PCP sobre o despedimento de 122 trabalhadores da CONTROLINVESTE

O despedimento coletivo de 122 trabalhadores da Controloinveste, um dos principais grupos económicos no sector da comunicação social no nosso país, é tanto mais inaceitável quanto foi recentemente concluído o recrutamento de novos trabalhadores para a Empresa e pelo facto de assim a administração desrespeitar os compromissos assumidos quando da aquisição à PT da sua componente de média.

Ler Comunicado em PDF

Filme e Debate contra a privatização da água

O Subsector Ciência, Tecnologia e Ambiente promove uma iniciativa integrada no Programa de Iniciativas Culturais do Sector Intelectual da ORL. Será apresentado o  filme "H2O à venda", seguido de debate. A iniciativa decorrerá no CT Vitória, dia 26 de Janeiro pelas 19.00.

Continuar...

Organização Professores Comunistas lança boletim

O Boletim aborda diversas matérias como: Compromisso com a luta (sobre o memorando de entendimento e o desenvolvimento da luta); O Encontro Nacional do PCP sobre Educação; e o Código do Trabalho nova ameaça sobre todos os trabalhadores.

O Boletim pode ser lido aqui em pdf (frente e verso ).

PCP denuncia medidas do Governo para o sistema universitário/politécnico

O Organismo do Ensino Superior da Organização Regional de Lisboa do PCP tem vindo a denunciar as decisões e medidas do actual Governo para o sistema universitário/politécnico. Elas configuram através da implementação da política capitalista pura e dura para este sector o maior ataque desencadeado após o 25 de Abril e cuja última peça, remate de orientações supranacionais, FMI, Banco Mundial, OMC e UNICE (a representante do grandes patronato europeu), foi o Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior (RJIES), seguidas de outras já programadas.

Continuar...

PCP entrega mais de 3300 assinaturas em defesa dos trabalhadores das artes e espectáculos

“Por detrás de um espectáculo de Dança, Teatro, Música, Circo, Cinema ou Audiovisual esconde-se uma realidade preocupante, a realidade com que os profissionais das Artes do Espétaculo se confrontam nas suas condições de vida e de trabalho.”
Assim começa o texto do abaixo assinado posto à subscrição pelo PCP, desde o dia 25 de Janeiro de 2008, e que num tempo record reuniu, até à sua entrega no dia 9 de Fevereiro, mais de três mil e trezentas assinaturas de profissionais destes sectores de actividade.

Continuar...

Bolseiros de Investigação Científica: PS chumba proposta do PCP

Depois do Projecto de Lei do PCP ter sido chumbado pela maioria socialista na Assembleia da República no passado dia 1 de Fevereiro a alteração da condição dos bolseiros de investigação continua a ser possível com o reforço luta. Esta a mensagem essencial do Sector Intelectual da DORL em comunicado a estes trabalhadores.

Ler Comunicado em PDF  

1 Fevereiro - Discutido na AR projecto PCP para Bolseiros de Investigação Científica

O Sector Intelectual da ORL editou um comunicado (que pode ler aqui) onde apela à continuação da luta de todos 0s bolseiros. 

Nesse comunicado, é destacado que tendo em conta que estes bolseiros produzem efectivamente trabalho e que é da mais elementar justiça que lhes seja garantido um estatuto legal de natureza jurídico-laboral, o Grupo Parlamentar do PCP apresentou, o Projecto de Lei 398/X/2 (Estatuto do Pessoal de Investigação Científica em Formação) que prevê a substituição do regime de bolsas, actualmente vigente, por contratos de trabalho que garantam um efectivo vínculo entre o investigador e a instituição que usufrui do seu trabalho. Esse projecto vai ser discutido no dia 1 de Fevereiro.

Contra o reforço da Precarização dos Trabalhadores das Artes do Espectáculo

O Sector Intelectual do PCP lançou um abaixo-assinado contra a precarização dos trabalhadores das Artes do Espectáculo. É preciso derrotar a Proposta de Lei n.º 132/X, apresentada pelo Governo e que o PS se prepara para votar.

Podes assinar a Petição aqui! 

Professores Comunistas editam Boletim

Já está disponível no Blog dos professores comunistas o seu Boletim nº 23, onde se abordam matérias como: Uma escola que não é democrática não educa para a democracia; Prova de Ingresso ser´a saída para o desemprego; desvalorização do desempenho; O Tratado de Lisboa; Que escola inclusiva é esta?.