PCP leva questões dos transportes a Bruxelas

capabruxelasO PCP enviou, nos dias 2o e 21 de Novembro, uma delegação do Sector dos Transportes a Bruxelas. Foram recebidos pelo deputado do PCP Pimenta Lopes, com quem realizaram uma reunião sobre a influências das políticas europeias no que se passa em Portugal no sector. Os participantes visitaram ainda um Campo de Concentração na Bélgica, memorial sobre a barbárie nazi-fascista e sobre a resistência vitoriosa de comunistas e democratas.  Reunindo o essencial das intervenções realizadas, foi editado o boletim que se anexa.

Ler Boletim em PDF

Pelo Alargamento do Passe Único Intermodal a todo o Distrito de Lisboa

passeunico maistorresDepois de anos de luta dos utentes e do PCP, está previsto para Abril o alargamento do Passe Social Intermodal a toda a Área Metropolitana de Lisboa, uma medida que implicará uma redução de custo para a generalidade dos utentes e um alargamento da mobilidade para todos eles. Este alargamento cria a oportunidade e a necessidade de se olhar para os concelhos do Distrito de Lisboa que não pertencem à Área Metropolitana (Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Cadaval, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras) para se implementar uma Passe Metropolitano Mais com extensão a cada um destes concelhos que hoje têm passes mensais para Lisboa que chegam às duas centenas de euros.

Abaixo-Assinado do PCP

Comunicados em PDF para Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Cadaval, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras

Aerooporto de Lisboa: Governo tem que impor às multinacionais respeito pela legislação nacional!

req parentalidadeSão já duas as empresas multinacionais no Aeroporto de Lisboa que, para poderem aumentar os seus lucros e manter os quadros de pessoal no mínimo possível, se recusam a aplicar o conjunto de direitos sobre parentalidade. O PCP, ao mesmo tempo que apela à crescente unidade, organização e luta dos trabalhadores do Aeroporto contra a exploração, levou estas questões à Assembleia da República questionando o Governo sobre a sua cumplicidade face à ausência de medidas que travem as ilegalidades.

Ler Requerimento em PDF

PCP realiza Audição Pública aos Motoristas de Pesados

20180522 audicaoO PCP decidiu realizar esta audição face ao avanço no Parlamento Europeu de um novo pacote de mobilidade, com medidas com elevado impacto sobre os trabalhadores motoristas de pesados (passageiros e mercadorias). Com a presença do deputado do PCP ao Parlamento Europeu João Pimenta Lopes, discutiram-se as medidas em cima da mesa - destacamento, cabotagem, tempo de trabalho e de descanso - e a luta que se trava, também no plano institucional, entre quem representa os interesses dos patrões do sector (a UE e os diversos governos, incluindo o português) e quem defende os interesses dos trabalhadores como o PCP.

Avanços e atrasos no Sector Empresarial do Estado: Comunicados para o Metro, a Carris, a CarrisBus, a CP, a IP e a EMEF

see metroNo quadro da campanha «Valorizar o Trabalho e os Trabalhadores», o PCP está a contactar os trabalhadores das empresas públicas do Sector dos Transportes, fazendo o ponto da situação dos avanços registados nos últimos dois anos, fruto da luta dos trabalhadores e da acção política do PCP, e apontando para o que falta fazer, fruto dos compromissos do PS com a política de direita, e que só a intensificação da luta permitirá desbloquear.

Ler Comunicado em PDF: Para o Metro; Para a Carris; Para a CarrisBus; Para a CP; Para a IP; Para a EMEF

PCP: Prossegue a luta pelo Alargamento do Passe Social Intermodal Único

muppi passesocialO PCP prosseguiu a sua campanha por «Mais e Melhores Transportes Públicos!» com a distribuição de um novo comunicado sobre o Alargamento do Passe Social Intermodal, ao mesmo tempo que colocava um Muppi sobre o tema nos principais interfaces de transporte. No comunicado, o PCP alerta os utentes para as possibilidades existentes de avançar no sentido reivindicado por PCP e utentes, mas sublinha a importância de à iniciativa política do PCP se somar a luta dos trabalhadores e das populações.

Ler Comunicado em PDF

Santa Apolónia: Defender a Estação, travar a Especulação.

sta apolonia 2018No quadro da campanha distrital «Por Mais e Melhores Transportes Públicos!», realizámos esta sexta-feira uma distribuição de comunicados em Santa Apolónia, denunciando o facto da Estação estar a ser oferecida para um Hotel e alertando para os planos da especulação imobiliária de eliminar a própria Linha Ferroviária até Braço de Prata.

PCP promove Audição aos Trabalhadores Assistentes de Portos e Aeroportos

audicaoapa 20180305O PCP promoveu no dia 5 de Março uma Audição na Assembleia da República aos trabalhadores Assistentes de Portos e Aeroportos. Uma reunião onde ficou patente o grau de exploração a que estão sujeitos, as sistemáticas violações da lei cometidas pelas multinacionais que o exploram, e as dramáticas consequências destes comportamentos para as condições de vida destes trabalhadores. O propalado crescimento do sector da aviação civil não se tem traduzido em melhoria das condições de vida e de trabalho daqueles que são essenciais ao funcionamento dos Aeroportos. O PCP assumiu o compromisso de nos próximos dias desencadear um conjunto de iniciativas legislativas de denúncia destas situações e com propostas para as mitigar. Mas como foi sublihado na própria audiência, será a continuação da brava luta destes trabalhadores que acabará por impor a defesa dos seus direitos e a melhoria das condições de trabalho.

PCP relança campanha distrital pelo alargamento do Passe Social Intermodal

capapsocial0118No quadro da campanha distrital do PCP «Por mais e melhores transportes públicos!» hoje realizaram-se um vasto conjunto de acções de distribuição junto dos utentes dos transportes públicos sobre a reivindicação do alargamento do passe social intermodal, anunciando uma nova fase da campanha política de massas que o PCP vem desenvolvendo há mais de dois anos sobre o assunto. No comunicado, o PCP sublinha que o alargamento do passe social intermodal a todos os operadores e carreiras da Área Metropolitana, promovendo o aumento da mobilidade, é uma das questões centrais de uma política patriótica e de esquerda para os transportes públicos.

Ler Comunicado em PDF

Com a cumplicidade da ACT, multiplicam-se as violações dos direitos dos trabalhadores no Aeroporto

req actaeroFace à ausência de resposta da ACT a inúmeras queixas apresentadas pelas ORT do Aeroporto de Lisboa, o PCP exigiu ao Governo que reforce os meios de actuação da ACT e lhe exija que cumpra os objectivos que lhe estão na origem, nomeadamente os de combater a violação das leis laborais. O que hoje acontece configura uma situação de cumplicidade na prática com a violação da lei.

Ler Requerimento em PDF