Acabar com a cumplicidade de Estado com a violação dos direitos dos trabalhadores na Assistência em Escala

req handling2018ccO PCP confrontou o Governo sobre a situação do handling, particularmente no que respeita à contratação colectiva. Sendo as empresas obrigadas a cumprir a contratação colectiva para poderem manter as licenças, quer a ANAC, quer a ACT têm sido objectivamente cúmplices das ilegalidades e da exploração a que são sujeitos os trabalhadores de inúmeras empresas de handling.

Ver o requerimento em PDF

Em defesa da EMEF e pela valorização dos salários!

20180220 emefOs trabalhadores da EMEF realizaram no dia 20 de Fevereiro uma grande jornada de luta, com uma greve nacional e a realização de uma Marcha em lisboa até ao Ministério das Infraestruturas. Lutavam pelo aumento dos salários e contra o projecto de separação da empresa em três e sua privatização parcial. O PCP esteve presente através de uma delegação que integrava o deputado Bruno Dias.

Pela valorização da Linha de Sintra

ferrovia linha sintraNo quadro da Campanha Distrital «Por Mais e Melhores Transportes Públicos» decorrem hoje um conjunto de acções junto dos utentes da Linha Ferroviária de Sintra, destinadas a alertar para a possibilidade e a necessidade de voltar a investir nesta infraestrutura, por forma a retomar a oferta e a fiabilidade, promovendo o crescimento da utilização da rede e a satisfação com o serviço.

Ler Comunicado em PDF

PCP ouve trabalhadores sobre futuro da Construção, Reparação e Manutenção de Material Circulante

20180216 audicao emefRealizou-se hoje uma Audição Parlamentar sobre o futuro da EMEF e da construção, reparação e manutenção do material circulante. Uma Audição que contou com a intervenção das Comissões de Trabalhadores da CP, Medway, EMEF e Metro, do SNTSF, da FECTRANS e da Interjovem. O PCP expressou a sua solidariedade com a luta dos trabalhadores ferroviários contra a destruição da EMEF e assumiu o compromisso de apresentar brevemente uma iniciativa legislativa em defesa da produção nacional e do emprego com direitos no sector.

Pela integração do serviço concessionado à Fertagus na CP

fertagus passeNo quadro  da campanha que o PCP está a promover «Por mais e Melhores Transportes Públicos» no Distrito de Lisboa, hoje realizaram-se acções de esclarecimento e agitação em torno da questão da Fertagus. Um comunicado onde o PCP reafirma que face ao fim da concessão ao grupo Barraqueiro em 2019, que o serviço deve ser intetrado na CP, bem como os respectivos trabalhadores, num processo que seria altamente benéfico para os utentes (com reduções muito significativos do preço) mas que beneficiaria igualmente os trabalhadores e opaís.

Ler Comunicado em PDF

A linha Circular de Metropolitano é uma MÁ ideia!

metro linhacircularNo quadro da campanha distrital por «Mais e Melhores Transportes Públicos!» o PCP está hoje a distribuir um comunicado sobreo projecto do Governo/CMLisboa de canalizar os investimentos no Metropolitano para a transformação da Linha Verde e Amarela numa linha circular entre Campo Grande e Cais Sodré. Uma péssima ideia pelas mais variadas razões que o PCP denuncia publicamente, fazendo o apelo à mobilização para travar que essa opção acabe por ser imposta.

Ler Comunicado em PDF 

É preciso lutar pela Modernização da Linha Ferroviária de Cascais

a5 linhacascais1O PCP está hoje a distribuir aos utentes da Linha Ferroviária de Cascais um comunicado onde denuncia o contínuo adiamento de uma obra central para a mobilidade na Área Metropolitana de Lisboa, e aponta os diversos interesses económicos em luta sobre esta questão, que vão desde os grupos económicos que querem explorar a linha até aos grupos económicos que a desejam encerrar. Um comunicado onde se alerta que só a luta das populações obrigará o Governo a adoptar as medidas que se impõe: o imediato lançamento dos concursos para a aquisição de comboios e para a realização das obras de modernização da infraestrutura.

Ler Comunicado em PDF

PCP relança campanha distrital pelo alargamento do Passe Social Intermodal

capapsocial0118No quadro da campanha distrital do PCP «Por mais e melhores transportes públicos!» hoje realizaram-se um vasto conjunto de acções de distribuição junto dos utentes dos transportes públicos sobre a reivindicação do alargamento do passe social intermodal, anunciando uma nova fase da campanha política de massas que o PCP vem desenvolvendo há mais de dois anos sobre o assunto. No comunicado, o PCP sublinha que o alargamento do passe social intermodal a todos os operadores e carreiras da Área Metropolitana, promovendo o aumento da mobilidade, é uma das questões centrais de uma política patriótica e de esquerda para os transportes públicos.

Ler Comunicado em PDF

Campanha Distrital de esclarecimento e mobilização dos trabalhadores das Rodoviárias privadas

capa liberarodPor todo o Distrito de Lisboa está a ser distribuído um comunicado do PCP sobre o processo de liberalização em curso no sector rodoviário de passageiros, que implicará profundas alterações na realidade existente, com riscos para os trabalhadores e seus direitos. Um processo que deve preocupar os trabalhadores, mas exige destes principalmente uma maior organização e intervenção.

Ler Documento em PDF

Contra a tentativa de alienar a Manutenção Portugal da TAP

req tapmanA Administração da TAP assumiu agora que pretende separar a Manutenção Portugal da TAP e privatizá-la (encontrar um parceiro, dizem). É um plano dos capitalistas que gerem a TAP que o PCP já tinha denunciado em 2016 mas estes negavam a pés juntos. Este projecto tem que ser travado, e o Governo tem que intervir na defesa do interesse nacional pois detém a maioria do capital social da TAP.

Ler Requerimento em PDF