É preciso resistir à destruição da NAV e da soberania nacional

mini-nav-reqNum  momento em que a União Europeia faz crescer a pressão contra a soberania nacional sobre o Espaço Aéreo, o PCP questiona o Governo português sobre a necessária resistência a este processo que visa degradar ainda mais as condições para o desenvolvimento soberano do país e mercantilizar mais esta actividade com a sua subsequente tomada pelas multinacionais, destruindo mais emprego de qualidade e criando novas dependências do exterior.

Ler Requerimento em PDF

Projecto de Resolução contra «Céu Único» 2+ em defesa da NAV e da soberania

ses2O PCP apresentou na Assembleia da República um projecto de resolução destinado a recusar o processo europeu conhecido por ses2+ - um processo que se destina à liquidação da soberania nacional sobre o espaço aéreo, à fragmentação da NAV com a privatização de alguns dos seus serviços e a alienação ao estrangeiro de outros.

Ler Projecto de Resolução em PDF

PCP solidário com a luta em defesa da soberania nacional sobre o espaço aéreo

No dia em que em 11 países europeus se realizam acções de protesto contra a nova tentativa de imposição do Céu Único, a célula do PCP na NAV alerta os trabalhadores e o povo português para a gravidade dos projectos que estão a ser cozinhados na Comissão Europeia com a cumplicidade do Governo Português: a eliminação da soberania nacional sobre o espaço aéreo e o desmantelamento das empresas nacionais de controlo aéreo. São políticas que a não serem travadas implicarão mais desemprego, mais dependência nacional, menos exportações de serviços, mais importações de serviços e menos receitas para o Orçamento de Estado. O PCP apela ao crescimento da luta - em todas as frentes - contra a política de traição nacional em curso, sublinhando a importância da massiva adesão à greve geral de 27 de Junho.

Ler Requerimento em PDF sobre o tema

PCP apela à luta dos trabalhadores da NAV: em defesa da empresa, dos salários e do futuro de Portugal!

mini-navgg

O PCP coloca aos trabalhadores da NAV a necessidade de desenvolver a luta contra o projecto de liquidação da soberania nacional sobre o espaço aéreo (céu único) que continua a ser congeminado com a colaboração de PS, PSD e CDS, bem como de desenvolver a luta contra o assalto fiscal e o ataque aos direitos dos trabalhadores vertidos na actual proposta de Orçamento de Estado - uma luta que passa desde já pela manifestação de 31 de Outubro e pela Greve Geral de 14 de Novembro.

Ler Comunicado em PDF

PCP solidário com a luta dos trabalhadores da NAV

nav jun2012Em comunicado aos trabalhadores da Empresa, a célula do PCP na NAV repudia veementemente o comportamento do Governo, quer as ameaças e mentiras que ontem o Ministro da Economia bolsou na Assembleia da República, quer a forma como o Governo tem afrontado os direitos dos trabalhadores e prejudicado a empresa e a soberania nacional.

Ler Comunicado em PDF

PCP intervem na Assembleia da República contra política criminosa que está a ser imposta à NAV

O PCP exigiu hoje a presença do Secretário de Estado dos Transportes na Assembleia da República para ser confrontado com a política criminosa que o Governo está a impor no controlo aéreo e para esclarecer a Assembleia da República das cedências de soberania (no quadro do céu único europeu) que anda a negociar com o governo espanhol nas costas dos trabalhadores e do povo português.

Ler requerimento em PDF

Trabalhadores da NAV em luta face à agressão sistemática do Governo à Empresa e aos seus Direitos

Os trabalhadores da NAV iniciaram hoje uma jornada de luta em defesa da sua Empresa e dos seus direitos. O PCP lamenta que o Governo prossiga a sua linha suicida, que, além de todas as perdas que a política de redução do preço da força do trabalho está a trazer ao país, no caso concreto da NAV, está a provocar perdas de milhões de euros em exportações beneficiando as multinacionais do sector aéreo, e a agravar o risco de alienação do controlo nacional do espaço aéreo. O PCP recorda que sobre estas questões tem repetidamente exigido uma intervenção diferente do Governo, e saúda a luta dos trabalhadores da NAV que defendem os seus direitos mas defendem igualmente a economia e a soberania nacional.

Ler Requerimento entregue em Janeiro e ainda sem resposta

Na NAV há todas as razões para uma grande adesão à greve geral

nav2012ggA Célula do PCP na NAV está a distribuir um comunicado aos trabalhadores da empresa sobre as razões para uma forte participação na greve geral de 22 de Março - por um lado, como forma de protesto contra os sucessivos roubos praticados pelo governo aos trabalhadores da NAV, e por outro, para derrotar uma revisão do Código de Trabalho que implicará novas reduções dos rendimentos e dos direitos dos trabalhadores.

Ler Comunicado em PDF

PCP questiona Governo sobre criminoso comportamento com a NAV

navlog.jpg A NAV é a empresa pública responsável pelo controlo aéreo do espaço nacional e atlântico. É uma empresa pública, internacionalmente reconhecida, que aporta ao Estado português milhões de euros de receitas directas e indirectas, e desenvolve uma actividade estratégica que o imperialismo europeu quer assimilar no quadro da política do "céu único". Encontra-se desde janeiro sem administração, numa atitude que o PCP não hesita em classificar como de criminosa incompetência ou cumplicidade com os interesses que a querem destruir. Uma situação que o PCP exige ver sanada imediatamente. 

Ler Requerimento em PDF