A Lei da Selva – Despedimentos selvagens dos trabalhadoras da limpeza na RTP
- Detalhes
- Criado em 07-04-2022
Cerca de 10 trabalhadores da limpeza, foram informados que a partir do dia 4 de abril não podia entrar nas instalações da RTP, quando se deslocaram ir para trabalhar.
Alguns destes trabalham há mais de 21 anos na RTP, e já trabalharam para várias empresas de limpeza, a última foi a Vadeca. Esta perdeu o concurso e entrou uma nova, a Assepsia Serviço de Limpeza (ASL), que entrou a partir do dia 1 de Abril. Os trabalhadores ainda foram trabalhar dia 1 de Abril, 6ª feira, mas na 2ª feira quando iam pegar ao serviço já não os deixaram entrar nas instalações da RTP, e circula a informação que ainda vai haver mais dispensas.
Grande greve dos trabalhadores da limpeza do Curry Cabral
- Detalhes
- Criado em 07-12-2021
A Greve dos trabalhadores da limpeza do Curry Cabral, que trabalham para a Sá Limpa, que decorreu no presente dia 7, teve uma adesão de cerca de 90%, os trabalhadores concentraram-se à porta do hospital Curry Cabral em grande número, dando uma grande força a esta luta, que é muito justa.
Do PCP esteve uma delegação que contou com a presença da Deputada do PCP na Assembleia da Republica, e mais dois camaradas da Organização Regional de Lisboa.
Trabalhadoras do Curry Cabral unidas face a ofensiva patronal
- Detalhes
- Criado em 17-11-2021
Fartas de afrontas aos seus direitos e rendimentos e perante uma tentativa encapotada de despedimento colectivo, as trabalhadoras da limpeza no Hospital Curry Cabral uniram-se e estão dispostas a lutar pelos postos de trabalho, contra os roubos nos salários, as ameaças e chantagens e por melhores condições de trabalho.
A situação arrasta-se desde que a Sá Limpa executa o serviço de limpeza concessionado naquela unidade do SNS, mas o desencadeador da revolta foi a tentativa, da empresa, de forçar a «rescisão amigável» com algumas das trabalhadoras, cujo choque perante a proposta patronal gerou a indignação dos trabalhadores que se encontravam ao serviço. Mulheres e homens que garantem a higiene do Curry Cabral decidiram mesmo confrontar o administrador quando este se preparava para sair do local no seu carro, na terça-feira, dia 9,, deixando-lhe claro que «se despede uma despede todos».
4 meses de salário de atraso – Ambiente e Jardim à procura de novos recordes
- Detalhes
- Criado em 29-11-2021
Após ter tido conhecimento da situação dos trabalhadores que garantem a limpeza dos veículos da Câmara Municipal de Lisboa, que são subcontratados à empresa Ambiente e Jardim, o Vereador da CDU João Ferreira, questionou na Câmara Municipal de Lisboa, sobre o facto destes trabalhadores estarem há mais de 4 meses, sem receber salários mais o subsidio de férias em atraso.
São treze trabalhadores que estão nesta situação, mas tendo já muitos desistido de lutar, ainda assim encontramos 4 trabalhadores, que se aguentam a trabalhar. Queixam-se da falta de dignidade com que são tratados e em alguns casos já tiveram de recorrer a familiar e amigos para poder comprar o passe para que possam continuar a apresentar-se ao serviço.
Dossier "Privatização dos combustíveis - O resultado sente-se na carteira"
- Detalhes
- Criado em 26-10-2021
Encontras aqui uma pequena compilação das posições do PCP sobre a política de preços dos combustíveis.