1904, Um Passo em Frente, Dois Passos Atrás - Resposta a Rosa Luxemburgo

 

Ler Trabalho de Lénine em PDF

Em Maio de 1904 foi publicado o livro de V. I. Lénine Um Passo em Frente, Dois Passos Atrás (A Crise no Nosso Partido), no qual se fundamentavam de forma científica e completa os princípios organizativos do partido marxista.
A este livro está ligada uma nova e grande etapa na elaboração da doutrina marxista-leninista do partido, na luta dos marxistas russos, encabeçados por Lénine, pela criação na Rússia de um partido verdadeiramente revolucionário da
classe operária, de um partido de novo tipo.
No livro faz-se uma análise pormenorizada de todo o curso da luta dentro do partido no II Congresso do POSDR, realizado de 17 (30) de Julho a 10 (23) de Agosto de 1903 (Bruxelas e Londres), e no período posterior ao Congresso. Ocupa um lugar central a questão da importância política da divisão do partido em «maioria» e «minoria». Lénine demonstrou de forma irrefutavelmente convincente que a «maioria» era a ala revolucionária e a «minoria» a ala oportunista do POSDR. Essa divisão, conclui Lénine, é uma continuação directa e necessária da divisão da social-democracia em revolucionária e oportunista, divisão há muito surgida noutros países.
Os oportunista do movimento social-democrata russo contavam com o apoio dos dirigentes da II Internacional.
Mesmo Rosa Luxemburg, que se encontrava na esquerda da II Internacional, não compreendeu o significado da luta de Lénine por princípios organizativos e por uma disciplina partidária firmes e pronunciou-se contra Lénine num artigo publicado na revista Die Neue Zeit. O artigo foi traduzido para russo e publicado com o título «Questões de organização da social-democracia russa», no nº 69 do Iskra. A resposta a este artigo foi dada por Lénine nesta obra Um Passo em Frente, Dois Passos Atrás. Resposta de N. Lénine a Rosa Luxemburg, enviada a K. Kautsky. Mas Kautsky recusou-se a publicar o artigo na Die Neue Zeit a pretexto que isso podia «prejudicar» a causa da social-democracia russa.