CDU promove Audição «O Tejo, o Trabalho e a Cidade»

audicao20170504A CDU realizou hoje uma Audição sobre «O Tejo, o Trabalho e a Cidade» com um conjunto de Organizações Representativas dos Trabalhadores dos sectores Fluvial, Marítimo e Portuário (aceitaram o convite a Fectrans, o Sindicato dos Estivadores, o OficiaisdeMar, o Simamevip, o Sindicato dos Fluviais, o SNTSF e a CT da Transtejo). Na sua intervenção João Ferreira começou por sublinhar que «Ao longo dos anos tornou-se comum ouvir falar da necessidade de “devolver o Tejo à Cidade”. Muitas vezes essa perspectiva – em si justa – ficou associada a uma visão amputada da Cidade, a visão que esquece que é o trabalho e a forma como nos organizamos para trabalhar que estrutura a Cidade e determina a qualidade de vida na Cidade», para depois integrar um conjunto de propostas e reivindicações na visão de Cidade pela qual a CDU se compromete a trabalhar.

Ao longo dos anos tornou-se comum ouvir falar da necessidade de “devolver o Tejo à Cidade”. Muitas vezes essa perspectiva – em si justa – ficou associada a uma visão amputada da Cidade, a visão que esquece que é o trabalho e a forma como nos organizamos para trabalhar que estrutura a Cidade e determina a qualidade de vida na Cidade.

Em defesa do sector marítimo-portuário e da economia nacional

quadr mpO PCP confrontou o governo com um conjunto de questões relativas ao Sector Marítimo-Portuário: questionou a forma como se está a exigir os certificados médicos aos marítimos (ler); alertou para o definhar do 1º registo nacional e para as dificuldades que isso está a trazer aos praticantes e marítimos (ler); apontou para a necessidade de um serviço nacional de dragagens (ler) e para a possibilidade de dar uma resposta nacional ao serviço de bancas (ler); denunciou o facto dos serviços de inspecção de navios estarem a ser desmantelados (ler). Tudo reflexos da política de direita que continua a ser imposta no sector, e pistas de uma rumo diferente que a economia nacional deveria seguir igualmente neste sector,

PCP questiona governo sobre futuro dos trabalhadores dos navios Porto e Funchal

20170308naviosfunchalporto

O Partido Comunista Português deslocou-se hoje ao Cais da Matinha no Porto de Lisboa, tendo contactado com tripulantes dos navios Funchal e Porto, que ali se encontram desde 2015, afetados pelas graves consequências de um processo de insolvência daquele que em agosto de 2013, Pedro Passos Coelho apontou como um empresário modelo para o país. Aos trabalhadores está a ser imposta uma situação insustentável, particularmente desde dezembro de 2016, altura em que deixaram de ser pagos os salários a estes trabalhadores e deixou de ser feito o abastecimento de combustível a estes navios, degradando as condições de trabalho e de habitabilidade a bordo. O PCP já exigiu do Governo uma pronta resposta a esta situação.

Ler Requerimento em PDF

PCP assume três prioridades para o sector portuário: complementariedade dos Portos, ligação ao aparelho produtivo, trabalho com direitos!

O PCP aproveitou o debate sobre o Sector Portuário para colocar três questões centrais para o futuro do sector: o fim da ideia de concorrência entre os portos nacionais e antes a aposta na sua complementariedade; o fim da centralidade das preocupações da ligação dos portos à europa, e a prioridade à ligação do aparelho produtivo nacional aos portos; o fim da política de exploração, precariedade e baixos salários, e a aposto no trabalho digno e com direitos.

Nos Portos, só a luta dos trabalhadores pode travar a exploração e a precariedade!

comunicadoportos201607O Sector Portuário do PCP está a distribuir um comunicado aos estivadores, onde se abordar duas grandes questões: o combate à precariedade e à exploração na estiva, valorizando a luta e a assinatura de um CCT no Porto de Lisboa e alertando para a necessidade de alargar essa luta; o facto de PS/PSD/CDS, a troika da política de direita, terem-se aliado para chumbar o projecto de resolução do PCP que apontava a necessidade de rever o regime jurídico do trabalho portuário, e o facto dessa luta ter que ser intensificada em cada Porto.

Ler Comunicado em PDF

PCP expressa solidariedade activa à luta dos estivadores contra a precariedade e a exploração

foto bdias1606Na Manifestação contra a Precariedade promovida pelo Sindicato dos Estivadores, o deputado do PCP Bruno Dias expressou a solidariedade activa do PCP com a luta destes trabalhadores. A Manifestação, que decorreu entre o Cais do Sodré e São Bento, contou com a participação de estivadores de vários Portos do país, da FECTRANS/CGTP-IN e de várias outras organizações.

Ver Intervenção do PCP na Manifestação

Esclarecedora audição do Sindicato dos Estivadores no Parlamento, na sequência de proposta do PCP

Por iniciativa do PCP, realizou-se na Comissão de Economia da Assembleia da República a Audição ao Sindicato dos Estivadores, ocasião para desmintir cabalmente as muitas mentiras que sobre a luta foram dessiminadas pela Comunicação Social. Bruno Dias, na intervenção final, sublinhou as declarações do PSD, preocupado com o facto de os trabalhadores estarem, pela luta, a impor a conquista de direitos acima do mínimo legal. Reproduzimos aqui os últimos 20 minutos da Audição, mas ela pode ser vista na integra na TV AR.

PCP solidário com a luta dos estivadores do Porto de Lisboa exige respostas do Governo

estivas24maioO Sector dos Transportes de Lisboa iniciou agora a distribuição de um comunicado sobre a situação no Porto de Lisboa. Um comunicado onde desmascara as sucessivas mentiras de patronato (amplificadas por uma dócil comunicação social), sublinha a justeza das reivindicações dos estivadores e exige que o Governo abandone a postura de cumplicidade (cada vez mais clara) com o patronato, e antes cumpra os compromissos assumidos de combater a precariedade e a exploração. Um comunicado onde o PCP saúda a justa luta dos estivadores, condena a utilização das forças policiais para impor a violação da lei, e aponta para a necessidade de crescer a solidariedade activa com a luta.

Ler Comunicado em PDF

PCP leva a sua solidariedade activa ao Plenário de Estivadores do Porto de Lisboa

20160512plenarioestivadoresO PCP levou ao plenário de estivadores do Porto de Lisboa, realizado na passada sexta-feira, a sua solidariedade activa com a luta que estão a travar. Ao plenário, o PCP levou ainda o Projecto de Resolução contra a precariedade e a exploração nos Portos portugueses que apresentou na Assembleia da República.

Ler Comunicado distribuído no Plenário

PCP activamente solidário com a justa luta dos estivadores, toma a iniciativa no Parlamento

estivadoresprecariedadeO PCP apresentou hoje na Assembleia da República um projecto de resolução contra a precariedade no sector da Estiva, que resultou da Audição realiza no passado mês de Abril. Um projecto que objectivamente está solidário com a justa luta dos estivadores do Porto de Lisboa, e que aponta à necessidade de reverter os efeitos nefastos da revisão da lei do trabalho portuário imposta pelo anterior governo PSD/CDS e que está a empurrar os estivadores para níveis crescentes de precariedade.

Ler Projecto de Resolução em PDF