Continua a persistente luta no Metro
- Detalhes
- Criado em 27-04-2022
No dia 22 de Abril realizou-se uma nova greve parcial dos trabalhadores da área da direcção de operação do Metropolitano de Lisboa. Uma delegação do PCP que incluía a deputada Paula Santos, esteve presente no piquete de greve na Sidónio Pais a expressar solidariedade com a justa luta dos trabalhadores. A luta destes trabalhadores continua pela reposição do quadro de efectivos desta área, contra ataques aos horários e às férias e contra a perseguição de que são alvo.
Trabalhadores do Metro em luta!
- Detalhes
- Criado em 14-04-2022
Hoje realizou-se a terceira greve parcial dos trabalhadores da área da direcção de operação do Metropolitano de Lisboa, com uma adesão que continua a ser massiva. Estes trabalhadores lutam, entre outras questões, pela reposição do quadro de efectivos desta área, contra ataques aos horários e às férias e contra a perseguição de que são alvo. Caso a empresa continue a não apresentar soluções, a próxima greve parcial está marcada para dia 22 de Abril. O PCP está solidário com a luta destes trabalhadores por melhores condições de trabalho.
Trabalhadores do Metro com razões para votar na CDU!
- Detalhes
- Criado em 28-12-2021
A célula dos trabalhadores do Metro do PCP editou um documento onde lembra as razões para os trabalhadores votarem na CDU no dia 30 de Janeiro. Por influência e pressão do PCP e da CDU foi possível nestes últimos 6 anos: pôr fim ao processo de privatização do Metro que estava em curso e até já tinha a Avanza como empresa privada que iria assumir a gestão da Empresa; pôr fim ao processo de fusão das empresas: Metro, Carris, Transtejo e Soflusa, através da Transportes de Lisboa; pôr fim ao processo de despedimento em curso no Metro, desenvolvido através da pressão feita aos trabalhadores que as direcções consideravam dispensáveis; pôr fim ao processo de disponíveis que manteve sem actividade profissional, durante muitos anos, vários trabalhadores; pôr fim ao corte dos complementos de reforma; pôr fim aos cortes de salários, subsídios de natal e férias; pôr fim ao congelamento do sistema de avaliação e progressão de carreiras; repor os instrumentos de contratação colectiva na Empresa; a reposição dos feriados roubados; alargar o Passe Social Intermodal, com a redução do seu preço, garantindo um significativo alargamento do direito à mobilidade.
Trabalhadores do Metro foram ao Ministério exigir condições de trabalho
- Detalhes
- Criado em 30-11-2021
Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa, reunidos em plenário, deslocaram-se ontem ao Ministério do Trabalho, onde decorria uma reunião de conciliação do processo negocial. Os trabalhadores continuam a luta por melhores condições de trabalho e aumentos salariais, num contexto em que o Conselho de Administração e o Governo procuram arrastar esta negociação referente a 2021. Esteve presente uma delegação do PCP, com o deputado Bruno Dias, que demonstrou a sua solidariedade com a luta dos trabalhadores.
PCP solidário com a luta dos trabalhadores do Metropolitano
- Detalhes
- Criado em 04-11-2021
Decorre hoje uma greve de 24 horas dos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa, uma luta que persiste por não haver respostas por parte do Conselho de Administração e do Ministério. O PCP está solidário com a luta destes trabalhadores e esteve presente com uma delegação no arranque da greve, que incluiu o deputado Bruno Dias. Os trabalhadores do Metro exigem aumento salarial, a contratação de mais trabalhadores, a valorização das carreiras e melhores condições laborais.
Trabalhadores do Metropolitano firmes na luta
- Detalhes
- Criado em 28-10-2021
O PCP está solidário com a luta dos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa, que hoje realizaram mais uma greve parcial com adesão massiva, por não verem resposta por parte do Concelho de Administração e do Ministério aos seus problemas. Uma luta contra o congelamento salarial, pela aplicação de todas os compromissos assumidos pelo Ministro do Ambiente e Acção Climática, onde se inclui a prorrogação do AE, pelo direito ao transporte e pela reposição imediata de todos os efectivos necessários nas várias áreas.
PCP solidário com a luta dos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa
- Detalhes
- Criado em 24-06-2021
Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa estiveram hoje em luta, realizando uma greve parcial, pela valorização dos salários e da contratação colectiva, pela necessidade de valorizar as profissões, pela necessidade de efetivar o direito ao transporte.
O PCP, representado pelo deputado Bruno Dias, esteve presente e solidário junto do piquete de greve no PMO III do Metropolitano de Lisboa.
PCP saúda a luta dos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa
- Detalhes
- Criado em 25-05-2021
O PCP saúda os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa que estiveram hoje em luta, realizando uma greve parcial. Os trabalhadores lutam pela valorização dos salários, pela valorização das profissões, nomeadamente a carreira da manutenção, pela progressão nas carreiras, a efectivação do direito ao transporte e pela prorrogação da vigência do Acordo de Empresa. O PCP compromete-se, como sempre fez, a continuar a colocar na sua intervenção aquilo que são as reivindicações dos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa.
O acidente no Metropolitano de Lisboa e opções de investimento
- Detalhes
- Criado em 30-09-2020
Esta segunda-feira o PCP promoveu na Assembleia da República a Audição Parlamentar sobre a situação actual e o futuro do Metropolitano de Lisboa, com organizações representativas dos trabalhadores da empresa. Foram vários os alertas dados sobre a degradação da capacidade técnica da estrutura do Metropolitano, com a saída de inúmeros técnicos especializados (em particular durante a governação PSD/CDS) que nunca foram substituídos, e as crescentes dificuldades da empresa no acompanhamento a obras que dizem diretamente respeito às suas infraestruturas e funcionamento. No dia seguinte ocorre o acidente na Linha Azul, com o desabamento do tecto de parte de uma galeria entre a estação de metro de São Sebastião e a Praça de Espanha. A CML afirmou que o acidente se deveu a “um erro técnico”, acrescentando que “não é uma questão de problemas de manutenção” do Metropolitano. Sabemos, no entanto, que a intervenção em causa inclui trabalhos que implicam a entrada no perímetro de segurança do túnel do Metro e, como tal, exigem não só o parecer técnico vinculativo como o acompanhamento desses trabalhos por parte da empresa. O PCP questionou o Governo. Ler aqui a pergunta
PCP exige protecção dos maquinistas do Metropolitano
- Detalhes
- Criado em 27-03-2020
O PCP denunciou que, no que diz respeito aos maquinistas do Metropolitano de Lisboa que sofrem de patologias crónicas, considerados de risco no contexto da pandemia do COVID 19, não estão a ser tomadas as medidas de protecção possíveis e necessárias, nomeadamente a sua dispensa com manutenção de todos os direitos (como aliás acontece nas outras áreas). Há um dever de cuidado com os trabalhadores, em que as empresas públicas têm que dar o exemplo, nomeadamente dos que integram os referidos grupos de risco, cabendo ao Metropolitano de Lisboa encontrar forma de os proteger, evitando que prestem a sua actividade profissional que os expõe ao contacto, como propõe o sindicato.
OE 2020: Aprovada proposta do PCP que chumba Linha «Circular» e aponta expansão para Alcântara e Loures
- Detalhes
- Criado em 16-02-2020
No quadro da discussão sobre o Orçamento de Estado, o PCP fez aprovar uma proposta sua que suspende a construção da Linha «Circular» e determina a canalização das verbas que ai iam ser desperdiçadas na expansão a Alcântara e Loures. O Governo reagiu semeadando mentiras descaradas, como as perdas de fundos que tal decisão acarretaria, e dando ordens à administração do Metro para não cumprir as decisões da Assembleia da República e acelerar a assinatura de contratos. Continua assim o PS a tentar impor a linha circular contra tudo e todos (mais precisamente, contra quase tudo e quase todos, pois há uns especuladores imobiliários que aplaudem a opção).
Metro de Lisboa: onde a luta dos trabalhadores e a iniciativa da CDU derrotaram a troika
- Detalhes
- Criado em 27-09-2019
A CDU está a distribuir aos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa um comunicado onde apela ao voto. Um comunicado onde recorda o conjunto de reversões que foi possível conquistar, e que se deveram à luta de resistência travada, e à iniciativa política da CDU. Um comunicado que inclui ainda as fotos de dezenas de trabalhadores da emresa que apelam ao voto na CDU, e as declarações de Paulo Jorge Alves, trabalhador da empresa, membro da sua CT, e candidato da CDU à Assembleia da República.
PCP presta contas aos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa
- Detalhes
- Criado em 23-07-2019
Como em cada eleição, os eleitos do PCP prestam contas do trabalho realizado na Assembleia da República. No caso do Metropolitano de Lisboa, destaca-se aquilo onde foi possível avançar em resultado da luta dos trabalhadores e reformados e da iniciativa do PCP, e as várias áreas onde foi preciso resistir ao continuado alinhamento do Governo com aspectos centrais da politica de direita.
PCP questiona governo sobre condições de trabalho no PMO2
- Detalhes
- Criado em 22-07-2019
Depois da visita realizada ao PMO2 do Metropolitano de Lisboa, o deputado do PCP Duarte Alves questionou o Governo sobre a falta de condições das instalações, dos equipamentos e sobre o número insuficiente de trabalhadores para responder às importantes funções que lhes estão atribuídas, nomeadamente a manutenção de via.
Apelo ao voto dos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa
- Detalhes
- Criado em 13-05-2019
São 48 os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa que apelam ao voto na CDU, num comunicado onde se desenvolvem os argumentos que justificam esse voto: É que na Empresa, no País e na Europa, foi sempre a CDU quem esteve ao lado dos trabalhadores do Metropolitano!