Apelo ao voto dos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa

cdu pe2019 metroSão 48 os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa que apelam ao voto na CDU, num comunicado onde se desenvolvem os argumentos que justificam esse voto: É que na Empresa, no País e na Europa, foi sempre a CDU quem esteve ao lado dos trabalhadores do Metropolitano!

Ler Comunicado em PDF

PCP coloca 5 requerimentos escritos sobre o Metropolitano de Lisboa

bd pmo3As ORT do Metropolitano de Lisboa convidaram os grupos parlamentares na Assembleia da República para uma reunião sobre o funcionamento da empresa e as medidas a adoptar, no curto prazo, para alargar a oferta. Uma reunião que o Conselho de Administração, ilegalmente, proibiu, e que teve de realizar-se à porta da empresa.

Desta reunião resultaram 5 requerimentos escritos ao Governo: Sobre a Proibição de Entrada na Empresa (aqui); Sobre as deficiências dos novos horários de trabalho (aqui); sobre a necessidade de contratar mais trabalhadores (aqui); sobre a proibição de carregamento de carros eléctricos (aqui); sobre a nomeação da «nova» administração (aqui).

PCP denuncia destruição de painel de Rogério Ribeiro em Sete Rios

painer rrO PCP denunciou na Assembleia da República o estado de degradação deste Painel de Rogério Ribeiro em Sete Rios, na sequência da instalação de um supermercado na Estação de Sete Rios. O Painel foi não só semi destruído para realizar obras de acesso, como passou a merecer o tratamento que se vê.

Ler Requerimento em PDF

PCP cumpre compromisso e apresenta projecto no Parlamento sobre a expansão da Rede de Metro

Dando expressão parlamentar à luta contra a opção do governo, o PCP apresentou o projecto de resolução que se anexa, e que sinteticamente aponta três necessidades: (1) Não avançar para a construção da Linha «Circular» (2) Dar prioridade à expansão a Alcãntara e (3) Dar prioridade à expansão a Loures.

Ler Projecto de Resolução em PDF

Sala Cheia na Audição Pública da CDU sobre a Linha Circular: A luta continua!

20190205audicaolinhacircularMais de 150 pessoas participaram na Audilção Pública promovida pela CDU com o lema »A Linha Circular é uma Má Opção». Autarcas, incluindo o Presidente da Câmara Municipal de Loures, técnicos do sector, representantes dos trabalhadores, membros das Comissões de Utentes, e diveros utentes, convergiram na crítica a um projecto, que como João Ferreira sintetizou, é uma opção errada e cara, vai prejudicar os actuais utentes e impedir a concretização das expansões de rede que se impunham, nomeadamente para Alcântara e Loures. O PCP assumiu o compromisso de apresentar na Assembleia da República uma iniciativa legislativa sobre esta matéria.

A 5 de Fevereiro, Audição Pública «A Linha Circular é uma Má Opção!»

cartazete 5fev2019Enquanto o Governo continua a tentar impor o desvio de todas as verbas para a expansão do Metropolitano para o seu projecto de Linha Circular, o PCP continua a tudo fazer para alertar e mobilizar as populações, e para tentar travar esta opção, que prejudica os actuais utentes e inviabiliza outros investimentos, muito mais estratégicos, como é o caso das expansões a Alcântara e a Loures.

Ler Comunicado para Telheiras

Ler Comunicado para Odivelas

Ler Comunicado para Loures

Ler Comunicado para Zona Ocidental da Cidade de Lisboa

Acabar com o marasmo nas obras do Metro de Arroios e Areeiro

req metroarroiosareeiroUma moção da CDU sobre o arrastar das obras do Metropolitano em Arroios e no Areeiro, foi aprovada na CM Lisboa. A CDU exige não apenas a tomada de medidas para  proteger e ressarcir os comerciantes, como exige que desta vez se aprenda com os erros, nomeadamente com a realização de concursos de adjudicação tendo como único critério o preço mais baixo.

Ler Moção aprovada em PDF

Opção pela Linha Circular é errada e prejudica a expansão do Metropolitano

linhacircularnaoQue um Governo decida investir nos transportes públicos deveria ser sempre uma razão para ser saudado. Infelizmente, a opção pela Linha Circular é completamente errada, degrada a Linha Amarela, não faz crescer a oferta para a Zona Ocidental de Lisboa e Loures como se impunha, e implica investimento colossais na construção. Mas mais uma vez, falaram mais alto os valores da especulação imobiliária.

Ler Nota de Imprensa em PDF

Ainda há tempo para travar o desbaratar de recursos na Linha Circular

targeta linha circular 1218Apesar de 90% de opiniões negativas na Audição Pública, apesar dessas opiniões incluirem os técnicos mais prestigiados do sector, o projecto da Linha Circular recebeu luz verde da APA e deu-se mais um passo na concretização de uma opção errada e que prejudicará gravemente os utentes e a região.  Em comunicado à população o PCP alerta para a necessidade de fazer crescer a luta contra esta opção errada.

Ler Comunicado em PDF

Metro: falta de trabalhadores, desinvestimento, subfinanciamento, opções erradas, especulação imobiliária

planoseteriosNa sequência de uma reunião com as ORT do Metropolitano de Lisboa, o PCP tornou pública uma nota de imprensa sobre a situação na empresa onde contesta  o processo da venda dos terrenos de Sete Rios, volta a denunciar a falta de trabalhadores e o facto do governo ter voltado a violar a palavra dada não se tendo concretizada as entradas sucessivamente anunciadas, aponta para a necessidade de combater a opção de desviar o dinheiro para uma errada Linha Circular.

Ler Nota de Imprensa em PDF