1919, VIII Conferência de Toda a Rússia do PCR(b)

A VIII Conferência de Toda a Rússia do PCR (b) realizou-se em Moscovo em 2-4 de Dezembro de 1919, participando nela 45 delegados com direito a voto e 73 com voto consultivo. A ordem de trabalhos da conferência era a seguinte:  1) relatório do CC; 2) relatório sobre a situação internacional; 3) questões da ordem de trabalhos do VII Congresso do Sovietes de Toda a Rússia (a questão da edificação soviética); 4) o poder soviético na Ucrânia; 5) os estatutos do Partido; 6) o trabalho entre os novos membros do Partido; 7) a questão dos combustíveis.

Lénine pronunciou o discurso de abertura da Conferência, apresentou o relatório político do CC, pronunciou um discurso sobre o Poder Soviético na Ucrânia, preparou o projecto da resolução publicada sobre a questão da política internacional.

Na Conferência foram aprovados , de acordo com a decisão do VIII Congresso do PCR (b), os novos estatutos do Partido.

Com alterações insignificantes, o projecto de resolução sobre a política internacional foi aprovado pela Conferência, e depois tornado público por Lénine em 5 de Dezembro, no seu relatório ao VII Congresso dos Sovietes de Toda a Rússia, e aprovado unanimemente pelo Congresso como proposta de paz aos países da Entente. A resolução do Congresso foi publicada na imprensa a 6 de Dezembro de 1919.

A proposta de paz do Congresso foi enviada ao governos das potências da Entente em 10 de Dezembro de 1919. Os governos da Inglaterra, França, Estados Unidos e Itália recusaram-se a examinar a proposta.

Ler Texto de Lénine em PDF