PCP exige protecção para os trabalhadores do Aeroporto

Perante a falta de condições de protecção dos trabalhadores de vários sectores do Aeroporto de Lisboa, assim como em outros aeroportos nacionais, sujeitos ao contacto com inúmeros passageiros e objectos dos mesmos, o PCP questionou o Governo sobre esta situação e exigiu intervenção. Como exemplos, não estava a ser garantido o espaço de segurança entre pessoas nem, em vários casos, material básico como luvas e desinfectante.

Ler aqui a pergunta

15 mil assinaturas dos utentes a dar força às propostas do PCP de alteração ao OE 2020

20200203 142052A DORL do PCP entregou ao Grupo Parlamentar do PCP os quase 15000 postais recolhidos na campanha desenvolvida nos últimos 15 dias «Por Mais e Melhores Transportes Públicos - É preciso optar pelo povo e pelo país!», onde os utentes exigiram a orçamentação das verbas em falta para os transportes públicos. O deputado Bruno Dias deu conta das propostas já apresentadas pelo PCP para alterar a proposta de OE2020, nomeadamente para aumentar as verbas do PART, para impor o lançamento de concursos em 2020 para a aquisição de comboios para a CPLisboa, para travar o desperdício de dinheiro na Linha Circular e levar antes o Metro a Loures e Alcântara e para permitir a contratação dos trabalhadores em falta nas empresas públicas.

Transportes Públicos e o OE 2020: É preciso optar pelo povo e pelos serviços públicos!

campanha tp lx 2020A DORL do PCP tem em curso uma campanha política de esclarecimento e mobilização dos utentes dos transportes públicos sobre a necessidade de orçamentar as verbas necessárias ao aumento da oferta de transportes públicos. Onde se valoriza o avanço (fruto da luta dos utentes e da iniciativa do PCP) que foi o alargamento do passe social intermodal e a redução tarifária, mas onde se critica a ausência de medidas efectivas para aumentar a oferta, particularmente a continuação do desinvestimento na ferrovia (apesar da intensa propaganda do Governo que substitui promessas por novas promessas). Uma campanha onde se recolhe assinaturas exigindo que sejam introduzidas altrações ao OE2020.

Ler Comunicado dirigido aos utentes:
- da Linha de Sintra;
- da Linha da Azambuja;
- da Linha de Cascais;
- do Metropolitano de Lisboa.

Importar postal da campanha

Ler Nota de Imprensa de apresentação da campanha

PCP toma a iniciativa em defesa dos Transportes Públicos

ti partO PCP apresentou na Assembleia da República um conjunto de iniciativas parlamentares em torno da necessidade de reforçar a redução tarifária nos transportes públicos, alargar essa redução e a intermodalidade ao todo nacional, e de fazer crescer a oferta de transportes.

Proposta de Projecto-Lei sobre o financiamento do PART; Projecto de Resolução sobre o potenciar do PART (oferta e não só); Projecto de Resolução sobre o PART e as ligações interregionais.

Valorizar a conquista do alargamento do passe implica um aumento efectivo da oferta de transportes

Em comunicados à população do Distrito de Lisboa a CDU valoriza a importância do alargamento do passe social intermodal, sublinha o papel central que a CDU e a luta dos utentes e trabalhadores desempenhou para este avanço, mas recorda que este avanço pode ser posto em causa se não se concretizam  um conjunto de outras medidas, que ampliem a oferta e alarguem a redução tarifária a todo o Distrito. Vejam os comunicados em PDF para:

- Linha de Sintra

- Linha de Cascais

- Sobre a Expansão do Metropolitano de Lisboa

- Sobre a Linha da Azambuja

- Para o Oeste

- Para a Azambuja

Em defesa do sector aéreo nacional o voto só pode ser CDU

mini-cdu aereo 0610A CDU está a distribuir aos trabalhadores do sector aéreo um comunicado de apelo ao voto, onde se sublinha que o voto na CDU é o único que aponta para a necessidade de andar para a frente, de reverter crimes como a privatização da ANA e da TAP, defendendo a soberania nacional sobre sectores estratégicos, e simultaneamente andar para a frente na valorização do trabalho e dos trabalhadores, numa altura em que os Aeroportos são um mar de precariedade e exploração.

Ler Comunicado em PDF

Por mais e melhores transportes públicos: a luta continua!

tp20190923A CDU realizou na Estação de Santa Apolónia uma reunião pública com trabalhadores e representantes das ORT das diferentes empresas de Transporte Público. Os cerca de 70 participantes ouviram Jerónimo de Sousa sublinhar a importância da luta dos trabalhadores e da iniciativa política do PCP e da CDU para o conjunto de reversões e avanços conseguidos nestes 4 anos, e para que no futuro próximo seja possível avançar ainda mais.

Ler ou Ouvir Intervenção de Jerónimo de Sousa

No Largo Camões, PCP presta contas aos trabalhadores do Sector Empresarial do Estado

mini-mesa290819O PCP apresentou hoje no Largo Camões o seu Presta Contas aos trabalhadores do Sector Empresarial do Estado. Numa iniciativa que contou com a participação de Bruno Dias, deputado do PCP na Assembleia da República, e de Paulo Alves e Catarina Cardoso, candidatos da CDU à Assembleia da República. Uma iniciativa realizada no Camões, pois esse foi o local onde tantas e tantas vezes, durante a luta de resistência ao ataque das troikas ao SEE, os trabalhadores se concentraram em luta, sempre com a presença solidária dos eleitos do PCP. Erealizada aqui para sublinhar que foi dessa luta de resistência que nasceu a possibilidade de reverter um conjunto de graves medidas impostas ao sector na nova situação política criada pela iniciativa do PCP depois das eleições de 6 de Outubro de 2015. Participaram na apresentação deste presta contas cerca de 50 membros de ORT de diversas empresas do SEE.

Ler Presta Contas em PDF

PCP presta contas aos trabalhadores dos Aeroportos e Aviação Civil

presta contas sector aereo A4O PCP está a distribuir aos trabalhadores do Aeroporto de Lisboa um documento onde dá conta da actividade desenvolvida na Assembleia da República em defesa do sector aéreo e seus trabalhadores. Foram mais de 100 iniciativas, tratando das questões estruturantes - reversão da privatização da TAP e da ANA, de travar a liberalização do handling, de defender a NAV - e colocando-se sempre ao lado dos trabalhadores na luta pela melhoria das condições de trabalho, contra a precariedade, denunciando a repressão e as ilegalidades cometidas pelas empresas, particularmente pelas multinacionais Vinci, RyanAir e Prossegur.

Ler Comunicado em PDF

Transportes Públicos: Avançar Sim! Andar para Trás, Não!

capa 2A CDU está a desenvolver uma nova campanha de esclarecimento e mobilização em torno dos transportes públicos. Desta vez, partindo da vitória alcançada com o Alargamento do Passe Social Intermodal na AML, a campanha centra-se na necessidade de defender essa conquista avançando mais e derrotando as tentativas em curso, nomeadamente da direita, de destruir esse importante avanço. Como a CDU já havia alertado, agora ficou mais evidente a necessidade de investir no alargamento da oferta, quer em medidas com reflexos positivos imediatos (nomeadamente a contratação dos trabalhadores em falta) quer nas medidas com reflexos no médio prazo mas que exigem iniciativa agora, como seja a expansão ou modernização da infraestrutura e a aquisição de material navegante ou circulante.