1996, Álvaro Cunhal - O caminho é a luta!

"Temos constantemente lutado no terreno em que a direita nos quer fixar como terreno exclusivo do confronto político. Terreno da mentira, da calúnia, de campanhas obrigando constante- mente a desmentidos e desviando as atenções das realidades e consequências da política de direita.

Cada vez mais temos que obrigar a direita a travar o confronto no nosso próprio terreno. O terreno da verdade dos factos. Da explicação dos fenómenos e atitudes. Do conhecimento e difusão das reais situações. Dos interesses concretos dos trabalhadores, do povo e do país. Das soluções que propomos. Da ligação estreita e actuante com as massas populares, com os seus interesses, problemas e aspirações.

No terreno escolhido pela direita somos muitas vezes obrigados a uma posição defensiva. No nosso terreno, passando à ofensiva e colocando a direita em posições desfavoráveis, temos alcançado e podemos continuar a alcançar êxitos consideráveis."

Plena de validade e vitalidade esta citação do texto que hoje publicamos da intervenção de Álvaro Cunhal no XV Congresso do PCP em 1996.