Novo nº do Boletim dos Vigilantes - Alerta Vigilante
- Detalhes
- Criado em 11-01-2021
Já saiu o boletim do sector da vigilância. Neste número destacamos a candidatura de João ferreira a Presidente da República, candidato dos valores de abril, e de todos os trabalhadores, ainda a necessidade de um contracto colectivo que defenda direitos dos trabalhadores, aumentar salarios sem cortar direitos, e os efeitos que se começam a fazer sentir da pandamia, com os patrões a aproveitarem-se esta crise.
Loomis despede – Os trabalhadores resistem
- Detalhes
- Criado em 06-12-2020
Os patrões deste sector e os patrões em geral tendem a achar que democracia termina nos portões das suas empresas, este é só mais um exemplo disso mesmo. Quando a Loomis quis retirar unilateralmente o subsídio de deslocação, os trabalhadores não aceitaram e resistiram, fazendo valer os seus direitos. A Loomis o que fez foi despedir aqueles que não aceitaram a retirada do subsídio de deslocação, ou seja, os trabalhadores que deram a cara e que lutaram estão agora a enfrentar um despedimento coletivo, entre eles, dirigentes e delegados sindicais do STAD. Este despedimento totaliza 30 trabalhadores a nível nacional, incluindo o encerramento da delegação da empresa, em Coimbra.
A empresa aproveitou-se da pandemia, do sentimento de resignação e do medo para alegar razões económicas para o despedimento, e agora com toda a prepotência procura obrigar os trabalhadores a grandes deslocações e a trabalhar um grande numero de horas.
Vigilantes do Hospital Amadora-Sintra, alvo de grande injustiça
- Detalhes
- Criado em 02-12-2020
Aproximadamente 50 trabalhadores da Prosegur, que garantiam a segurança das instalações do Hospital Amadora-Sintra, estão em casa sem receber ordenado, alvos de uma transmissão de posto de trabalho fraudulenta, da qual as duas empresas envolvidas Noite e Dia e Prosegur, cada uma à sua maneira pretendem fugir à responsabilidade.
Um delegação do PCP esteve na ação de protesto convocado pelo STAD, em frente ao hospital Amadora-Sintra, no passado dia 30 de Novembro. Tivemos conhecimento da situação e das dificuldades que estes trabalhadores estão a passar.
Em outubro, foi comunicado pela prosegur que iria ocorrer a transmissão de estabelecimento destes trabalhadores para a empresa Noite e Dia, empresa que ganhou o concurso. Em novembro quando os trabalhadores se apresentaram para trabalhar no seu local de trabalho os postos já estavam ocupados por uma equipa da Noite e Dia.
Estes trabalhadores viram-se sem posto de trabalho, sem terem efetivamente sido despedidos, e portanto, sem receberem indemnização da empresa, nem direito a carta para o subsídio de desemprego. Estando já no final do mês sem um resolução à vista, a chegada as épocas festivas, vêem trazer prendas muito amargas para estes trabalhadores.
PCP solidário com os trabalhadores despedidos na Loomis
- Detalhes
- Criado em 16-11-2020
A Loomis, uma empresa de transporte de valores, prepara-se para encerrar uma filial em Coimbra e despedir 30 trabalhadores a nível nacional.
Uma delegação do PCP, composta por Alma Rivera, deputada do PCP na Assembleia da República, e membros da Direcção Regional de Lisboa do PCP estiveram presentes na acção de luta organizada pelo sindicato, STAD, em solidariedade com a luta dos trabalhadores.
Boletim "Alerta Vigilante"
- Detalhes
- Criado em 31-07-2020
Já saiu o boletim do sector da vigilância. Neste número destaque à nova realidade laboral na situação epidemica de covid-19 que vivemos, e a necessidade de defender os direitos dos trabalhadores, ainda uma denuncia aos lay-offs abusivos no sector da vigilância.
I ASSEMBLEIA DE ORGANIZAÇÃO DO SECTOR DA VIGILÂNCIA
- Detalhes
- Criado em 29-06-2020
Decorreu no passado sábado dia 27 de Junho, no centro de trabalho Vitória a 1ª assembleia do sector da vigilância, com o lema: “Reforçar a organização para defender os trabalhadores da vigilância”, um importante momento de discussão e análise sobre os problemas do sector. Foi também um momento de reflexão sobre a organização do partido para dar a resposta necessária aos desafios que o sector enfrenta. Aprovou-se o projeto de resolução e elegeu-se a nova direção.
Novo ano negro para muitos vigilântes
- Detalhes
- Criado em 13-01-2020
O Sector da Vigilância do PCP, alerta os trabalhadores da vigilância para o grave problema da transmissão de estabelecimento, que se está a transformar num ano negro para os vigilantes, confrontados com a chantagem de assinar novos acordos perdendo os seus direitos ou ficarem sem posto de trabalho ler aqui
Boletim "Alerta Vigilante" já se encontra em distribuição
- Detalhes
- Criado em 28-11-2019
Já está em distribuição o boletim do sector da vigilância. Neste número destaque para a necessidade dos aumentos dos salários, a valorização do trabalho nocturno e por turnos, assim como, as propostas do PCP.
Organização dos Trabalhadores Comunistas no Sector da Vigilância
- Detalhes
- Criado em 30-04-2018
Está em distribuição o Boletim da Organização dos Trabalhadores Comunistas no Sector da Vigilância.
Sob o tema "Defender os interesses e direitos de quem trabalha", a organização do PCP denuncia, entre outras matérias, a instabilidade laboral no sector.
Desrespeito pelos direitos dos trabalhadores da empresa de vigilância Aner Segurança SA
- Detalhes
- Criado em 14-09-2017
O PCP tem vindo a acompanhar com preocupação o setor da vigilância privada e a realidade laboral marcada pelo desrespeito e incumprimento dos direitos dos trabalhadores. Vários têm sido os exemplos de desrespeito e violação da contratação coletiva quanto ao pagamento do trabalho extraordinário, em dias feriados e fim-de-semana, desregulamentação dos horários de trabalho, incumprimento de tempo de descanso, decisão unilateral de alteração de local de trabalho.