Organização da Freguesia de Barcarena realiza convívio

A Comissão de Freguesia de Barcarena do PCP organizou no passado domingo, na Associação de Reformados de Barcarena, um convívio para celebrar o centenário da Revolução De Outubro, com a presença de Manuel Gouveia, membro do Executivo da Direção da Organização Regional de Lisboa e do Comité Central do PCP.

Aproveitou-se para fazer o balanço das recentes eleições autárquicas, sendo de seguida mencionada a Revolução de Outubro, momento marcante da história do Mundo e à qual tanto devemos.


Nunca é demais lembrar que foi graças à Revolução que foram conquistados pela primeira vez direitos até à data impensáveis, como a igualdade entre homens e mulheres e a luta pelas 8 horas de trabalho diário. Nessa altura, nos países capitalistas, um trabalhador não podia sequer votar.

Pela primeira vez um país teve um governo dos trabalhadores para os trabalhadores. O que era antes um império feudal conseguiu, com a força do seu povo, transformar-se na segunda potência mundial em algumas décadas, um nível de desenvolvimento económico e social nunca antes visto na história da Humanidade.

Ao longo de todo o século XX os trabalhadores do mundo capitalista conquistaram inúmeros direitos que lhes permitiram ter uma vida mais próspera. Dezenas de países libertaram-se do jugo colonial durante esse tempo.

Estas conquistas não surgiram do nada. Foram inspiradas pela sociedade nova nascida da Revolução de Outubro.

Muitos dizem que a Revolução faz parte do passado, mas a História não acabou. Faz, isso sim, parte do futuro.