Sector dos Transportes do PCP/Lisboa

Andam a torturar os utentes da CP para os obrigarem a aceitar as privatizações!

capacascaisNo dia 5 de Agosto, foram aplicados novos cortes à oferta da CP na Linha de Sintra/Azambuja e na Linha de Cascais. Coincidindo com um fim de semana terrível com dezenas de supressões  por todo o país. Em comunicados aos utentes das Linhas de Cascais e de Azambuja/Sintra, o PCP alerta para o facto da actual situação resultar da política realizada pelos sucessivos governos - redução de trabalhadores, não renovação do material circulante, adiamento dos investimentos estratégicos - com o objectivo de degradar de tal forma a ferrovia que os utentes não resistam à transferência para a exploração capitalista dos sectores rentáveis da CP:

Ler Comunicados em PDF para: a Linha de Cascais e para a Linha de Sintra/Azambuja

Ryanair: Ilegalidades à descarada!

IMG-20180731-WA0000A Ryanair enviou uma carta (imagem) onde, descaradamente, assume violar a lei portuguesa, e ameaça os trabalhadores com diversas penalidades por terem aderido à greve do passado dia 25 e 26 de Julho. Já depois do PCP ter metido o requerimento que se anexa, a multinacional recuou parcial e atabalhoadamente, numa outra carta onde retira algumas das ameaças realizadas mas mantém as restantes. Uma situação que confirma o sentimento de impunidade com que a multinacional actua, fruto da passiva cumplicidade do governo.

Ler Requerimento em PDF

PCP com a luta dos trabalhadores da Ryanair

snpvac ryanairUma delegação do PCP esteve na Sede do SNPVAC com dirigentes e activistas do Sindicato (foto) no promeiro dia da grande greve realizada pelos trabalhadores tripulantes da Ryanair, aí expressando, de viva voz, a solidariedade do PCP com a sua luta. Bruno Dias, que integrou a delegação, encarregou-se depois de confrontar o Governo com a passividade que as autoridades portuguesas têm demonstrado perante as sistemáticas e flagrantes violações pela Ryanair da lei e dos direitos de trabalhadores e passageiros.

Ler Requerimento em PDF

Defender a Ferrovia Nacional, travar a privatização da EMEF

ferroviarios2018jul emefO governo e a administração da EMEF dão passos no sentido de uma nova tentativa de privatização de sectores da ferrovia nacional. Agora querem entregar uma parte da EMEF à multinacional suiça MSC (a quem já ofereceram a CP Carga), utilizando a figura de um Acordo Complementar de Empresa. Em comunicado aos ferroviários o PCP sublinha a falsidade dos argumentos usados pelo Governo, aponta a necessidade de, uma vez por todas, romper com a política de direita na ferrovia!

Ler Comunicado em PDF

PCP no piquete do Porto de Lisboa presta solidariedade aos estivadores em luta

20180727estivadoresO PCP prestou hoje solidariedade à luta dos estivadores, junto do piquete do Porto de Lisboa. Uma luta nacional que começou por ser contra as práticas anti-sindicais nos Portos de Leixões e do Caniçal, mas a que se somou entretanto a luta em Lisboa pela concretização dos aumentos já acordados.

Ler Requerimento sobre a situação em Leixões

Vinci: Aeroporto num caos, Portway sobre intensa repressão

portwayA Vinci é a principal responsável pelo estado calamitoso do aeroporto de Lisboa. Uma das causas que não pode ser ignorada são as relações laborais, e a sistemática repressão dos trabalhadores como mecanismo de aumentar a exploração e o lucro extraído pelos capitalistas da Vinci. Com a triste e revoltante cumplicidade do Governo e da ACT. Damos aqui nota dos últimos requerimentos colocados sobre a Portway:

Requerimento sobre a repressão na Portway e outro requerimento sobre repressão na Portway

PCP com trabalhadores da Prosegur no aeroporto em luta pelo direito à parentalidade

apa bd jul18Bruno Dias, deputado do PCP na Assembleia da República, esteve no dia 16 de Julho na entrada do Aeroporto de Lisboa, numa acção de contacto com trabalhadores Assistentes de Portos e Aeroportos, onde ouviu as suas preocupações, para que o PCP continue a intervir na sua defesa. Estes trabalhadores, contratados pela Prosegur, têm sofrido graves problemas, como repressão, serem reús num processo metido pela empresa para lhes negar os direitos de parentalidade, horários desumanos, falta de condições de trabalho ou o facto de não haver reconhecimento das especificidades das suas funções. Estiveram ainda presentes representantes do Sitava e da Fectrans.

Ler Requerimento sobre este assunto colocado na Assembleia da República

Manutenção ferroviária: em vez de soluções,mais privatizações!

req emef jun18O Governo e a Administração da CP continuam a preparar a privatização parcial da EMEF. Uma medida que prossegue a política de destruição da ferrovia em vez de a inverter, e que para mais está a ser realizada em frontal violação da lei, nomeadamente escondendo daas ORT documentação relevante e negando-lhes os direitos ao controlo de gestão e à participação em processo de reestruturação. Questões que o PCP colocou na Assembleia da República:

Ver Requerimento ao MPI, e as perguntas ao MTSS e ao MPI

Taxi: A luta contra a liberalização continua!

capataxijul18O PCP está a distribuir ao sector do táxi um comunicado onde se faz um resumo do processo que o sector está a atravessar, e onde se apresenta a visão do PCP - patriótica e de esquerda - para a modernização deste sector. Uma modernização que não usa as novas tecnologias para disfarçar a velha exploração e precariedade, e antes faz do trabalho com direitos o pilar onde deve assentar a modernidade.

Ler Comunicado em PDF

Crescentes supressões de comboios na Linha de Sintra têm causas e soluções!

cpsintraazambujaÉ crescente o calvário dos utentes da Linha de Sintra/Azambuja da CP. As supressões começam a ser sistemática, enquanto o Governo continua a debitar promessas e a adiar todas as medidas necessárias para melhorar a resposta dos transportes públicos. Usando os dados do número de supressões na semana anterior, o PCP confrontou o Gpverno na Assembleia da República exigindo que sejam adoptadas as soluções que há muito são conhecidas.

Ler requerimento em PDF