalhadores na Assembleia da República, saudando os trabalhadores, demonstrando a sua solidariedade e exigindo que a situação se resolva.

A solução para os trabalhadores da SPDH/Groundforce passa pela adopção das medidas que no imediato assegurem o pagamento dos salários e a renacionalização da empresa, integrando-a numa estratégia de desenvolvimento da TAP e do sector da aviação civil em Portugal.

Ver nota completa do PCP

A luta dos trabalhadores da SPdH/Groundforce continua!

foto grounforce2Os trabalhadores da SPdH/Groundforce continuam a luta pelo pagamento dos seus salários e o seu futuro. Na passada sexta-feira centenas de trabalhadores concentraram-se frente ao Ministério das Infraestruturas a exigir o pagamento dos seus salários em atraso desde o dia 26 de Fevereiro. Mais uma vez  esteve presente uma delegação do PCP, com a deputada Alma Rivera, que contactou com os trabalhadores e transmitiu a solidariedade do Partido. O não pagamento de salários na SPDH/Groundforce é inaceitável. Estamos perante uma empresa perfeitamente viável, afectada pela pandemia que atingiu o sector aéreo há um ano. Trata-se de uma situação para a qual o PCP já alertara em Março de 2020 quando apresentou na Assembleia da República uma iniciativa legislativa para que a TAP e a SPDH fossem objecto dos apoios necessários para sobreviver à crise que então se iniciava. Não foi essa a opção tomada pelo Governo. Nada justifica que os salários não sejam imediatamente pagos, continuando-se a assistir ao arrastamento por parte do accionista privado (que detém 50,1% da empresa) e do Governo da solução que se impunha. O que se tem verificado é uma operação de chantagem sobre os trabalhadores da empresa, que terá como objectivo último o aproveitamento desta situação para reduzir no futuro ainda mais o preço da força de trabalho na SPdH.

PCP solidário com a luta dos trabalhadores da SPdH/Groundforce

luta Groundforce2O PCP está solidário com a luta dos trabalhadores da SPdH/Groundforce, que estão desde sexta-feira sem receber os seus salários, e que decidiram manifestar-se junto à sede da empresa. Esteve presente uma delegação do PCP que incluía o deputado Bruno Dias. O PCP já tinha questionado o Governo sobre a situação da empresa e dos seus trabalhadores, reafirmando que a SPDH só poderia sobreviver com um conjunto de medidas que salvaguardassem a sua solvência durante o período de restrição da circulação aérea, e tal deveria ser considerada no quadro dos planos de contingência públicos para o sector. Não podem ser os trabalhadores a pagar a factura, sendo-lhes negado o salário.

Ler aqui a pergunta

Vinci com Milhões e trabalhadores da Portway com cortes salariais!

Comunicado AHD PortwayMais de 1700 trabalhadores da Portway foram as mais recentes vítimas. A administração da Portway, detida pela multinacional Vinci, anunciou que do total dos seus 1744 trabalhadores, 1204 entram imediatamente em lay-off. Há ainda 511 trabalhadores que continuam a trabalhar, mas com um corte salarial de 20% no vencimento. Em comunicado, a célula da Portway no Aeroporto de Lisboa afirma: impõem-se a intervenção imediata do Governo para pôr fim a este ataque aos trabalhadores!

Ler aqui o comunicado

Às mãos da Vinci, continua a exploração e a repressão na Portway

req portwayNa empresa de handling Portway, propriedade da multinacional Vinci, continua a mais despudorada exploração e repressão. Damos aqui conta de mais dois requerimentos colocados pelo grupo parlamentar do PCP, uma sobre a violação dos direitos da Comissão de Trabalhadores e outro sobre as situações ilegais de precariedade na empresa.

Ler Requerimento sobre Direitos da CT em PDF

Ler Requerimento sobre Precariedade em PDF

Vinci: Aeroporto num caos, Portway sobre intensa repressão

portwayA Vinci é a principal responsável pelo estado calamitoso do aeroporto de Lisboa. Uma das causas que não pode ser ignorada são as relações laborais, e a sistemática repressão dos trabalhadores como mecanismo de aumentar a exploração e o lucro extraído pelos capitalistas da Vinci. Com a triste e revoltante cumplicidade do Governo e da ACT. Damos aqui nota dos últimos requerimentos colocados sobre a Portway:

Requerimento sobre a repressão na Portway e outro requerimento sobre repressão na Portway