Construir nº87 | Dezembro de 2018 | Por um Portugal com futuro

Construir-dezembro18-netEstá em distribuição o Construir nº 87, Boletim informativo da Célula do PCP no Município de Loures.

No número de Dezembro de 2018 o destaque vai para as propostas do PCP com uma Alternativa patriótica e de Esquerda por um Portugal com futuro.

Homenagem a Alfredo Diniz (Alex)

alex homenagem 2018A Comissão Concelhia de Loures do PCP, assinalou no passado dia 4 de Julho, os 73 anos do assassinato pela PIDE, na Estrada da Bemposta-Bucelas, de Alfredo Dinis, membro do Comité Central e da Comissão Política do Partido Comunista Português com uma Romagem, nesta localidade, ao seu Memorial.

Alfredo Dinis, assassinado, no dia de 4 de Julho de 1945, aos 28 anos de idade, foi um abnegado revolucionário e militante comunista, que dedicou o melhor da sua curta vida à luta dos trabalhadores e do povo português contra o fascismo e pela liberdade.

Operário metalúrgico, iniciou a sua atividade política e partidária contra a ditadura muito jovem. Foi membro da Federação das Juventudes Comunistas e pertenceu ao Socorro Vermelho Internacional. Como membro do PCP, foi responsável por importantes organizações na região de Lisboa, Ribatejo, Margem Sul do Tejo e Litoral Alentejano.

Preso pela PIDE em Agosto de 1938, “Alex” foi contudo um dos principais organizadores das grandes jornadas populares e grevistas que tiveram lugar em Novembro de 1942 e em Julho-Agosto de 1943, bem como das greves de 8 e 9 de Maio de 1944, greves que foram um marco importante na luta contra a ditadura fascista.

A Romagem ao memorial do Alex contou as presenças de Élio Matias, Presidente da Junta de Freguesia de Bucelas, de Jorge Dias, membro da Comissão de Freguesia de Bucelas e da Comissão Concelhia do PCP de Loures e de Armindo Miranda, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP.

População do Prior Velho exige manutenção do balcão da CGD

priorvelho sessao-contra encerramento cgd 18062018A CDU, perante a ameaça da Administração da CGD de encerramento do balcão na Vila do Prior Velho, organizou uma Sessão Pública junto à dependência daquela instituição bancária no Prior Velho, que contou com a participação de Bernardino Soares, Presidente da Câmara Municipal de Loures e de outros eleitos da CDU na Câmara e Assembleia Municipal de Loures e na Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Sacavém e Prior Velho.
Os mais de centena e meia de populares que participaram, ontem, dia 18 de junho, na Sessão Pública e que assinaram o abaixo-assinado exigindo ao Primeiro-Ministro, António Costa e ao Ministro das Finanças, Mário Centeno, a continuidade do funcionamento do balcão da CGD no Prior Velho, confirmam a justeza desta luta e a sua continuação até que seja garantido a continuidade deste serviço público!
As assinaturas que estão a ser recolhidas junto da população e comerciantes do Prior Velho, serão entregues na Residência Oficial do Primeiro Ministro, em São Bento, no próximo dia 25 de junho, pelas 15 horas, durante uma concentração contra o encerramento dos balcões da Caixa Geral de Depósitos.
A CDU e os seus eleitos reafirmam a sua solidariedade com a luta da população do Prior Velho e o seu empenho, de em todos os órgãos, defenderem a manutenção do funcionamento dos balcões da Caixa Geral de Depósitos.

Contra o encerramento do balcão da Caixa Geral de Depósitos do Prior Velho

priorvelho-contra encerramento cxgeraldepositos netA Administração da Caixa Geral de Depósitos tenciona encerrar balcões em todo o país. Entre esses balcões tem a Administração da CGD a intenção de encerrar o balcão do Prior Velho!

No âmbito das várias acções em curso e em ponderação, visando a manutenção do balcão da Caixa Geral de Depósitos no Prior Velho, os eleitos da CDU na Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Sacavém e Prior Velho, na Assembleia Municipal e Câmara Municipal de Loures reúnem na próxima segunda-feira, dia 18 de Junho com a população do Prior Velho.

Esta reunião pública decorrerá a partir das 18h30, junto à dependência da Caixa Geral de Depósitos no Prior Velho e contará com a participação, entre outros eleitos, de Bernardino Soares, Presidente da Cãmara Municipal de Loures.

Segunda-feira, dia 18 de junho, pelas 18h30, em defesa da Caixa Geral de Depósitos no Prior Velho!

31 de Maio | Dia Nacional das Colectividades

Comunicdo Dia Nacional das Colectividades NETNo Concelho de Loures, o Movimento Associativo Popular tem uma expressiva dimensão numérica, com mais de 200 coletividades em atividade. É um espaço de participação e desempenha um insubstituível papel na democratização do acesso ao desporto, à cultura, na ocupação de tempos livres e na prevenção e coesão sociais, ou seja, na satisfação de importantes necessidades coletivas.

Ao assinalar o dia 31 de Maio, Dia Nacional das Colectividades, a CDU saúda todas as colectividades, os seus dirigentes, atletas e colaboradores e reafirma o seu empenho em, conjuntamente com as Associações, Clubes e Colectividades do Concelho de Loures, continuar e aprofundar as políticas de apoio e valorização do Movimento Associativo.

Consigo fazemos melhor!

campanha contacto maio 2018 netCAMPANHA DE CONTACTO COM A POPULAÇÃO

A CDU promove nos meses de Maio e Junho uma ampla campanha de contacto com a população do Concelho de Loures.
Nas muitas e diversificadas acções previstas – contactos de rua, sessões públicas, reuniões com associações, clubes, agentes económicos, etc. – estarão presentes eleitos municipais e das freguesias, assim como outros ativistas da CDU.
Pretendemos ouvir propostas e aspirações, conhecer, ainda melhor, as carências das freguesias e da população, encontrar as soluções que façam de cada um dos lugares do Concelho de Loures um local melhor para viver.
A CDU assume com energia os aliciantes desafios do futuro. Não nos desculpamos com as dificuldades. Ancorados numa estrita relação com a população, cumpriremos os nossos compromissos.
A prestação de contas do trabalho que fazemos nas autarquias é para a CDU um compromisso sério. No documento que iremos distribuir à população procuramos, de forma sucinta informar quanto ao trabalho realizado e em curso pelos eleitos no Município e nas freguesias.

A luta é o caminho!

Em comunicado a organização do PCP na freguesia de Santo António dos Cavaleiros expressa a sua solidariedade com as mais de 100 famílias que estão em vias de ser despejadas das suas habitações, à custa de uma lei injusta e que é claramente um ataque aos mais desfavorecidos. O direito à habitação destas famílias encontra-se assim colocado em causa por uma massiva operação de especulação imobiliária levada a cabo pela Fidelidade Seguros.

sac-comunicado-torres-fideliudade-abril2018A luta é o único caminho possível. É fundamental neste momento pressionar o governo PS para revogar esta gravosa lei.

É o direito à habitação de milhares de pessoas que está em causa, e é altura do PS se colocar do lado certo da questão.

Já chega de ver o PS na autarquia a dizer uma coisa, e outro PS na Assembleia da República a fazer outra completamente contrária.

O Partido Comunista Português mostra-se assim disponível para participar na luta com os inquilinos até que a lei seja revista e que se caminhe para um verdadeiro direito à habitação pelo que irá colocar novamente a discussão e votação na Assembleia da República a revogação desta lei e a aplicação de uma lei que proteja a parte mais fraca deste processo que são os arrendatários.