Encontro da CDU Cascais

Concelhia_CascaisO Encontro Concelhio de Cascais da CDU, realizado em 31 de Maio de 2008, reuniu, em Alcabideche, dezenas de militantes e activistas da CDU para proceder à análise do trabalho desenvolvido desde as últimas eleições autárquicas e definiu linhas de trabalho para o futuro.
Conheça a resolução aprovada no Encontro.

  Encontro Concelhio de Cascais da CDU
Resolução Politica aprovada

O Encontro Concelhio de Cascais da CDU, realizado em 31 de Maio de 2008, em Alcabideche, procedeu à análise do trabalho desenvolvido desde as últimas eleições autárquicas (Dezembro de 2005) e definiu linhas de trabalho para o futuro.

O Encontro Concelhio avaliou o importante trabalho desenvolvido, pela CDU e os seus eleitos, nos diferentes órgãos autárquicos do concelho - Câmara e Assembleia Municipal, Juntas e Assembleias de Freguesia -, levando ai, os principais problemas e aspirações que afectam os trabalhadores e as populações do concelho.

O Código do Trabalho, a Saúde, a Educação, as Acessibilidades e os Transportes Públicos, a Segurança das populações, o Ordenamento do Território, as questões do Ambiente, o Saneamento Básico, as alterações na Administração Pública, a privatização de serviços públicos, foram alguns, dos muitos dos problemas colocados.

O Encontro Concelhio destacou, positivamente, o trabalho desenvolvido através dos pelouros atribuídos à CDU, na Câmara Municipal (Protecção Civil), na Junta de Freguesia de Alcabideche (Tesoureiro, Colectividades, Desporto, Educação, Cultura) e na Junta de Freguesia de S. Domingos de Rana (Transportes Públicos, Ambiente, Espaços Verdes, Parques Infantis) e valorizou a intervenção relevante dos eleitos nas Assembleias de Freguesia e na Assembleia Municipal, enquanto parte integrante da afirmação da CDU no concelho.

Ao longo deste mandato, realizaram-se diversas iniciativas sobre problemas locais e do concelho, encontros com entidades locais e visitas a bairros e localidades com contactos directos com as suas populações e associações.

O Encontro Concelhio valoriza o conjunto do trabalho, acção e iniciativa desenvolvida pela CDU desde o início do mandato, sublinhando a necessidade de reforçar o trabalho de informação e divulgação junto das populações.

 A acção da CDU foi desenvolvida no contexto de maioria absoluta do PSD/CDS-PP, mo Município e em 5 das freguesias do concelho. A aposta e o apoio a parcerias público - privadas, à concessão de serviços públicos ou a constituição de várias entidades/Agencias, tem sido marcas da actual gestão, a par de uma vasta campanha de propaganda.

A acção da CDU, foi também importante, na única freguesia de gestão PS, opondo-se a uma gestão assente na propaganda e com falta de iniciativa, onde o assumir das realizações municipais é o principal objectivo da gestão local.

O Encontro Concelhio de Cascais da CDU, aponta como linhas de trabalho para o trabalho futuro:

  • Uma intervenção firme e decidida em torno dos interesses das populações do concelho, face à ofensiva do Governo PS de diminuição dos serviços públicos;
  • Prosseguir a reivindicação de investimentos da Administração Central no concelho;
  • Combater as politica negativas da gestão PSD/CDS-PP no Município e freguesias;
  • Desenvolver e afirmar publicamente a CDU e as suas propostas para Cascais;
  • Desenvolver uma maior coordenação entre o trabalho dos eleitos nos vários órgãos autárquicos, assim como uma melhor articulação entre a acção institucional e as reivindicações das populações;
  • Intensificar as visitas a bairros, localidades, freguesias e os contactos com entidades e associações, para ouvir, esclarecer, conhecer os problemas, transformando-os em reivindicação, propostas e luta organizada das populações;
  • Considerar como prioridade, nas medidas a adoptar, o trabalho de informação CDU junto das populações;
  • Constituir até final de 2008, a Coordenadora Concelhia da CDU;
  • Promover no 1º trimestre de 2009, um novo Encontro Concelhio da CDU.

A concretização das linhas trabalho apontadas, exige a mobilização dos activistas da CDU e o desenvolvimento de esforços para o alargamento e envolvimento de mais pessoas em todo o trabalho.

Encontro Concelhio de Cascais da CDU
31 de Maio de 2008