A Quinta da Lage esteve, uma vez mais, isolada pelo fogo
- Detalhes
- Publicado em 30-07-2019
Foi a terceira vez em quinze dias, sendo a primeira na semana passada com um incêndio na entrada sul, numa zona de mato alto e seco que circunda o Bairro e vem até às habitações, seguido de um segundo reacendimento que consumiu parte de uma habitação e ontem um novo incêndio na parte norte, na encosta da Brandoa que cercou o Bairro numa frente de fogo perigosa.
A Quinta da Lage é um bairro fragilizado a todos os níveis, desde logo pelo abandono a que tem sido votado pela autarquia PS, que não cuida da segurança e protecção dos seus moradores, não efectuando, como lhe compete, a limpeza regular e remoção de lixo dentro do Bairro há vários meses, contribuindo, dessa forma, para uma crescente e insuportável insalubridade, depauperando as condições de vida de quem ali habita. Pior ainda, os matos, que circundam o bairro atingem nalguns sítios, mais de dois metros de altura e estrangulam-no, num perigoso abraço que coloca em risco os bens e a vida de quem ali mora.
Tudo isto ocorre quando esta população é confrontada com demolições das suas casas tendo como objectivo o de acabar com este bairro, sem soluções para quem lá vive.
Leia o comunicado da CDU Amadora sobre os fogos na Quinta da Lage.
Câmara e Junta de Freguesia do PS encerram Estação dos CTT da Venda Nova
- Detalhes
- Publicado em 29-07-2019
"Ignóbil"
Enquanto os trabalhadores dos CTT procederam à retirada de equipamentos das instalações, a vereadora na Câmara da Amadora e candidata do PCP à Assembleia da República, Isabel Rosa interveio, não apenas na denuncia desta ignóbil postura da Presidente da Câmara Municipal e da Presidente da Junta de Freguesia da Falagueira Venda Nova, como na necessidade de continuar a luta pela reabertura da Estação dos CTT, que passa também pela renacionalização desta empresa de crucial interesse para o País e para as populações e isso também depende do resultado das próximas eleições para a Assembleia da República.
Falou igualmente o 1º subscritor do abaixo assinado que decorre junto da população e que atingiu, nesta data, cerca de 800 assinaturas e que será objecto de uma iniciativa de entrega aos órgãos competentes exigindo a Estação dos Correios na Venda Nova, Amadora.
Dirigentes Sindicais também intervieram no mesmo sentido e na defesa dos interesses e direitos dos trabalhadores dos CTT.
Festa da popular na Damaia
- Detalhes
- Publicado em 11-07-2019
No passado dia 7 de Julho concretizou-se a bonita Festa Popular na Damaia, com comes e bebes, com várias bancas e uma exposição sobre a Revolução de 25 de Abril.
Realizou-se um comício que contou com a presença da camarada Fernanda Mateus membro da comissão política do Comité Central do PCP e uma intervenção concelhia do camarada António Magalhães.
Festa de grande convívio e luta!
Acção de solidariedade e denuncia da CDU com a grave situação na Estrada Militar na Damaia
- Detalhes
- Publicado em 11-02-2019
A Câmara Municipal da Amadora do PS faz política de “terra queimada” nos bairros degradados.
Desde que foi iniciado o programa de realojamento que os moradores assistem a demolições e a uma contínua degradação do espaço. Hoje, os que ainda lá estão sobrevivem num verdadeiro inferno.
Recentemente os residentes viram o edifício da Loja Social ser demolido, um equipamento que mantinha uma actividade de apoio à população, nomeadamente a crianças e jovens.
A organização de freguesia e a Comissão Concelhia da Amadora do PCP apela à população e à opinião pública para lutar e reclamar junto da Câmara Municipal da Amadora medidas urgentes para resolver estes graves problemas de salubridade e saúde pública e reiniciar com urgência o processo de realojamento e integração desta população na nossa comunidade.
O PCP irá intervir com os seus eleitos nos órgãos autárquicos e na Assembleia da República, para que esta situação se resolva com a dignidade que a população merece.
Voto de Pesar pelo falecimento de Maria Helena Chaínho Pereira
- Detalhes
- Publicado em 20-12-2018
Maria Helena Chaínho Pereira nasceu em 5 de maio de 1949 no Monte da Várzea, na Freguesia de Santa Margarida da Serra, concelho de Grândola e faleceu na Amadora no dia 1 de novembro de 2018.
Filha de operários agrícolas, Helena Chaínho era a mais nova de nove filhos. A sua infância e grande parte da juventude foi vivida na terra natal, tendo vindo para a zona de Lisboa, à procura de emprego e melhores condições de vida, tendo exercido a profissão de empregada de escritório.
Aderiu ao Partido Comunista Português em Outubro de 1974.
Desenvolveu atividade política também no plano local: Era membro da Comissão Concelhia da Amadora, tendo integrado o seu executivo até 2003. Era membro da Comissão de Freguesia da Reboleira e foi eleita nas Assembleias de Freguesia da Reboleira e das Águas Livres. Atualmente era Presidente da Assembleia Geral da Associação de Reformados Pensionistas e Idosos da Reboleira.
Os eleitos CDU à Assembleia de Freguesia de Águas Livres apresentaram o seguinte voto de pesar na sessão ordinária de 19 de dezembro de 2018, aprovado por maioria.