Teleperformance: É preciso fazer cumprir as regulamentações que defendem o trabalhador

covid 19 garantir a totalidade do salarioCom a situação em que nos encontramos neste momento, os problemas dos trabalhadores daTeleperformance tornaram-se ainda mais evidentes e agravaram-se. Nos vários edifícios daTeleperformance trabalham milhares de trabalhadores, com postos de trabalho lado a lado e com zonas de convívio comuns. São poucas as normas e recomendações da DGS que estãoa ser cumpridas e do que apurámos existem inúmeras situações de grave risco para a saúde destes trabalhadores:em diversas salas estão trabalhar mais de 100 trabalhadores o que vai contra a recomendação da DGS; os postos de trabalho e equipamentos são partilhados por diferentes trabalhadores não havendo limpezas e higienização suficiente; não há gel desinfetante suficiente para quantidade dos trabalhadores; os  ares  condicionados  não  estão  a  funcionar  em  boas  condições; em diversos locais não é possível abrir janelas para arejamento das salas.

Ler Requerimento em PDF

CC NOS no Edificio América: lucros à frente da saúde Pública

O Grupo Parlamentar do PCP, na sequência das denúncias da célula do PCPno local, expôs na Assembleia da República que são poucas as normas e recomendações da DGS que estarão a ser cumpridas no Call Center da NOS no Edifício América, onde em diversas salas estão trabalhar dezenas de trabalhadores, onde os postos de trabalho e equipamentos são ocupados e partilhados por diferentes trabalhadores a cada turno, não havendo limpezas e higienização dos mesmo, onde não há gel desinfetante suficiente para quantidade dos trabalhadores e os ares condicionados não estão a funcionar em boas condições.

Ler Requerimento em PDF

PCP questiona Governo sobre a situação nos CTT

covid 19 garantir a higienização locais trabalhoNa sequência das denúncias públicas do SNTCT e da CT dos CTT, o Grupo Parlamentar do PCP questionou o Governo sobre as «Condições de funcionamento dos CTT, situação dos seus trabalhadores e garantia de acesso das populações ao serviço público postal no contexto da pandemia COVID-19» onde se destaca a falta de material e medidas necessárias à protecção de trabalhadores e utentes na situação que se vive.

Ler Requerimento em PDF

Comunicado aos ttrabalhadores da PT: O que é preciso é valorizar o trabalho e os trabalhadores!

MEO-ALTICE FEV2020-page-001Este comunicado aos trabalhadores da PT dá conta de duas iniciativas desenvolvidas pelo PCP na Assembleia da República: o questionar do Governo sobre as sucessivas reestruturações da PT, sempre caminhando para a sua pulverização e degradação das relações laborais; e o requerimento colocado junto da Comissão Nacional para a Protecção de Dados sobre o facto da Altice ter imposto aos trabalhadores (próprios ou subcontratado) estarem com a geolocalização activa, e vender essa localização aos seus clientes.

Ler Comunicado em PDF

Call Center da NOS no Edifício Xerox: é preciso melhorar as condições de trabalho.

NosXerox decreto Fev2020 divulgonlineO PCP colocou na Assembleia da República um conjunto de questões relativas às condições de trabalho no Call Center da NOS no Edifício Xerox, onde a legislação aplicável não está a ser cumprida, contando o patronato com a cumplicidade das entidades públicas que deveriam fiscalizar o cumprimento da lei. Dessa iniciativa dá conta o comunicado que foi editado para os trabalhadores deste local de trabalho.

Ler Comunicado em PDF 

Boletim do Sector da Electricidade já em Distribuição

mini-022020 bol electricidadeEstá em distribuição o Boletim do Sector da Electricidade.Neste número, abordam-se questões como a crítica ao processo de antecipação do encerramento das centrais a carvão, a exigência de uma oposição fovernamental à venda de barragens pela EDP, a questão do refeitório da Marquês de Pombal, os Encontros da EDP e a liberdade de intervenção sindical na CME. Um número onde se trata ainda que das contas preliminares do Grupo EDP, e onde se chama a atenção de que está a distribuir dividendos aos accionistas acima do lucro gerado, o que implica descapitalizar a empresa para alimentar os gulosos de sempre.

Ler Boletim em PDF

 

PCP intervém junto dos trabalhadores do Centro de Contacto da NOS no Edifício América

NosAmérica decreto Fev2020Integrada na Campanha «Valorizar o Trabalho e os Trabalhadores, Não à Exploração», o PCP está a distribuir um comunicado aos trabalhadores do Centro de Contacto da NOS no Edifício América. Um comunicado onde se dá conta da pergunta colocada na Assembleia da República sobre as condições de trabalho neste local, exigindo da ACT uma intervenção em defesa da lei e das condições de trabalho.

Ler Comunicado em PDF

Contra a repressão na Randstad, a solidariedade do PCP

randsatd repressaoDesta vez as vítimas são trabalhadores dos Centro de Contactos da Concentrix (Braga), que presta serviço a multinacionais como a Apple com trabalhadores subcontratados através da Randstad, e onde a actividade sindical tem vindo a
ser reprimida, os delegados e dirigentes impedidos de entrar na empresa e alvos de processos disciplinares, suspensões e mesmo despedimento. O Grupo Parlamentar do PCP confronta o Governo coma passividade perante estes comportamentos, ao mesmo tempo que presta solidariedade a quem luta contra a exploração.

Ler Requerimento em PDF