Programa Eleitoral da CDU para o Concelho de Mafra

 

Programa Eleitoral da CDU para Mafra

"Passaporte da Verdade"

A política de desastre no País.

As eleições autárquicas de 2013 decorrem num contexto de gravíssimas injustiças e ataques aos direitos dos portugueses impostos pelo pacto de agressão da Troika Nacional (PSD/CDS+PS) subserviente à Troika

Internacional (EU/FMI/BCE).

Esta política conduziu ao desemprego, à precariedade, à pobreza, à destruição da educação, da saúde; obriga os jovens à emigração forçada e empobrece a democracia em todas as suas vertentes, económicas, sociais e culturais, destrói autarquias e o Poder Local Democrático.

Política de direita no Concelho de Mafra.

O Concelho de Mafra tem sido gerido pela mesma política que afunda o país. O PSD/CDS com a conivência do PS, no poder há 30 anos, têm feito uma gestão de direita caracterizada pela entrega a empresas privadas da Água, Escolas e Serviços Municipais os quais aumentaram os preços para valores escandalosos.

O Concelho de Mafra tem o seu futuro comprometido, hipotecado em negócios ruinosos que conduziram a uma dívida de 230 milhões de euros, que os munícipes terão de pagar até 2042.

É preciso pôr fim "ao "Plano inclinado" em que se tem afundado o Concelho.

 

 

A mudança que queremos para Mafra, não está só nas políticas mas também na forma de as pôr em prática

Queremos que Mafra seja um município onde se respeitem os direitos de quem trabalha, os direitos dos reformados, das crianças, dos jovens e das populações em geral.

CDU - Trabalho, Honestidade e Competência

Nós, candidatos CDU, somos uma equipa, competente, motivada e criativa, para gerir com competência o município e as freguesias.

Queremos um município que proteja o desenvolvimento e que seja atractivo para a vida económica e sirva os seus munícipes.

Somos: homens e mulheres com experiência e provas dadas na defesa dos trabalhadores e do povo, nomeadamente, das classes mais desfavorecidas.

Somos: conhecidos pela coerência e firmeza na luta contra a corrupção e não pactuamos com oportunismos e a destruição das Conquistas de Abril.

Somos: uma equipa que, apesar da diversidade das opções de cada um, comunistas, ecologistas, democratas, estamos unidos pelos nossos princípios, ideias e programa de acção e luta na defesa das populações, das freguesias e do Concelho.

Somos: uma voz nas autarquias que defende soluções que correspondem aos anseios e preocupações colectivos, em especial dos mais desfavorecidos.

Somos: diferentes pelo Trabalho, Honestidade e Competência, qualidades indesmentíveis da CDU nas autarquias. Os eleitos CDU assinam um compromisso de não serem nem beneficiados nem prejudicados pelo cargo que ocupam.

Somos: pessoas ligadas à vida das localidades, com conhecimento dos problemas das populações. Por isso o nosso Programa Eleitoral é resultado das opiniões colectivas e da participação das populações. É o nosso compromisso o Passaporte de Verdade para uma democracia participada. Não somos iguais aos que prometem para caçar votos e depois fazem o contrário.

A CDU é o Passaporte da Verdade para mudar esta falsa política, comprometendo-se a:

1. Lutar de todas as formas, para acabar com a actual política que está a estrangular as famílias e a arruinar as autarquias e todo o País.

2. Lutar para devolver às populações do Concelho de Mafra, as Freguesias que foram extintas (Cheleiros, Gradil, Sobral da Abelheira, Santo Estevão das Galés, São Miguel de Alcainça e Vila Franca do Rosário).

3. Desenvolver todos os esforços para inverter a política de privatizações como a do Parque Escolar, da Água e do Saneamento Básico que faz com que a autarquia esteja estrangulada por rendas excessivas e os munícipes paguem das águas mais caras do País.

4. Acabar com a poluição ambiental, de rios e ribeiras por falta de redes de esgotos há mais de 30 anos, como por exemplo na Avessada, Igreja Nova, Malveira, Sobreiro, Venda do Pinheiro, etc..

5. Proceder a um saneamento financeiro da Câmara, auditando e renegociando os contractos ruinosos existentes.

6. Apoiar o emprego, aprofundar o apoio social, minimizando as dificuldades das famílias mais carenciadas, dos idosos e das crianças.

7. Lutar juntamente com os deputados da CDU na Assembleia da República para repor a justiça nas medidas que afectam as populações, através de acções legislativas.

8. Melhorar a rede pública de Creches e Jardins de Infância, tornando-os acessíveis a todas as crianças e famílias.

9. Promover a participação dos professores e Associações de Pais nas soluções da melhoria do ensino. Exigir uma nova escola EB2,3 na Malveira e obras na escola EB2,3 António Bento Franco, na Ericeira, bem como no Pavilhão Desportivo Municipal da Ericeira. Alargar o projecto de Natação a todas as escolas do 1º Ciclo.

10. Apoiar as atividades educativos e culturais que as escolas vêm defendendo para a formação dos alunos, através do apoio às actividades inseridas nos Projectos Educativos

11. Respeitar a autonomia dos agrupamentos de escolas, rejeitando qualquer proposta de criação de um Mega Agrupamento no Concelho ou da municipalização das escolas.

12. Lutar para recolocar o movimento associativo no centro da vida cultural e desportiva do Concelho de Mafra. Dotar todos os equipamentos municipais de cultura de um programa regular de atividades sem esquecer o Teatro e as Artes Plásticas.

13. Fomentar, com o Movimento Associativo Desportivo, Juntas de Freguesia e Escolas, a prática desportiva que aproveite as infra estruturas quase ao abandono por falta de apoios e vontade política, baixando os custos de utilização pagos pelos munícipes.

14. Promover o correcto ordenamento do território defendendo o meio ambiente e valorizando o potencial económico, as empresas e as tradições da região.

15. Apoiar a valorização dos produtos regionais, das tradições do Concelho em estreita colaboração com as colectividades, as associações, os agricultores e as empresas.

16. Desenvolver o Turismo e actividades respeitadoras do meio ambiente, criar ciclovias ao longo do litoral (Carvoeira – Encarnação).

17. Criar Parques de Estacionamento para autocaravanas (áreas de serviço) de modo a incrementar este importante fluxo de turistas e incentivar a sua permanência no Concelho.

18. Criar os "Jogos de Mafra" fomentando a articulação e a cooperação envolvendo o Movimento Associativo nomeadamente as Colectividades Desportivas, as Juntas de Freguesia e as Escolas de todos os ciclos de ensino básico e secundário.

19. Lutar pela implementação no Concelho de Mafra de um Plano de Desenvolvimento Concelhio de "Marcha Pela Saúde" dando prioridade às escolas e ao movimento associativo no desenvolvimento local, através da criação e reforço de núcleos de caminhantes, abrangendo todas as faixas etárias em especial a população mais idosa.

20. Lutar pela realização de estudos continuados de âmbito escolar desde o Pré-escolar ao ensino secundário com vista à melhoria da sua saúde das crianças e jovens.

21. Promover Cursos de Formação destinados a adultos em idade activa e a idosos.

22. Fomentar uma política de diálogo e respeito pelas Juntas de Freguesia descentralizando competências, apoios e meios técnicos e financeiros.

23. Encetar negociações com as entidades competentes para aumentar e melhorar rede de transportes públicos, em especial nas localidades mais isoladas.

24. Exigir a requalificação da Linha de Caminho de Ferro do Oeste e a redução dos preços das portagens na A21.

25. Lutar pela melhoria do acesso aos cuidados de Saúde.

26. Melhorar a Segurança Pública no Concelho.

27. Promover a participação de todos, debater as soluções com as populações e as forças vivas do Concelho para, em conjunto, praticar uma política de desenvolvimento para o Concelho de Mafra.

A CDU é a voz das pessoas nas Autarquias para a construção de uma sociedade melhor, onde todos tenham os direitos, liberdades e garantias assegurados.

A mudança que queremos em Mafra não é apenas nas acções mas também na forma de as pôr em prática: Com a participação de todos, pessoas e organizações, numa gestão de proximidade.