CDU de Sintra propõe a ampliação do Parque Urbano Felício Loureiro

cdu-simboloAs câmaras municipais de Amadora, Oeiras e Sintra, juntamente com a empresa pública Parques de Sintra – Monte da Lua assinaram um protocolo com vista à reabilitação e recuperação ambiental da Ribeira do Jamor. A CDU considerou que este protocolo pode ser o início de um programa mais vasto de valorização ambiental e urbano das comunidades que se localizam nas margens da Ribeira do Jamor e por isso, em reunião pública de Câmara, votou favoravelmente a proposta.

Contudo, considera a CDU que a mesma, apesar de constituir um importante passo na valorização da Ribeira do Jamor, fica aquém das necessidades das populações de Queluz e Belas. Desta forma a CDU apresentou um vasto programa de valorização ambiental e urbana para a zona, dando especial destaque à área urbana de Queluz. De forma a responder às várias potencialidades e necessidades da Freguesia de Queluz, propõe-se dotar a mesma de um Plano de Pormenor de Reabilitação Urbana para a Zona Especial de Protecção (ZEP) do Palácio de Queluz. Também, se propõe que os espaços que outrora estavam agregados ao Antigo Palácio Real, - Matinha de Queluz e Quinta Nova -, para além de puderem vir a estar novamente interligados ao Palácio, possam vir a ter um estatuto de espaço verde de uso público. Assim, a CDU propôs e foi acolhida em reunião de Câmara, a ampliação do Parque Urbano Felício Loureiro de forma a criar um grande parque urbano que seja utilizado por toda a população da cidade de Queluz. As principais linhas desse programa de intervenção são as seguintes:

§ A ampliação e continuação do Parque Urbano Felício Loureiro para Sul através do terreno da GNR (que enquadra os jardins históricos do Palácio de Queluz) até à Matinha de Queluz, com seguimento, também, para a Quinta Nova estabelecendo posterior ligação em ciclovia, através da margem da Ribeira de Carenque até ao Parque do Pendão.

§ A ampliação e continuação do Parque Urbano Felício Loureiro para Norte, junto à Ribeira do Jamor e zonas adjacentes até à Quinta do Senhor da Serra em Belas, ramificando em ciclovia até à urbanização da Fonteireira (ponto de ligação com o futuro Parque Municipal da Serra da Carregueira) e Quinta Nova da Assunção.

§ “Estudo Conjunto” de ligação paisagística a Este do Palácio Nacional, entre o Parque Urbano Felício Loureiro, e o Palácio Nacional, Bairro Almeida Araújo e Quinta Nova.

A CDU considera que se trata de uma oportunidade única de criar um espaço de referência metropolitana e por isso mesmo tudo fará para que este projecto seja executado e mais tarde usufruído por todos os munícipes.

Ler Proposta da CDU em PDF