Alerta aos trabalhadores da Scotturb

20160707scotturbFace aos boatos que o próprio patrão está a fazer circular na empresa, a Célula do PCP na Scotturb emitiu uma nota de esclarecimento e alerta sobre as verdadeiras implicações para os trabalhadores do Regime Jurídico do Serviço Público de Transporte de Passageiros aprovado por PSD/CDS/PS há cerca de um ano e que está agora a entrar em vigor. Uma nota onde se apontam os caminhos de luta para combater os perigos deste processo de liberalização, e se sublinha que é na sua própria força e organização que os trabalhadores devem confiar.

Campanha da CDU contacta trabalhadores da Scotturb

mini-scotturb 20150918Com a partcipação de Miguel Tiago, realizou-se hoje uma jornada de contacto com os trabalhadores da Scotturb em Cascais, Oeiras e Sintra. Uma jornada onde se sublinhou o inteso trabalho desenvolvido pela CDU na Assembleia da República em defesa da liberdade na empresa e em solidariedade com as lutas desenvolvidas pelos seus trabalhadores.

Aos Motoristas de SP: O voto é uma arma, usa-o!

motoristascdu2015Começou ontem, com uma acção de contacto no Terminal do Campo Grande, a distribuição aos Motoristas de Serviço Público de um comunicado de apelo ao voto na CDU. Um comunicado onde se recordam os principais ataques realizados contra os motoristas nos últimos 6 anos, que a CDU esteve sempre ao lado dos motoristas na resistência às sucessivas medidas (código e suas revisões, PEC's e Memorandos, regimes jurídicos e afins) e quem as promoveu e porquê: o PS/PSD/CDS.

Ler Comunicado em PDF

Inaceitável assédio sobre os dirigentes sindicais

barraqueiro repO PCP levou à Assembleia da República uma das muitas situações de repressão e assédio que se registam no Grupo Barraqueiro: o caso de um dirigente sindical que está a ser pressionado a deixar de o ser para poder ter folgas nos dias em que tem direito a estar com a sua filha.

Ver Requerimento em PDF

Caravana da Liberdade e da Mobilidade atravessou Amadora, Sintra, Cascais e Oeiras

20150424 scotturbvimecaA caravana «Pela Liberdade e pela Mobilidade», promovida pelas Comissões de Utentes e pela FECTRANS/CGTP, percorreu os  quatro concelhos de que a multinacional brasileira Jacob Barata se serve através das empresas Vimeca e Scotturb. Ao longo do percurso estabeleceram contactos com a populações e autarcas da região  (Vereador da CDU na CM Amadora; Vereadores da CDU e da «Sintra com Marco Almeida» em Sintra, Com o Vereador da CDU e o Presidente da Câmara em Cascais), além de ter realizado concentrações nas sedes das empresas em Queluz de Baixo e da Adroana (foto). Durante a acção foi distribuído o comunicado «Estamos fartos de empresas privadas de transporte», que se anexa.

Ler Comunicado em PDF

Na Scotturb luta-se pela nossa democracia: o patrão reprime, a ACT é cúmplice e os trabalhadores resistem!

Prossegue a luta pela liberdade de organização sindical na Scotturb, empresa privada de passageiros que (mal) serve os concelhos de Oeiras, Cascais e Sintra. O PCP denunciou na Assembleia da República mais dois casos flagrantes de repressão aos trabalhadores aplicando-lhes castigos por exercerem direitos ou por terem ganho processos em tribunal contra a empresa. Mas denunciou igualmente o comportamento da ACT, de uma cumplicidade vergonhosa, que exige medidas imediatas por parte do Estado Português.

Ler Requerimento em PDF

Scotturb: Pelo direito à contratação colectiva

20150213scotturbRealizou-se hoje à porta da Scotturb uma acção de luta contra o bloqueio da contratação colectiva na empresa. Simbolicamente os trabalhadores montaram o simulacro de uma mesa de negociações onde o patrão sempre primou pela ausência. Presente na iniciativa, o Secretário-Geral da CGTP, Arménio Carlos, sublinhou a importância de reforçar a luta e a unidade dos trabalhadores para obrigar o patronato a ceder às justas reivindicações dos trabalhadores, recordou os lucros de milhões que estão a ser acumulados à custa da crescente exploração dos motoristas e da degradação da oferta aos utentes.

Grande greve na Scotturb contra a ausência de respostas do patronato às justas reivindicações dos trabalhadores

20141224 scotturbCom a GNR a cumprir o papel de empresa de vigilância ao serviço (gratuito) do patrão da Scotturb, está a decorrer hoje uma grande jornada de luta dos trabalhadores da Scotturb. Apesar do comportamento ilegal da GNR, que tenta evitar o contacto do piquete de greve com os restantes trabalhadores da empresa, a greve está a registar elevados níveis de adesão que crescerão ao longo do dia. Os trabalhadores lutam por um caderno reivindicativo a que o patronato tem recusado dar resposta. O PCP, activamente solidário com a luta dos trabalhadores da Scotturb, irá continuar a intervir no sentido de libertar os municipios de Cascais, Sintra e Oeiras e os trabalhadores da Scotturb da multinacional brasileira que explora a Scotturb, os seus trabalhadores e os seu utentes.

PCP com a luta dos trabalhadores da Scotturb

scotturbsala2Na Scotturb, a liberdade sindical é um direito sobre permanente afronta do patronato. Depois de uma longa batalha para impor ao patrão o cumprimento da lei e a atribuição de uma sala à Comissão Sindical, os trabalhadores foram confrontados com um regulamento provocatório afixado na própria sala e um conjunto de novas «regras» e «ameaças». O PCP levou esta questão ao parlamento que tem contado com a passividade da ACT.

Ver Requerimento em PDF

PCP exige respeito da Scotturb pelos direitos da estrutura sindical

scotturb12O PCP confrontou hoje o Governo, novamente, com o ataque aos direitos sindicais na Scotturb, empresa onde é recorrente a violação da lei contra os trabalhadores. O PCP responsabiliza o Governo na medida em que apenas a sua cumplicidade e da ACT tem permitido que a Administração continue com as ilegalidades, desta vez através da recusa de cumprir o artigo 464º do Código de Trabalho. O PCP exige a imediata intervenção no sentido do acesso dos trabalhadores aos seus direitos.

Ler Requerimento em PDF