1847, Engels, Princípios Básicos do Comunismo

O trabalho Princípios Básicos do Comunismo é um projecto de programa da Liga dos Comunistas, escrito por Engels em Paris por encargo do Comité Regional da Liga. Considerando-o como um projecto prévio, Engels, na carta a Marx de 23 - 24 Novembro de 1847, propõe o abandono da forma de catecismo e a redacção de um programa da Liga dos Comunistas sob a forma de Manifesto Comunista.

No segundo Congresso da Liga dos Comunistas (29 Novembro - 8 de Dezembro), as opiniões de Marx e Engels foram inteiramente aprovadas; foram encarregados de elaborar o programa da Liga - o Manifesto do Partido Comunista. Na redacção do Manifesto, os fundadores do marxismo utilizaram uma série de teses expostas nos Princípios Básicos do Comunismo.

No trabalho Princípios Básicos do Comunismo Engels fundamentou teoricamente alguns dos princípios tácticos e programáticos do partido proletário e apontou as medidas com as quais o proletariado, depois de ter conquistado o poder, prepararia a passagem do capitalismo ao socialismo.

(Importar Livro em formato .pdf)