Salários por pagar no Sector Aéreo

foto avioÀ dramática situação que se vive no sector aéreo, com despedimentos em curso que podem atingir cerca de 5 mil trabalhadores e com cortes salariais de 20 e 33% a mais de 18 mil, juntam – se agora cerca de 500 trabalhadores da White Airways,que até 12 maio não tinham recebido os salários devidos do mês de Abril. Estes trabalhadores do Grupo OmniAviação, em cima do corte de 33% dos seus salários com a aplicação do Lay-off desde o dia 1 de Abril, requerida pela empresa, veêm agora a sua situação social se agravar de forma dramática com o ainda não pagamento do salário de Abril.

Por Mais e Melhores Transportes Públicos - é preciso optar pelo povo

tp covid19 maiO PCP alerta para a necessidade de as medidas de desconfinamento serem seguidas de um aumento muito significativo da oferta de transportes públicos, necessidade que já se fazia sentir antes da crise provocada pelo COVID 19 e que é agravada pelas novas condições para uma circulação em segurança. Um aumento de oferta que tem que ser imediato, e que pode ser imediato, mas que tem que ser igualmente lançando agora as medias que poderão resolver o problema a médio prazo. Um comunicado onde ainda se alerta para a necessidade de oferecer máscaras aos utentes e de acabar com o lay-off em algimas empresas privadas de transporte público. E se recorda que os 850 milhões oferecidos aos donos do Novo Banco pagavam todas as medidas reivindicadas pelo PCP para os próximos  4 anos!

Ler Comunicado em PDF

Acção de propaganda do PCP no Aeroporto de Lisboa

foto kline1Hoje teve lugar na zona circundante do Aeroporto Humberto Delgado a afixação de cartazes do PCP de solidariedade com os trabalhadores do sector aéreo. Esta acção insere-se num conjunto de tomadas de posição públicas que as organizações do PCP no sector têm vindo a assumir contra a aplicação da lay -off a mais de 15 mil trabalhadores e a consequente redução do seu salário em 33%, contra as reduções de salários em 20% a cerca de 3 mil trabalhadores e contra os despedimentos em curso, por via da não renovação de contratos de trabalho a prazo, que podem atingir 5 mil trabalhadores. O PCP apela à resistência e luta dos trabalhadores contra estes ataques! E afirma que estes podem contar com a solidariedade, denúncia e acção do PCP!

PCP exige protecção para os trabalhadores do Aeroporto

Perante a falta de condições de protecção dos trabalhadores de vários sectores do Aeroporto de Lisboa, assim como em outros aeroportos nacionais, sujeitos ao contacto com inúmeros passageiros e objectos dos mesmos, o PCP questionou o Governo sobre esta situação e exigiu intervenção. Como exemplos, não estava a ser garantido o espaço de segurança entre pessoas nem, em vários casos, material básico como luvas e desinfectante. 

Ler aqui a pergunta

15 mil assinaturas dos utentes a dar força às propostas do PCP de alteração ao OE 2020

20200203 142052A DORL do PCP entregou ao Grupo Parlamentar do PCP os quase 15000 postais recolhidos na campanha desenvolvida nos últimos 15 dias «Por Mais e Melhores Transportes Públicos - É preciso optar pelo povo e pelo país!», onde os utentes exigiram a orçamentação das verbas em falta para os transportes públicos. O deputado Bruno Dias deu conta das propostas já apresentadas pelo PCP para alterar a proposta de OE2020, nomeadamente para aumentar as verbas do PART, para impor o lançamento de concursos em 2020 para a aquisição de comboios para a CPLisboa, para travar o desperdício de dinheiro na Linha Circular e levar antes o Metro a Loures e Alcântara e para permitir a contratação dos trabalhadores em falta nas empresas públicas.

 

Transportes Públicos e o OE 2020: É preciso optar pelo povo e pelos serviços públicos!

campanha tp lx 2020A DORL do PCP tem em curso uma campanha política de esclarecimento e mobilização dos utentes dos transportes públicos sobre a necessidade de orçamentar as verbas necessárias ao aumento da oferta de transportes públicos. Onde se valoriza o avanço (fruto da luta dos utentes e da iniciativa do PCP) que foi o alargamento do passe social intermodal e a redução tarifária, mas onde se critica a ausência de medidas efectivas para aumentar a oferta, particularmente a continuação do desinvestimento na ferrovia (apesar da intensa propaganda do Governo que substitui promessas por novas promessas). Uma campanha onde se recolhe assinaturas exigindo que sejam introduzidas altrações ao OE2020.

Ler Comunicado dirigido aos utentes:
- da Linha de Sintra;
- da Linha da Azambuja;
- da Linha de Cascais;
- do Metropolitano de Lisboa.

Importar postal da campanha

Ler Nota de Imprensa de apresentação da campanha

PCP toma a iniciativa em defesa dos Transportes Públicos

ti partO PCP apresentou na Assembleia da República um conjunto de iniciativas parlamentares em torno da necessidade de reforçar a redução tarifária nos transportes públicos, alargar essa redução e a intermodalidade ao todo nacional, e de fazer crescer a oferta de transportes.

Proposta de Projecto-Lei sobre o financiamento do PART; Projecto de Resolução sobre o potenciar do PART (oferta e não só); Projecto de Resolução sobre o PART e as ligações interregionais.

Valorizar a conquista do alargamento do passe implica um aumento efectivo da oferta de transportes

Em comunicados à população do Distrito de Lisboa a CDU valoriza a importância do alargamento do passe social intermodal, sublinha o papel central que a CDU e a luta dos utentes e trabalhadores desempenhou para este avanço, mas recorda que este avanço pode ser posto em causa se não se concretizam  um conjunto de outras medidas, que ampliem a oferta e alarguem a redução tarifária a todo o Distrito. Vejam os comunicados em PDF para:

- Linha de Sintra

- Linha de Cascais

- Sobre a Expansão do Metropolitano de Lisboa

- Sobre a Linha da Azambuja

- Para o Oeste

- Para a Azambuja

Em defesa do sector aéreo nacional o voto só pode ser CDU

mini-cdu aereo 0610A CDU está a distribuir aos trabalhadores do sector aéreo um comunicado de apelo ao voto, onde se sublinha que o voto na CDU é o único que aponta para a necessidade de andar para a frente, de reverter crimes como a privatização da ANA e da TAP, defendendo a soberania nacional sobre sectores estratégicos, e simultaneamente andar para a frente na valorização do trabalho e dos trabalhadores, numa altura em que os Aeroportos são um mar de precariedade e exploração.

Ler Comunicado em PDF

Por mais e melhores transportes públicos: a luta continua!

tp20190923A CDU realizou na Estação de Santa Apolónia uma reunião pública com trabalhadores e representantes das ORT das diferentes empresas de Transporte Público. Os cerca de 70 participantes ouviram Jerónimo de Sousa sublinhar a importância da luta dos trabalhadores e da iniciativa política do PCP e da CDU para o conjunto de reversões e avanços conseguidos nestes 4 anos, e para que no futuro próximo seja possível avançar ainda mais.

Ler ou Ouvir Intervenção de Jerónimo de Sousa