Saint-Gobain Sekurit Portugal: Travar o crime, Defender os Trabalhadores e a Produção Nacional!

Untitled-5A recém anunciada intenção do grupo Saint-Gobain de encerrar a produção na sua fábrica em Santa Iria de Azóia é mais um passo dum percurso criminoso, em que a busca exclusiva do lucro e do domínio completo do sector por parte do grupo tem lesado os seus trabalhadores, a economia nacional e o Estado Português. Um percurso que, desde a primeira hora, os seus trabalhadores, tendo ao seu lado o PCP, combateram, na defesa do interesse nacional.
Foi assim perante o desinteresse de sucessivos governos na capacidade produtiva da então Covina quando foi preciso combater a sua privatização, que o governo de Cavaco Silva acabou por concluir, entregando-a na sua totalidade ao grupo Saint-Gobain.

AmbiJardim novamente com salários atrasados

IMG 20210820 121744 resized 20210820 023618066Os trabalhadores da AmbiJardim  voltaram a não receber os seus salários. Desde o início do mês de agosto que trabalham sem receber ordenado e por isso, decidiram, em conjunto com o seu sindicato STAD, marcar uma greve de 24 horas acompanhada de uma concentração à porta da estação da CP do Rossio. Estiveram, hoje concentrados cerca de 200 trabalhadores a exigir o pagamento dos salários em atraso.

A empresa garante que vai pagar o que deve, que está a “tratar” da situação e que brevemente estará tudo resolvido, contudo caminhamos a passos largos para o final do mês de agosto e a crise parece não ter fim à vista.

Greve dos Trabalhadores da AmbiJardim

Linha da Frente comunicado Ambijardim-pgina001Iniciou-se hoje uma greve de 6 dias convocada pelo STAD dos trabalhadores da ambijardim que fazem a limpeza e higienização do Comboios da Estações da CP, devido à falta de pagamento dos salários. Uma delegação do PCP esteve em Santa Apolónia e contou com presença do deputado da Assembleia da República Duarte Alves, podemos ver que muitos trabalhadores sofrerão pressão para irem trabalhar, com a CP a ter um papel muito negativo na pressão que se impôs aos trabalhadores, mesmo assim o turno da tarde teve uma boa adesão. Daquilo que podemos aferir pelo piquete de greve espontâneo que ali se formou, há alguns locais em que greve está a ter uma boa adesão, como por exemplo, Porto, Rossio, Amadora.

Esta é também uma greve do desespero dado que muitos dos trabalhadores já nem têm dinheiro para o passe ou para a alimentação. Há trabalhadores a serem despejados.

Esta situação não podem continuar, quem trabalha tem direito a receber o salário!A luta dos trabalhadores da ambijardim conta com o nosso apoio.

Ver comunicado do PCP aos trabalhadores da Ambijardim

Alicerce de Julho já está em distribuição

alicercejulhoAlicerce, boletim do PCP dirigido aos trabalhadores da construção civil,  do mês de Julho já se encontra em distribuição.

Neste mês dá-se destaque à urgente necessidade do aumento dos salários, assim como, a exigência da melhoria das condições de trabalho. Mais do que a identificação dos problemas é urgente intrevir sobre estes e melhorar as condições de vida e de trabalho para tal o PCP apresenta as suas propostas.

Destaca-se ainda a necessidade de reforçar a produção nacional na construção civil e a exigência da ACT e o Governo PS, têm de assumir as suas responsabilidades!

Lê AQUI o boletim completo!