PCP solidário com a luta dos trabalhadores da SPdH/Groundforce
- Detalhes
- Criado em 03-03-2021
O PCP está solidário com a luta dos trabalhadores da SPdH/Groundforce, que estão desde sexta-feira sem receber os seus salários, e que decidiram manifestar-se junto à sede da empresa. Esteve presente uma delegação do PCP que incluía o deputado Bruno Dias. O PCP já tinha questionado o Governo sobre a situação da empresa e dos seus trabalhadores, reafirmando que a SPDH só poderia sobreviver com um conjunto de medidas que salvaguardassem a sua solvência durante o período de restrição da circulação aérea, e tal deveria ser considerada no quadro dos planos de contingência públicos para o sector. Não podem ser os trabalhadores a pagar a factura, sendo-lhes negado o salário.
Vinci com Milhões e trabalhadores da Portway com cortes salariais!
- Detalhes
- Criado em 07-04-2020
Mais de 1700 trabalhadores da Portway foram as mais recentes vítimas. A administração da Portway, detida pela multinacional Vinci, anunciou que do total dos seus 1744 trabalhadores, 1204 entram imediatamente em lay-off. Há ainda 511 trabalhadores que continuam a trabalhar, mas com um corte salarial de 20% no vencimento. Em comunicado, a célula da Portway no Aeroporto de Lisboa afirma: impõem-se a intervenção imediata do Governo para pôr fim a este ataque aos trabalhadores!
Às mãos da Vinci, continua a exploração e a repressão na Portway
- Detalhes
- Criado em 07-05-2019
Na empresa de handling Portway, propriedade da multinacional Vinci, continua a mais despudorada exploração e repressão. Damos aqui conta de mais dois requerimentos colocados pelo grupo parlamentar do PCP, uma sobre a violação dos direitos da Comissão de Trabalhadores e outro sobre as situações ilegais de precariedade na empresa.
Vinci: Aeroporto num caos, Portway sobre intensa repressão
- Detalhes
- Criado em 26-07-2018
A Vinci é a principal responsável pelo estado calamitoso do aeroporto de Lisboa. Uma das causas que não pode ser ignorada são as relações laborais, e a sistemática repressão dos trabalhadores como mecanismo de aumentar a exploração e o lucro extraído pelos capitalistas da Vinci. Com a triste e revoltante cumplicidade do Governo e da ACT. Damos aqui nota dos últimos requerimentos colocados sobre a Portway:
Requerimento sobre a repressão na Portway e outro requerimento sobre repressão na Portway
ACT: É preciso reprimir eficazmente as violações sistemáticas das multinacionais
- Detalhes
- Criado em 01-05-2018
O PCP colocou dois requerimentos ao Governo, sobre a Altice e a Portway, onde no fundo aborda a mesma questão: face às graves violações detectadas que fez a ACT para, de facto, punir estas multinacionais? Num caso enoutro está detectada uma situação de assédio sistemático aos trabalhadores com agravantes, que chegam ao ponto de uma das mutinacionais ter ameaçado os trabalhadores com um parecer da ACT que não existia,
Acabar com a cumplicidade de Estado com a violação dos direitos dos trabalhadores na Assistência em Escala
- Detalhes
- Criado em 21-02-2018
O PCP confrontou o Governo sobre a situação do handling, particularmente no que respeita à contratação colectiva. Sendo as empresas obrigadas a cumprir a contratação colectiva para poderem manter as licenças, quer a ANAC, quer a ACT têm sido objectivamente cúmplices das ilegalidades e da exploração a que são sujeitos os trabalhadores de inúmeras empresas de handling.
PCP exige intervenção para repor legalidade na Portway
- Detalhes
- Criado em 27-01-2018
O Grupo Parlamentar do PCP exigiu do Governo explicações sobre a situação na Portway (empresa pertencente à multinacional Vinci, e que está há anos apostada na intensificação da exploração dos seus trabalhadores). A mais recente situação prende-se com a marcação de faltas injustificadas a trabalhadores que aderem a greves, numa violação frontal das leis, e para mais, feita com recurso abusivo ao nome da ACT.
A Ryanair tem que respeitar os direitos dos seus trabalhadores
- Detalhes
- Criado em 29-12-2017
O PCP confrontou o Governo com a passividade das autoridades portuguesas perante a sistemática e grosseira violação da lei pela Ryanair. Neste caso, são os trabalhadores do handling que justamente reclamam que a empresa lhes aplique a contratação colectiva a que têm direito. O PCP sublinha que perante o incumprimento da multinacional, nem ACT, nem ANAC, nem Governo interveem, deixando assim a multinacional impune.
ANAC continua a adiar saída das licenças de handling em Lisboa beneficiando a multinacional Vinci
- Detalhes
- Criado em 12-12-2017
O PCP solicitou à Comissão de Economia da Assembleia da República a que exija da ANAC esclarecimentos cabais face ao sucessivo adiamento das licenças de handling no Aeroporto de Lisboa. Um comportamento que beneficia a Portway (presidida anteriormente pelo Presidente da ANAC) e prejudica a SPDH, e muito contribui para a desregulamentação das relações laborais que prejudica todos os trabalhadores e só beneficia a multinacional Vinci e as operadoras aéreas.
Combater toda a exploração no Aeroporto de Lisboa
- Detalhes
- Criado em 11-10-2017
Continua a degradar-se o ambiente laboral no Aeroporto de Lisboa, com o crescente recurso a empresas de trabalho precário e a prestadores de serviço. Constrói-se assim um modelo de exploração acrescida que leva a que a crescente riqueza gerada no Aeroporto seja cada vez mais apropriada pelos patrões. Na ASA/CROSSTAFF o patronato chega ao ponto de exigir aos trabalhadores que não estejam doentes, a exigir que estejam ao serviço da empresa mesmo quando não estão no seu horário, espalhando pelo meio diversas ameaças e insultos. Um comportamento que mereceu a resposta das células do PCP no Aeroporto e do Grupo Parlamentar do PCP.