PCP leva problemas da Penha de França e São Vicente à CML

 

penhadefranca accaocontacto buraconadomingosjardoOs vereadores do PCP na Câmara Municipal de Lisboa estiveram, recentemente, no terreno em visita às freguesias da Penha de França e São Vicente. Durante as acções de contacto com a população, moradores e comerciantes, os autarcas comunistas foram confrontados com diversos problemas que resultaram na apresentação de um requerimento na reunião privada da CML de 13 de Julho de 2016, no qual solicitam esclarecimento e intervenção do executivo municipal.

 

"Em visita efectuada às freguesias da Penha de França e São Vicente, foram os vereadores do PCP confrontados com as seguintes situações:

 

a) A existência de uma vedação muito danificada sita na Rua Paio Peres Correia. Esta vedação, que em alguns troços é praticamente inexistente, impede o acesso a um terreno com uma diferença sunstancial de cota mas extremamente atractivo, especialmente para crianças e jovens, dada a existência de várias árvores de fruto (nomeadamente figueiras).

 

b) Um imenso buraco no pavimento da Rua Dom Domingos Jardo, que ocupa cerca de metade da via e, ainda que se encontre com uma grade de protecção, é um óbvio risco para a segurança de pessoas e viaturas circulantes.

 

c) No Alto do Varejão várias vias, com piso de paralelipípedo, encontram-se danificadas apresentando várias crateras e ondulações do piso que representam um risco grave para a segurança da circulação. Com a agravante de, apesar de em tempos terem sido alvo de acções de reparação, voltam a degradar-se muito rapidamente - evidenciando um problema estrutural - permanecendo vários meses sem voltarem a ser reparadas.

 

d) Finalmente, na Graça (S. Vicente), foram os vereadores do PCP confrontados com uma aspiração antiga da população: a circulação da carreira de auotaccors da Carris n.º734 através da Rua Damasceno Monteiro que, no entanto, se desconhecem quais as acções levadas a cabo pela Câmara para a concretizar.

 

Neste sentido, os vereadores do PCP na Câmara Municipal de Lisboa, nos termos da alínea u) do n.º1 do artigo 35.º da Lei n.º75/2013, de 12 de Setembro, bem como ao abrigo do disposto no art.º4 do Decreto-Lei n.º24/98, de 26 de Maio, vêm requerer a V. Ex.ª as informações pertinentes, atinentes a estas questões, nomeadamente:

 

1- O conhecimento do estado de degradação da vedação existente na Rua Paio Peres Correia e previsão da sua reparação.

 

2 - A existência de projectos para o terreno vazio adjacente.

 

3 - A calendarização de reparação da via da Rua Dom Domingos Jardo.

 

4 - A previsão do levantamento dos problemas e obras de repavimentação no Alto do Varejão.

 

5 - As diligências levadas a cabo pelo município junto da Carris a fim de satisfazer as aspirações da população relativas à circulação da carreira 734."

 

Requerimento sobre problemas auscultados nas freguesias da Penha de França e S. Vicente - 13 de Julho de 2016 | Consultar PDF