Debate - Crianças e pais com Direitos

debate13Maio A5-1Debate - Crianças e pais com Direitos - Portugal com futuro!

13 MAIO (DOMINGO) 15H

LISBOA BIBLIOTECA ORLANDO RIBEIRO

(junto ao metro das Telheiras)

Participa Jerónimo de Sousa 

(secretário-Geral do PCP)


O PCP convida todos os que são pais, ou desejem sê-lo, os jovens, os educadores e professores, os técnicos de saúde na área da pediatria e diferentes entidades e organizações sociais a darem o seu testemunho e contributo à reflexão sobre este tema.

Portugal não está condenado ao declínio demográfico. Todos os estudos mostram que
os trabalhadores (mulheres e homens) querem ter filhos, mas muitos consideram não estarem reunidas as condições para os ter.

Portugal precisa de mais crianças, mais jovens, mais população. Devem ser superadas as limitações e barreiras existentes para que seja verdadeiramente possível decidir ter ou não ter filhos,
quantos e em que momento da vida sem os constrangimentos laborais e sociais que permanecem na sociedade portuguesa.

Quem tem filhos — ou deseja ter — tem direito à estabilidade de vida (habitação, vínculos laborais estáveis, salários e horários de trabalho dignos) que assegurem a independência económica
e social do agregado familiar, o direito dos trabalhadores a terem condições para acompanhar os filhos, criá-los e vê-los crescer.

A precariedade, os baixos salários e a desregulação da vida dos adultos têm consequências
na vida das crianças, a começar pelos prolongados horários de trabalho dos pais, pelo número crescente dos que trabalham por turnos, ao sábado e ao domingo. Mantêm-se em número elevado as situações de risco de exclusão social e pobreza infantil.

Os direitos das crianças são defendidos assegurando o acesso à saúde, à segurança social,
à educação, à cultura e ao desporto, mas também ao tempo em família, a brincar, à fruição saudável dos seus tempos livres.
A todos pedimos contributos e reflexões sobre como defender os direitos das crianças nos dias de hoje. Para mais informações: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.