Manutenção ferroviária: em vez de soluções,mais privatizações!

req emef jun18O Governo e a Administração da CP continuam a preparar a privatização parcial da EMEF. Uma medida que prossegue a política de destruição da ferrovia em vez de a inverter, e que para mais está a ser realizada em frontal violação da lei, nomeadamente escondendo daas ORT documentação relevante e negando-lhes os direitos ao controlo de gestão e à participação em processo de reestruturação. Questões que o PCP colocou na Assembleia da República:

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Taxi: A luta contra a liberalização continua!

capataxijul18O PCP está a distribuir ao sector do táxi um comunicado onde se faz um resumo do processo que o sector está a atravessar, e onde se apresenta a visão do PCP - patriótica e de esquerda - para a modernização deste sector. Uma modernização que não usa as novas tecnologias para disfarçar a velha exploração e precariedade, e antes faz do trabalho com direitos o pilar onde deve assentar a modernidade.

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Crescentes supressões de comboios na Linha de Sintra têm causas e soluções!

cpsintraazambujaÉ crescente o calvário dos utentes da Linha de Sintra/Azambuja da CP. As supressões começam a ser sistemática, enquanto o Governo continua a debitar promessas e a adiar todas as medidas necessárias para melhorar a resposta dos transportes públicos. Usando os dados do número de supressões na semana anterior, o PCP confrontou o Gpverno na Assembleia da República exigindo que sejam adoptadas as soluções que há muito são conhecidas.

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Táxi: Contra a liberalização, pela defesa e modernização do sector do táxi

IMG 20180616 153830 resized 20180616 035656551Realizou-se no CT Vitória uma reunião sobre «A Modernização do Sector do Táxi» que reuniu profissionais do sector, autarcas e dirigentes do PCP. Fez-se um ponto da situação da ofensiva liberalizadora contra o sector (que pretende entregá-lo ao controlo das multinacionais), e da luta por conseguir uma verdadeira modernização, que garanta condições de trabalho e de vida dignas aos profissionais e permita ao sector dar o contributo devido à mobilidade em Portugal e à economia nacional. 

Na Scotturb, continua a repressão e a cumplicidade do Governo e da ACT

req scotturb jun18Na Scotturb, a Administração continua a não cumprir o Acordo de Empresa, e continua a contar com a cumplicidade daqueles que deveriam proteger os direitos dos cidadãos, incluindo os direitos dos trabalhadores. Para agravar, quando da realização de um plenário de trabalhadores, a GNR colocou-se ao serviço do patrão, numa tentativa de intimidação dos trabalhadores. O PCP, na Assembleia da República, exigiu outro comportamento das entidades públicas.

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Agente Único: Governo tem que parar de mentir e respeitar os ferroviários e os utentes

20180603 greveagenteunicoO PCP esteve ontem com os ferroviários nos piquetes de greve da justa luta que travam contra a tentativa do Governo de impor a alteração dos regulamentos de segurança para facilitar a realização de comboios com um único trabalhador a bordo. O PCP apelou ao Governo para parar de mentir, lamentando a figura do Secretário de Estado que prestou declarações públicas falando de regulamentos de 1999 quando o que está em causa são as alterações que entraram em vigor no passado dia 1 de Maio! O PCP exige que o Governo deixe de tentar manipular a opinião pública e promova as correções aos regulamentos de segurança que está a patrocinar.

Tudo para as PPP, nada para a ferrovia e a rodovia: o desastre IP!

ni ip3anosPassam hoje 3 anos sobre a entrada em funcionamento da Infraestruturas de Portugal. Em Nota de Imprensa, o PCP faz a demonstração do desastre que representou a fusão da REFER com a IP, e da necessidade imperiosa de reverter a politica neste sector. Hoje o país continua com o investimento paralisado, enquanto o governo se multiplica em propaganda e vai transferindo recursos públicos aos milhares de milhões para os grupos monopolistas.

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A segurança ferroviária não pode ser posta em causa por critérios economicistas!

ni agenteunicoNa próxima segunda-feira, 4 de Julho, os trabalhadores ferroviários realizam uma jornada de luta contra a tentativa do governo de permitir uma alteração da Regulamentação de Segurança Ferroviária guiada por critérios economicistas, que passaria a permitir a circulação de comboios (com 700 metros, milhares de toneladas ou centenas de passageiros) apenas com um trabalhador a bordo - o maquinista - aumentando o risco da operação com o único objectivo de poder reduzir o número de trabalhadores envolvidos. O PCP lamenta que o Governo, rasgando compromissos anteriormente assumidos, esteja a dar cobertura a estas alterações. O PCP expressa a sua mais firme solidariedade com os trabalhadores em luta!

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Linha de Cascais: Eléctrico Rápido NÃO É SOLUÇÃO!

comcascais elrapidoEnquanto o Governo continua a adiar as soluções para a crescente degradação da Linha Ferroviária de Cascais (modernização da infraestrutura e aquisição de material circulante novo), o lobby dos especuladores começou a defender nos jornais a solução «eléctrico rápido», que seria um desastre em termos de transportes públicos mas interessa a muita gente que não utiliza o comboio e vive exactamente da especulação e das negociatas, e que têm muito dinheiro para apresentar «gato por lebre». O PCP está a distribuir aos utentes um Alerta sobre o verdadeiro significado destas propostas.

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PCP distribui Boletim da Célula da TAP no Aeroporto de Lisboa

boltap maio18A Célula da TAP está a distribuir aos trabalhadores da empresa o seu Boletim de Maio, muito centrado na análise às contas de 2017, e onde se faz o desmistificar do auto-elogia da Administração da TAP, antes alertando que a TAP continua a mostrar a sua viabilidade APESAR da gestão privada, e não graças a ela.

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