Moção – Pela regulamentação urgente do Suplemento de insalubridade, penosidade e risco aos trabalhadores da Administração Local

cantoneiros de limpezaA CDU apresentou, na reunião de Câmara Municipal de Odivelas realizada a 30 de Setembro de 2020, uma Moção que reclama a regulamentação urgente do suplemento de insalubridade, penosidade e risco na Administração Pública e a sua atribuição aos trabalhadores da Administração Central e Local, que exercem funções nessas situações.

No texto da moção pode ler-se:

“No decurso da difícil situação de pandemia que vivemos, ficou demonstrada a importância da atribuição do suplemento de insalubridade, penosidade e risco. Os trabalhadores da Administração Local, dos Municípios e das Freguesias, dos diversos sectores, desde a proteção civil à recolha de resíduos, dos serviços de água e saneamento até à limpeza urbana, desempenharam, e desempenham, um papel essencial, sendo dos trabalhadores mais expostos ao risco de contágio durante a epidemia da covid 19, tendo um maior nível de penosidade e risco nas funções que desempenham em qualquer circunstância.

O papel dos trabalhadores das autarquias que asseguram os serviços essenciais, com forte exposição ao perigo, deve merecer, muito mais do que o aplauso de todos, a sua valorização efetiva em termos reais.

Esta moção foi aprovada por unanimidade.

Ver documento em PDF

Rácios de Assistentes Operacionais

escola ensino basico sala aulaProposta da CDU que solicita ao Governo a alteração da portaria que regula os Rácios de Assistentes Operacionais de forma a dotar as escolas com os profissionais efectivamente necessários ao seu regular funcionamento, foi aprovada por unanimidade na reunião de Câmara Municipal de Odivelas de 16 de Setembro de 2020.

Ver o documento em pdf.

VENDA DE EPs (Entrada Permanente)

 Festa do Avante! 2020
Horários

2020 festa avante

  • Centro de Trabalho de Odivelas (Rua Guilherme Gomes Fernandes, 79 | Odivelas)

  •  - das 10h00 as 18h00 de segunda-feira a sexta-feira

  • Centro de Trabalho da Pontinha (Praça Prof. Bento de Jesus Caraça, 11-A - C/V | Pontinha)

    • - das 15h00 as 18h00 de segunda-feira a sexta-feira

COVID-19 e a situação no concelho

 20200702A CDU tem acompanhado, desde a primeira hora, a evolução da pandemia por SARS-CoV-2 no Concelho de Odivelas.

Ao longo destes meses os eleitos da CDU interpelaram os responsáveis municipais e foram sugerindo diversas tomadas de medidas que se afiguravam como necessárias e pertinentes. Ao longo do tempo fomos chamando a atenção para a existência de especificidades no Concelho de Odivelas que necessariamente deviam ser tomadas em consideração para um eficaz combate à pandemia.

De igual modo registámos atempadamente a alteração da situação que se fazia sentir na AML e no próprio Concelho de Odivelas, em particular desde os finais de Maio e início do mês de Junho.

Ver documento em PDF

Retirada do amianto da Escola Secundária da Ramada | A obra rodoviária do Nó das Escolas da Ramada

NI 062020A CDU congratula-se com:

- Retirada do amianto da Escola Secundária da Ramada
- A obra rodoviária do Nó das Escolas da Ramada

 Ver documento em PDF

Precisamos de uma Junta de Freguesia activa e que valorize os trabalhadores

PSA 072020Realizou-se no dia 29 de Junho de 2020 uma Assembleia de Freguesia da UF da Póvoa de S. Adrião e Olival Basto.

 

Ver documento em PDF

Retirada do amianto nas Escolas, ontem já era tarde

 20200625 NIO PCP regista a assinatura do protocolo para remover amianto das escolas, assinado na Escola Secundária da Ramada, em Odivelas, no passado dia 23 de Junho de 2020. A Lei que previa a remoção de amianto em edifícios, instalações e equipamentos públicos, foi publicada em 2011.

Lembramos que, pelo menos desde 2014, o PCP e os seus eleitos nos órgãos autárquicos têm levantado esta questão, tanto na Câmara Municipal como na Assembleia Municipal. Recentemente, a 26 de Junho de 2019 em Reunião de Câmara, denunciámos o risco efectivo de saúde pública para os alunos, professores e funcionários da Escola Secundária da Ramada, pois os telheiros dessa escola têm fibrocimento altamente danificado.

Em Fevereiro de 2020, o PCP fez uma proposta, na Assembleia da República, de reforço das verbas para que se avance de uma vez por todas na remoção do amianto.

Ver documento em PDF