Beato

Visita e moção à Escola das Olaias

escolaolaias20220921Os eleitos da CDU têm vindo a alertar para a situação material da Escola das Olaias. Há menos de um ano, afirmavam como esta precisava «urgentemente de obras de requalificação – para lá de outras intervenções necessárias (das instalações eléctricas deficientes aos pavimentos em mau estado, das paredes degradadas às janelas que não funcionam)», bem como de outras medidas «como a retirada do amianto ou o reforço das condições dos refeitórios das escolas para que as refeições possam ser confecionadas nos próprios espaços».

Estas necessidades, no fundamental, mantêm-se. Finalmente, a 8 de Agosto deste ano, foi autorizada a realização dos trabalhos de remoção de telhas de fibrocimento (contendo amianto) na Escola das Olaias.

Tribuna Pública no Bairro Municipal Carlos Botelho

PCP-BM CARLOSA CDU voltou a realizar uma tribuna pública no bairro municipal Carlos Botelho, numa iniciativa que contou com a presença de João Ferreira, vereador na CML, e dos eleitos na Assembleia de Freguesia do Beato, Rui Mota e Ana Maria Moura.

Na tribuna e nas muitas conversas com moradores, ouvimos os problemas que retratam a realidade de muitos bairros municipais da cidade de Lisboa: da degradação das habitações às portas, elevadores ou iluminação que não funcionam; da falta de espaços verdes, de lazer e de equipamentos, nomeadamente desportivos; das muitas necessidades na higiene urbana e na segurança.

Para muitos destes problemas, é necessário que a Gebalis e a Câmara Municipal de Lisboa assumam as suas responsabilidades. Para que isso aconteça, é fundamental que os moradores do bairro se mobilizem para dar corpo a essa exigência. Contarão com a CDU para transformar as suas reclamações em propostas, para melhorar a qualidade de vida dos moradores dos bairros municipais.

Visita da CDU ao Grupo Recreativo Os Onze Unidos

os11unidos202202Leonor Moniz Pereira, eleita do PCP na Assembleia Municipal de Lisboa e Rui Mota, eleito da CDU na Assembleia de Freguesia do Beato reuniram-se com a direcção do Grupo Recreativo e Cultural Onze Unidos, com o objectivo de ouvir os problemas que afectam este clube.  Ao longo dos anos, o PCP tem acompanhado e intervindo sobre a situação deste clube, tendo sido por proposta do PCP na CML que em 2008 foi concedida a este clube o direito de superfície da parte dos terrenos pertencentes à CML. No entanto, e havendo ainda questões por resolver, os eleitos do PCP e da CDU deixaram o compromisso de intervir junto da Junta de Freguesia do Beato e da CML para a resolução desses problemas.

Para o PCP, os clubes e colectividades são determinantes para a participação democrática e popular das populações, um património que deve ser intransigentemente apoiado e defendido.

Iniciativa da CDU sobre a situação das escolas da freguesia do Beato

forum cdu beato educacao1Realizou-se no dia 1 de Dezembro o Fórum CDU Beato – Educação, no Espaço Ideias, uma iniciativa que contou com a participação de activistas da CDU da freguesia, professores, encarregados de educação, monitores, antigos alunos e, sobretudo, gente preocupada com a realidade educativa do Beato.

Durante a tarde, ouviram-se palavras de quem conhece de perto essa realidade, porque a vive diariamente: os projectos pedagógicos, as características particulares da população escolar, a terrível situação em que se encontram as escolas das Olaias e Luís António Verney, a precisar urgentemente de obras de requalificação para lá de outras intervenções absolutamente necessárias (das instalações eléctricas deficientes aos pavimentos em mau estado, das paredes degradadas às janelas que não funcionam), bem como o esforço desenvolvido pelos trabalhadores das escolas para cumprirem a sua missão.