Bernardino Soares, deputado do PCP no Concelho de Loures

No âmbito do trabalho parlamentar dos deputados do PCP na Assembleia da República, o deputado e líder parlamentar do PCP, Bernardino Soares esteve ontem, dia 18 de Janeiro, em contactos com a população do Concelho de Loures.

Na Ponte de Frielas, contactou com os moradores e comerciantes afectados pelas recentes cheias. Em Loures o deputado do PCP contactou com comerciantes e residentes com quem debateu a circulação de veículos pesados pelo interior da cidade devido aos condicionalismos da A8 e também as recorrentes inundações na zona baixa da cidade.

O deputado do PCP irá pedir ao Governo os seguintes esclarecimentos:

1. Porque é que a ARH (Administração Regional Hidrográfica), organismo dependente do Ministério do Ambiente, não intervém na limpeza e regularização das linhas de água, nomeadamente na bacia hidrográfica do Trancão?
  2. Avaliou o Governo ou outros organismos por ele tutelados, os impactos que as obras de alargamento da A8 iriam ter na zona, nomeadamente nas linhas de água existentes? Se sim, quais as medidas que tomou para minimizar esses impactos?
  3. Face à constatação de que as obras de alargamento da A8 na zona de Frielas, contribuíram para o agravar da situação de inundações na zona, que medidas pensa o Governo tomar no sentido de corrigir esta situação para que não volte a acontecer, dado que o período habitualmente com maior pluviosidade ainda agora se iniciou?
  4. Que medidas tomou ou pensa tomar o Governo para retirar a circulação de veículos pesados do centro da cidade de Loures, que face aos condicionalismos de circulação na A8, circulam agora pela N8, contribuindo para a rápida degradação do pavimento, para o aumento dos níveis de ruído e degradação da qualidade do ar na cidade de Loures?