CDU apresenta proposta na Câmara Municipal da Amadora para a compra do património do Estrela da Amadora

A CDU, através da sua vereação na Câmara Municipal, apresentou hoje, a proposta de aquisição de todo o património insolvente do Estrela da Amadora, cabendo à Câmara Municipal acionar o direito de preferência que a lei lhe confere.

Na Amadora, a CDU já apresentou por diversas vezes a proposta da criação de uma “Cidade Desportiva“ nesta área do concelho, mantendo todo o complexo desportivo (Reboleira) incluindo igualmente a aquisição dos pavilhões da Académica da Amadora (também património em posse de uma administração da massa falida).

O acesso de todos os cidadãos à prática desportiva, constitui um elemento indispensável à melhoria da saúde e da qualidade de vida, à afirmação de capacidades, de todos quantos passaram a fruir uma prática social e cultural.

A CDU nas autarquias pugna e fomenta uma politica democrática que se afirma com o conceito de “Desporto para todos”.

Leia o comunicado e a proposta entregue pela CDU à Câmara Municipal da Amadora.

A Quinta da Lage esteve, uma vez mais, isolada pelo fogo

Festa Popular da Damaia 2019

Foi a terceira vez em quinze dias, sendo a primeira na semana passada com um incêndio na entrada sul, numa zona de mato alto e seco que circunda o Bairro e vem até às habitações, seguido de um segundo reacendimento que consumiu parte de uma habitação e ontem um novo incêndio na parte norte, na encosta da Brandoa que cercou o Bairro numa frente de fogo perigosa.

A Quinta da Lage é um bairro fragilizado a todos os níveis, desde logo pelo abandono a que tem sido votado pela autarquia PS, que não cuida da segurança e protecção dos seus moradores, não efectuando, como lhe compete, a limpeza regular e remoção de lixo dentro do Bairro há vários meses, contribuindo, dessa forma, para uma crescente e insuportável insalubridade, depauperando as condições de vida de quem ali habita. Pior ainda, os matos, que circundam o bairro atingem nalguns sítios, mais de dois metros de altura e estrangulam-no, num perigoso abraço que coloca em risco os bens e a vida de quem ali mora.

Tudo isto ocorre quando esta população é confrontada com demolições das suas casas tendo como objectivo o de acabar com este bairro, sem soluções para quem lá vive.

Leia o comunicado da CDU Amadora sobre os fogos na Quinta da Lage.

Câmara e Junta de Freguesia do PS encerram Estação dos CTT da Venda Nova

Trabalhadores dos CTT procedem à retirada de equipamentos das instalações

"Ignóbil"

Enquanto os trabalhadores dos CTT procederam à retirada de equipamentos das instalações, a vereadora na Câmara da Amadora e candidata do PCP à Assembleia da República, Isabel Rosa interveio, não apenas na denuncia desta ignóbil postura da Presidente da Câmara Municipal e da Presidente da Junta de Freguesia da Falagueira Venda Nova, como na necessidade de continuar a luta pela reabertura da Estação dos CTT, que passa também pela renacionalização desta empresa de crucial interesse para o País e para as populações e isso também depende do resultado das próximas eleições para a Assembleia da República.

Falou igualmente o 1º subscritor do abaixo assinado que decorre junto da população e que atingiu, nesta data, cerca de 800 assinaturas e que será objecto de uma iniciativa de entrega aos órgãos competentes exigindo a Estação dos Correios na Venda Nova, Amadora.

Dirigentes Sindicais também intervieram no mesmo sentido e na defesa dos interesses e direitos dos trabalhadores dos CTT.

Festa da popular na Damaia

Festa Popular da Damaia 2019

No passado dia 7 de Julho concretizou-se a bonita Festa Popular na Damaia, com comes e bebes, com várias bancas e uma exposição sobre a Revolução de 25 de Abril.

Realizou-se um comício que contou com a presença da camarada Fernanda Mateus membro da comissão política do Comité Central do PCP e uma intervenção concelhia do camarada António Magalhães.

Festa de grande convívio e luta!

Acção de solidariedade e denuncia da CDU com a grave situação na Estrada Militar na Damaia

A Câmara Municipal da Amadora do PS faz política de “terra queimada” nos bairros degradados.

Desde que foi iniciado o programa de realojamento que os moradores assistem a demolições e a uma contínua degradação do espaço. Hoje, os que ainda lá estão sobrevivem num verdadeiro inferno.

Recentemente os residentes viram o edifício da Loja Social ser demolido, um equipamento que mantinha uma actividade de apoio à população, nomeadamente a crianças e jovens.

A organização de freguesia e a Comissão Concelhia da Amadora do PCP apela à população e à opinião pública para lutar e reclamar junto da Câmara Municipal da Amadora medidas urgentes para resolver estes graves problemas de salubridade e saúde pública e reiniciar com urgência o processo de realojamento e integração desta população na nossa comunidade.

O PCP irá intervir com os seus eleitos nos órgãos autárquicos e na Assembleia da República, para que esta situação se resolva com a dignidade que a população merece.

Voto de Pesar pelo falecimento de Maria Helena Chaínho Pereira

Maria Helena Chaínho Pereira nasceu em 5 de maio de 1949 no Monte da Várzea, na Freguesia de Santa Margarida da Serra, concelho de Grândola e faleceu na Amadora no dia 1 de novembro de 2018.

Filha de operários agrícolas, Helena Chaínho era a mais nova de nove filhos. A sua infância e grande parte da juventude foi vivida na terra natal, tendo vindo para a zona de Lisboa, à procura de emprego e melhores condições de vida, tendo exercido a profissão de empregada de escritório.

Aderiu ao Partido Comunista Português em Outubro de 1974.

Desenvolveu atividade política também no plano local: Era membro da Comissão Concelhia da Amadora, tendo integrado o seu executivo até 2003. Era membro da Comissão de Freguesia da Reboleira e foi eleita nas Assembleias de Freguesia da Reboleira e das Águas Livres. Atualmente era Presidente da Assembleia Geral da Associação de Reformados Pensionistas e Idosos da Reboleira.

Os eleitos CDU à Assembleia de Freguesia de Águas Livres apresentaram o seguinte voto de pesar na sessão ordinária de 19 de dezembro de 2018, aprovado por maioria.

Remoção de antenas de televisão sem uso

Observa-se hoje, com a proliferação de meios alternativos de recepção de sinal televisivo, milhares de antigas antenas degradadas e sem uso, constituído não só um foco de poluição visual mas também um risco de segurança de pessoas e bens em caso de queda dessas estruturas.

Nesse sentido, por proposta dos eleitos da CDU, a Assembleia de Freguesia de Águas Livres recomendou ao executivo da Junta de Freguesia que promova uma campanha de sensibilização e informação junto da população sobre a necessidade dos condomínios retirarem, por razões de segurança e estética, as antenas sem uso instaladas nos telhados dos edifícios.