Governo avança com liberalização a mando da UE, PCP contesta e resiste

pap liberalizacaoferroviaO Governo avançou com um Decreto-lei para aprofundar a liberalização da ferrovia, ajoelhando-se às directivas da União Europeia, não defendendo minimamente a soberania nacional, e prosseguindo o caminho de destruição do sector ferroviário nacional que há dezenas de anos PS/PSD/CDS vão protagonizando alternadamente. O PCP apresentou na Assembleia da Republica um pedido de Apreciação Parlamentar ao Decreto-Lei, para impor a sua discussão e tentar corrigir os aspectos mais gravosos.

Ler Pedido de Apreciação Parlamentar em PDF 

PCP intervem para defender sector do táxi

pap modtaxi 3O PCP chamou à apreciação parlamentar o Decreto-Lei 3/2019. Fê-lo porque o Governo anunciou uma coisa, que ia concretizar o acordado com as associaçõees do sector, e avançou com outra coisa, concretamente, não resolvendo o que poderia e criando problemas novos ao sector do táxi.

Ler Iniciativa Legislativa em PDF

PCP cumpre compromisso e apresenta projecto no Parlamento sobre a expansão da Rede de Metro

Dando expressão parlamentar à luta contra a opção do governo, o PCP apresentou o projecto de resolução que se anexa, e que sinteticamente aponta três necessidades: (1) Não avançar para a construção da Linha «Circular» (2) Dar prioridade à expansão a Alcãntara e (3) Dar prioridade à expansão a Loures.

Ler Projecto de Resolução em PDF

Pelo direito à contratação colectiva na Carris

IMG 4230Uma delegação do STRUP esteve hoje concentrada frente à Câmara Municipal de Lisboa, onde reivindicava o fim da discriminação sindical, e protestava contra o facto de a Carris se continuar a recusar a assinar com o STRUP o Acordo de Empresa. Foram recebidos pelo Vereador da CDU, Jorge Alves, que lhes expressou a solidariedade do PCP.

Sala Cheia na Audição Pública da CDU sobre a Linha Circular: A luta continua!

20190205audicaolinhacircularMais de 150 pessoas participaram na Audilção Pública promovida pela CDU com o lema »A Linha Circular é uma Má Opção». Autarcas, incluindo o Presidente da Câmara Municipal de Loures, técnicos do sector, representantes dos trabalhadores, membros das Comissões de Utentes, e diveros utentes, convergiram na crítica a um projecto, que como João Ferreira sintetizou, é uma opção errada e cara, vai prejudicar os actuais utentes e impedir a concretização das expansões de rede que se impunham, nomeadamente para Alcântara e Loures. O PCP assumiu o compromisso de apresentar na Assembleia da República uma iniciativa legislativa sobre esta matéria.

A 5 de Fevereiro, Audição Pública «A Linha Circular é uma Má Opção!»

cartazete 5fev2019Enquanto o Governo continua a tentar impor o desvio de todas as verbas para a expansão do Metropolitano para o seu projecto de Linha Circular, o PCP continua a tudo fazer para alertar e mobilizar as populações, e para tentar travar esta opção, que prejudica os actuais utentes e inviabiliza outros investimentos, muito mais estratégicos, como é o caso das expansões a Alcântara e a Loures.

Ler Comunicado para Telheiras

Ler Comunicado para Odivelas

Ler Comunicado para Loures

Ler Comunicado para Zona Ocidental da Cidade de Lisboa

PCP entrega no Governo assinaturas recolhidas pelo Alargamento da redução Tarifária a todo o Distrito de Lisboa

20190131 111531Uma delegação da DORL do PCP, entregou no Ministério do Ambiente as 1408 assinaturas recolhidas nos concelhos do Distrito de Lisboa que não pertencem à Área Metropolitana de Lisboa - Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Cadaval, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras - exigindo que o Governo tome as medidas necessárias para que a redução tarifária prevista para Abril na AML se faça sentir igualmente nestes concelhos onde as ligações pendulares a Lisboa implicam passes mensais de 160, 170 euros.

Ler Texto Abaixo-Assinado

Alargar a Redução Tarifária para fora da Área Metropolitana

passe aml maisO PCP apresentou na Assembleia da República um Projecto de Resolução destinado a alargar a Redução Tarifária às ligações pendulares com a Área Metropolitana, sem esgotar as verbas atribuídas para que nessas CIM possa existir uma redução generalizada de preços.

Ver Projecto de Resolução em PDF

Acabar com o marasmo nas obras do Metro de Arroios e Areeiro

req metroarroiosareeiroUma moção da CDU sobre o arrastar das obras do Metropolitano em Arroios e no Areeiro, foi aprovada na CM Lisboa. A CDU exige não apenas a tomada de medidas para  proteger e ressarcir os comerciantes, como exige que desta vez se aprenda com os erros, nomeadamente com a realização de concursos de adjudicação tendo como único critério o preço mais baixo.

Ler Moção aprovada em PDF

Opção pela Linha Circular é errada e prejudica a expansão do Metropolitano

linhacircularnaoQue um Governo decida investir nos transportes públicos deveria ser sempre uma razão para ser saudado. Infelizmente, a opção pela Linha Circular é completamente errada, degrada a Linha Amarela, não faz crescer a oferta para a Zona Ocidental de Lisboa e Loures como se impunha, e implica investimento colossais na construção. Mas mais uma vez, falaram mais alto os valores da especulação imobiliária.

Ler Nota de Imprensa em PDF