João Ferreira, candidato da CDU à Presidência da CML, contacta população no Bairro dos Lóios, em Marvila

marvila visita bairro loiosJoão Ferreira, vereador do PCP e candidato da CDU à Presidência da Câmara Municipal de Lisboa, no passado dia 23 de Maio, num contacto de rua no Bairro dos Lóios, em Marvila. Tendo sido distribuído o seguinte documento:

Com a CDU - Soluções para os Bairros Municipais de Lisboa! Calcula-se que cerca de 90 mil lisboetas vivem em bairros de gestão municipal ou do IHRU, ou seja, perto de um quinto da população da cidade.

Estes Bairros – habitados por população de mais baixos rendimentos – não têm merecido a devida atenção por parte da Câmara Municipal de Lisboa.

Casas degradadas, sem condições de habitabilidade. Tipologias desfasadas das necessidades das famílias, com pessoas a mais para um reduzido número de divisões. Prédios onde os espaços comuns estão degradados, sem a necessária manutenção. Equipamentos avariados que ficam meses ou anos sem reparação, como é o caso dos elevadores. Lojas abandonadas.

Nas ruas e no espaço público a situação não é melhor. Em muitos bairros as ruas estão sujas, por vezes sem as mínimas condições de higiene. Faltam equipamentos para as crianças e para os mais idosos. Faltam espaços verdes. Falta segurança e tranquilidade aos moradores. Faltam actividades de lazer, cultura e desporto. Faltam serviços públicos, como transportes, centros de saúde, farmácias ou, simplesmente, multibancos.

A Gebalis – a empresa responsável pela gestão destes Bairros Municipais – ou não responde às queixas e às solicitações dos moradores ou apenas o faz tarde e a más horas.

Este é o retrato da generalidade dos Bairros Municipais ao fim de dez anos de maioria do PS na Câmara Municipal de Lisboa. Mesmo algumas obras que foram sendo feitas nalguns bairros (caso do Padre Cruz, por exemplo) chegaram tarde e só graças à pressão e insistência dos moradores, à qual a CDU sempre juntou a sua voz, depois de sucessivos e injustificados adiamentos.

PSD e CDS, quando estiveram no Governo, agravaram as já difíceis condições de vida de muitos dos moradores dos Bairros Municipais. Roubaram salários, subsídios de desemprego, abonos de família e outras prestações sociais. Aumentaram o desemprego e a pobreza. Não permitiremos que façam o mesmo a partir da Câmara Municipal de Lisboa!

 

SABIAS QUE:

 

- Nos últimos quatro anos, o PS na Câmara Municipal de Lisboa investiu nos quase 70 Bairros Municipais de Lisboa menos do que aquilo que arrecadou em apenas dois anos de taxa turística?

- Os contratos aprovados pela Câmara com empresas privadas para gerir alguns dos espaços verdes da cidade envolvem mais verbas do que tudo o que foi investido em quatro anos nos Bairros Municipais?

 

A CDU, em Lisboa, desde há muito que defende um outro caminho para os Bairros Municipais!

 

Um caminho de valorização e dignificação destes Bairros. Que invista mais recursos na melhoria das habitações, dos prédios, das ruas, do espaço público.

Uma política de proximidade, que envolva os moradores e as suas associações na resolução dos problemas que os Bairros enfrentam. Que estimule a criação de associações de moradores onde estas ainda não existem e apoie e incentive as existentes.

 

Uma intervenção rápida, seja na atribuição de habitações, seja na reparação de avarias ou de actos de vandalismo, seja na resposta às reclamações ou sugestões dos moradores.

Maior atenção na limpeza e gestão do espaço público, nos equipamentos, nos serviços públicos, nas oportunidades para a prática de desporto e no acesso à cultura e ao lazer. Maior empenho na segurança e tranquilidade da população.

 

É urgente disponibilizar mais fogos, construir e reabilitar novos bairros, no fundo, colocar os poderes públicos ao serviço dos que menos têm e menos podem.