Ferroviários apelam ao voto na CDU

cdu ferroviarios 0610 final A4 webA CDU está a distribuir aos ferroviários um comunicado onde umas dezenas de ferroviários apelam ao voto na CDU. Um documento onde ainda se pode ver depoimentos dos três ferroviários candidatos pela CDU (dois por Lisboa e um pelo Porto) bem como  e encontrar os compromissos da CDU para uma política patriótica e de esquerda para a ferrovia.

Ler Comunicado em PDF

No Largo Camões, PCP presta contas aos trabalhadores do Sector Empresarial do Estado

mini-mesa290819O PCP apresentou hoje no Largo Camões o seu Presta Contas aos trabalhadores do Sector Empresarial do Estado. Numa iniciativa que contou com a participação de Bruno Dias, deputado do PCP na Assembleia da República, e de Paulo Alves e Catarina Cardoso, candidatos da CDU à Assembleia da República. Uma iniciativa realizada no Camões, pois esse foi o local onde tantas e tantas vezes, durante a luta de resistência ao ataque das troikas ao SEE, os trabalhadores se concentraram em luta, sempre com a presença solidária dos eleitos do PCP. Erealizada aqui para sublinhar que foi dessa luta de resistência que nasceu a possibilidade de reverter um conjunto de graves medidas impostas ao sector na nova situação política criada pela iniciativa do PCP depois das eleições de 6 de Outubro de 2015. Participaram na apresentação deste presta contas cerca de 50 membros de ORT de diversas empresas do SEE.

Ler Presta Contas em PDF

RyanAir: PCP solidário com a luta dos trabalhadores

ryanairsminimosEm Nota de Imprensa, o PCP contesta a marcação de serviços mínimos para a greve dos tripulantes da RyanAir. Estamos claramente perante um despacho ilegal, que «inova» perante despachos deste governo para greves similares e é mais um passo na escalada contra a greve que vem sendo percorrida. Uma delegação do PCP irá amanhã junto do piquete de greve expressar a solidariedade do PCP.

Ler Nota de Imprensa em PDF

PCP presta contas do trabalho parlamentar no Sector Rodoviário de Mercadorias

presta contas mercadoriasO PCP está a distribuir aos trabalhadores das Rodoviárias de Mercadorias um comunicado de prestação de contas do trabalho realizado na Assembleia da República com incidência mais directa sobre estes trabalhadores. Onde se destaca a luta contra o aumento da idade da reforma dos motoristas profissionais, a par de um conjunto de intervenções sobre problemas de empresas em concreto, e sobre a passividade das autoridades com a violação dos direitos dos motoristas. Paralelamente, o PCP recorda a dimensão das ofensivas em curso no plano europeu (suportadas por PS/PSD/CDS) que terão que ser travadas brevemente pela luta nas estradas e na Assembleia da República.

Ler Comunicado em PDF

PCP presta contas aos trabalhadores Marítimos e Portuários

presta contas marportosO PCP editou um comunicado onde presta contas aos trabalhadores do sector marítimo portuário do trabalho realizado na Assembleia da República no mandato que agora termina. Um balanço onde se destaca o facto do Governo ter optado, no essencial, por manter as políticas liberalizantes que estão a degradar o sector, subordinando-o às multinacionais e às oportunidades de negócio por elas reclamadas. Um balanço que sublinha a solidariedade activa do PCP com a luta dos estivadores, que suportaram, mais uma vez, o essencial dos ataques anti-laborais ocorridos no sector.

Ler Comunicado em PDF

PCP presta contas aos trabalhadores dos Aeroportos e Aviação Civil

presta contas sector aereo A4O PCP está a distribuir aos trabalhadores do Aeroporto de Lisboa um documento onde dá conta da actividade desenvolvida na Assembleia da República em defesa do sector aéreo e seus trabalhadores. Foram mais de 100 iniciativas, tratando das questões estruturantes - reversão da privatização da TAP e da ANA, de travar a liberalização do handling, de defender a NAV - e colocando-se sempre ao lado dos trabalhadores na luta pela melhoria das condições de trabalho, contra a precariedade, denunciando a repressão e as ilegalidades cometidas pelas empresas, particularmente pelas multinacionais Vinci, RyanAir e Prossegur.

Ler Comunicado em PDF

PCP: Mais de 110 iniciativas parlamentares em defesa da ferrovia e dos ferroviários

presta contas ferroviarioTerminada a sessão legislativa, é tempo de prestar contas aos trabalhadores e ao povo do trabalho desenvolvido na Assembleia da República. Pelo menos para o PCP. É nesse sentido que está a ser distribuído aos ferroviários este Comunicado, onde se listam as mais de 110 iniciativas legislativas apresentadas nestes quatro anos em defesa da ferrovia e dos ferroviários, e onde se subinham as principais linhas de avanço e resistência desenvolvidas, numa luta que se projecta para o futuro.

Ler Comunicado em PDF

PCP presta contas aos trabalhadores da Carris

presta contas carrisTerminada a sessão legislativa, o PCP presta contas aos trabalhadores. Este comunicado é aos trabalhadores do Grupo Carris, num mandato onde se deram eventos importantes, desde logo a reversão da privatização, a municipalização e a assinatura do primeiro acordo de empresa na CarrisBus. O PCP esteve em todos os avanços, e ao lado de todas as lutas que houve que travar.

Ler Comunicado em PDF

PCP: Mais 4 anos ao lado dos profissionais do sector do táxi

presta contas taxiNo presta contas ao sector do táxi, o PCP destaca que este foi um mandato marcado pelo ataque ao sector do táxi, pela tentativa de o liberalizar, pela vergonhosa cumpicidade do estado com a ilegalidade e com a concorrência desleal. Em todos os momentos, fazendo propostas, denunciando os ataques, estando solidário com a luta do sector, o PCP cumpriu os seus compromissos.

Ler Comunicado em PDF

PCP presta contas aos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa

mini-presta contas metroComo em cada eleição, os eleitos do PCP prestam contas do trabalho realizado na Assembleia da República. No caso do Metropolitano de Lisboa, destaca-se aquilo onde foi possível avançar em resultado da luta dos trabalhadores e reformados e da iniciativa do PCP, e as várias áreas onde foi preciso resistir ao continuado alinhamento do Governo com aspectos centrais da politica de direita.

Ler Comunicado em PDF