Videovigilância ilegal no Aeroporto de Lisboa denunciada
- Detalhes
- Criado em 09-05-2019
O PCP questionou o Governo sobre a utilização da videovigilância no aeroporto de Lisboa de forma ilegal. É grave que as entidades patronais estejam a recorrer à videovigilância para a monotoização da actividade dos trabalhadores, numa postura abusiva e que tem que ser travada imediatamente.
PCP exige soluções para problemas dos trabalhadores do Aeroporto de Lisboa
- Detalhes
- Criado em 25-03-2019
A privatizaçã da ANA condenou o Novo Aeroporto de Lisboa
- Detalhes
- Criado em 09-01-2019
O governo escolheu o dia 8 para promover uma opção de propaganda tentando disfarçar a realidade: o governo cedeu à chantagem da multinacional VINCI, abdicou da construção de um Novo Aeroporto de Lisboa e entregou à multinacional mais uma infraestrutura pública para construir um apeadeiro.
PCP exige apuramento de responsabilidades das multinacionais nos incidentes no Aeroporto de Lisboa
- Detalhes
- Criado em 19-05-2017
Na semana passada, o Aeroporto de Lisboa foi praticamente paralizado por problemas na bombagem de combustível. As explicações dadas pelas multinacionais responsáveis pelo serviço (Vinci e Petrogral) são inverosimeis, e o comportamento dos ditos reguladores foi criar comissões de inquérito para enterrar o problema. O PCP chamou a questão à Assembleia da República.
Consequências da privatização da ANA: trabalhadores sem estacionamento no local de trabalho (mas os parques existem!)
- Detalhes
- Criado em 17-12-2016
Os Vereadores do PCP na Câmara Municipal de Lisboa (João Ferreira e Carlos Moura) visitaram hoje o aeroporto de Lisboa acompanhados de estruturas representativas dos trabalhadores do Aeroporto (SITAVA, CT SPDH, USL, SCIF-SEF, ASPP-PSP e APIT) para aprofundar o dramático problema da falta de estacionamento para os trabalhadores provocada pela política da multinacional Vinci, e cujos efeitos se fazem sentir nos bairros vizinhos ao Aeroporto. Uma situação que afecta particularmente os trabalhadores mais precarizados (dos prestadores de serviços e das ETT), mas está a agravar-se para os trabalhadores efectivos das empresas estruturantes da actividade aeroportuária e para os profissionais das forças de segurança destacados para o aeroporto. Apesar da abundante chuva, foi possível constatar o trajecto imposto aos APAS, por exemplo, cujos horários não permitem a utilização de transportes públicos, e que têm que percorrer quase um quilómetro à chuva e fardados porque tão pouco a ANA lhes disponibiliza uma sala para mudar de roupa. O PCP comprometeu-se a levar estas reivindicações à Câmara Municipal e ao Governo, apontando para a questão de fundo, a necessidade de retomar a gestão pública da ANA.
PCP exige transparência e verdade no processo de «expansão» do Aeroporto de Lisboa
- Detalhes
- Criado em 13-01-2016
O PCP questionou o Governo sobre o projecto de «expansão» do Aeroporto de Lisboa, que desde Dezembro tem vindo a ser alardeado publicamente sem que o mesmo seja objecto de uma informação e discussão séria. Paralelamente, o PCP contesta que o Governo se tenha apressado a saudar o volume de investimentos anunciados pela multinacional Vinci, quando o que se exigia era uma crítica à redução desses investimentos face ao realizado pela ANA pública e uma discussão (pública e informada) do sentido desses investimentos, defendendo o país das consequências da privatização da ANA.
O País continua a pagar a privatização da ANA!
- Detalhes
- Criado em 08-06-2015
Agora querem meter uma forma de portagem para aceder ao Aeroporto. O nome é modernaço, como sempre, «kiss and fly». A realidade é que estabelecem o direito de cobrar uma portagem a quem se dirigir ao Aeroporto, que desde já começa a ser paga pelas empresas que laboram no aeroporto (a não ser que paguem uma outra taxa à ANA) e por muitos utentes. O PCP confrontou o Governo com estas medidas, que representam novos impostos arrecadados pela multinacional Vinci à custa da economia nacional.
PCP recebe trabalhadores da Portway (Grupo ANA/Vinci) vítimas de despedimento selvagem
- Detalhes
- Criado em 06-05-2015
Os deputados do PCP Bruno Dias e Paulo Sá receberam hoje uma delegação do Sitava que integrava trabalhadores vítimas do despedimento selvagem no Aeroporto de Faro. Na ocasião, o PCP expressou a activa solidariedade com a luta destes trabalhadores, informou-os do conteúdo da resposta dada pelo presidente da ANA nessa mesma manhã à questão que lhe foi colocada pelo PCP, e sublinhou a importância de prosseguirem com a sua luta perante uma ilegalidade tão gritante.
PCP questiona Governo sobre despedimento selvagem em Faro pela multinacional Vinci
- Detalhes
- Criado em 21-04-2015
O PCP questionou hoje o Governo sobre a repugnante atitude tomada pela multinacional Vinci que decretou um despedimento selvagem no Aeroporto de Faro contra 12 trabalhadores da Portway, que apesar de terem contratos efectivos, foram despedidos com 24 horas de pré-aviso e sem indemnização. Uma monstruosa ilegalidade, que inclusive levou a que a ANA suspendesse alguns dos serviços prestados em Faro, tudo para fugir à integração destes trabalhadores na contratação colectiva.
Quem mente sobre o afastamento dos Bombeiros do Aeroporto? António Costa ou a Administração da ANA?
- Detalhes
- Criado em 16-10-2014
O PCP questionou ontem a Administração da ANA sobre o afastamento dos Bombeiros Sapadores de Lisboa do Aeroporto de Lisboa, uma medida que vai degradar a segurança do Aeroporto, vai ficar mais cara à ANA, vai prejudicar os Sapadores, e tem uma única lógica: encontrar um parceiro mais maleável, porque mais dependente, e mais disponível a contornar as leis da República - seja a lei da greve, sejam as referentes à segurança aeroportuária. Confrontado pelo PCP, o representante da multinacional Vinci endossou responsabilidades para a CMLisboa por não ter apresentado qualquer proposta de manter o serviço, mesmo quando para tal solicitada. Nesse sentido, o PCP questionou agora a CM Lisboa, e não desistirá até ser apurada a verdade - e uma destas duas entidades está a mentir - e seja reposta a situação, com a manutenção dos Sapadores de Lisboa no Aeroporto.
Ler Requerimento entregue na CM Lisboa