Táxi: Sobre o escandâlo das multas nunca cobradas às multinacionais

taxi imtO PCP chamou o IMT à Assembleia da República para explicar as razões que estão por detrás do facto de as multas às multinacionais estarem a ser não cobradas, e haver mesmo notícias de que se estaria a preparar um perdão. Depois de 4 anos de cumplicidade com as práticas ilegais das multinacionais, o Governo parece encarar a lei 45/2018 que PS, PSD e CDS impuseram como um passe para uma actuaçãoimpune e desregulada, pois as viaturas que continuam a operar impunemente tão pouco cumprem essa lei e tão pouco lhes é imposto esse cumprimento.

Ler Requerimento a chamar o IMT

TAP: Governo tem que travar despedimentos e repressão

2req TAPNos últimos meses assistiram-se a diversas situações no Grupo TAP, onde só a pronta intervenção organizada dos trabalhadores impediu um ainda maior agravamento da situação laboral. Com a passividade do governo, a Administração pode ameaçar trabalhadores e censurar comunicações da CT, e ainda tentou desenvolver um despedimento colectivo encapotado. O PCP exigiu que o Governo adoptasse uma atitude mais respeitadora da lei e do facto de deter 50% do capital.

Ler Requerimento sobre assédio e Requerimento sobre o despedimento

Metro: falta de trabalhadores, desinvestimento, subfinanciamento, opções erradas, especulação imobiliária

planoseteriosNa sequência de uma reunião com as ORT do Metropolitano de Lisboa, o PCP tornou pública uma nota de imprensa sobre a situação na empresa onde contesta  o processo da venda dos terrenos de Sete Rios, volta a denunciar a falta de trabalhadores e o facto do governo ter voltado a violar a palavra dada não se tendo concretizada as entradas sucessivamente anunciadas, aponta para a necessidade de combater a opção de desviar o dinheiro para uma errada Linha Circular.

Ler Nota de Imprensa em PDF

Linha do Oeste: Necessidade Regional e Nacional que não pode continuar a ser adiada.

linhadooeste peOs deputados do PCP no Parlamento Europeu realizaram uma pergunta escrita à Comissão Europeia sobre os apoios à Linha do Oeste, exigindo respostas quer no que respeita à modernização da infraestrutura quer no que respeita ao material circulante.

Ler Pergunta e Resposta em PDF

Táxi: Vitórias importantes numa luta que vai continuar!

taxi comunicado201810O PCP está a distribuir aos profissionais do sector do táxi uma saudação à jornada de luta que realizaram entre 19 e 26 de Setembro, onde se destaca as vitórias alcançadas e se sublinha que a luta tem que continuar. Um comunicado onde o PCP reafirma o seu apoio à luta do sector contra a tentativa de o submeter às multinacionais, e recorda as iniciativas concretas tomadas em defesa do sector do táxi. Uma delas, a Decreto-Lei que propõe a revogação da lei do táxi viu entretanto a sua discussão agendada para o próximo dia 18 de Outubro.

Ler Comunicado em PDF

Ferroviários e utentes unidos na mesma luta: Por mellhores transportes públicos!

20181003 utentestrabalhadoresferroviariosCentenas de Ferroviários e utentes da ferrovia desfilaram hoje em Lisboa sob o lema «Pôr os Comboios na Linha, para servir a população!». Denunciaram a falta de investimentos na ferrovia, disfarçada atrás de uma barragem de anúncios e promessas. Denunciaram a não contratação dos operacionais necessários a reintroduzir a fiabilidade no sistema. Exigiram go Governo mais actos em defesa do serviço público e menos promessas.

CGTP-IN exige de Fernando Medina respeito pela liberdade de organização sindical na Carris

20180830 carrisO STRUP/FECTRANS realizou hoje uma Tribuna Pública frente à Câmara Municipal de Lisboa, denunciando o facto da Administração da Carris se recusar a assinar o texto do AE negociado sem que o Sindicato se submeta a uma cláusula (sobre a cobrança coerciva de quotas a não sindicalizados) que nunca foi negociada e muito menos aceite. A Tribuna repudiou ainda a discriminação que está a ser aplicada aos sócios do STRUP na Carris, e exigiu da coligação PS/BE que governa a autarquia uma intervenção imediata para repor a boa fé negocial e a defesa da liberdade de organização sindical. O PCP esteve presente, em solidariedade, através do Vereador Carlos Moura. Diversas ORT's fizeram questão de ir à Tribuna Pública exigir o fim da cumplicidade de Fernando Medina com esta situação - STML, STAL, USL, CGTP-IN - estando presentes diversas outras.

Governo patrocina especulação com património do Metropolitano

metroespeculaO PCP questionou o Governo sobre um conjunto de operações especulativas que estão a ser realizadas com património do Metropolitano de Lisboa, nomeadamente a venda de 36 apartamentos a preço de saldo, e dos terrenos de Sete Rios por cerca de metade do valor pelo qual já estiveram avaliados.

Ler Requerimento em PDF

PCP com a luta dos estivadores

req greveestivadoresOs Estivadores desenvolvem uma luta pela livre organização sindical, contra a exploração e a precariedade nos Portos. O Governo tem-se mantido passivo perante as sucessivas violações da lei que o patronato comete, expondo uma actitude de cumplicidade efectiva. Mas agora que os Estivadores avançaram para a greve, o Governo imediatamente decretou um conjunto de serviços mínimos... a uma greve ao trabalho extraordinário. Comportamento que o PCP questionou na Assembleia da República.

Ler Requerimento em PDF

Andam a torturar os utentes da CP para os obrigarem a aceitar as privatizações!

capacascaisNo dia 5 de Agosto, foram aplicados novos cortes à oferta da CP na Linha de Sintra/Azambuja e na Linha de Cascais. Coincidindo com um fim de semana terrível com dezenas de supressões  por todo o país. Em comunicados aos utentes das Linhas de Cascais e de Azambuja/Sintra, o PCP alerta para o facto da actual situação resultar da política realizada pelos sucessivos governos - redução de trabalhadores, não renovação do material circulante, adiamento dos investimentos estratégicos - com o objectivo de degradar de tal forma a ferrovia que os utentes não resistam à transferência para a exploração capitalista dos sectores rentáveis da CP:

Ler Comunicados em PDF para: a Linha de Cascais e para a Linha de Sintra/Azambuja