CDU Presta Contas - Assembleia de Freguesia de 28 de Setembro

 

PrestaCantas

Na assembleia de dia 28 de setembro foram levantadas várias questões. No período antes da ordem do dia a CDU voltou a colocar o problema da falta de higiene urbana em toda a freguesia, gerada pela deficiente limpeza dos diferentes espaços, alertando para o aparecimento de pragas de baratas e ratos, em muitos locais da freguesia.
Também a falta de adequada manutenção dos espaços verdes foi assinalada. As ervas crescem e permanecem como mato em muitas zonas da freguesia.
Questionado o executivo por parte das bancadas da CDU, sobre o desenvolvimento do Programa de Apoio às Associações, constatou-se que após a nova remodelação do regulamento o programa teve uma boa adesão por parte das associações.
De salientar ainda a preocupação com o funcionamento do Espaço Cidadão, recentemente inaugurado na sede da Junta. A CDU alertou para a necessidade de formação adequada dos funcionários que ali irão prestar serviço e questionou a capacidade de resposta por parte da Junta para um leque tão vasto de serviços do âmbito da Administração Central, de que são exemplo a ADSE, SEF, IMTT, entre outros e pelo que pode significar de encerramento de postos de atendimento dos serviços nele representados.
Apresentou ainda um protesto que deu origem a um comunicado à população, face à circunstância do executivo esvaziar o papel da Assembleia de Freguesia não agendando qualquer assunto em duas Assembleia de Freguesia consecutivas

Ver comunicado

 

CDU Presta Contas - Assembleia de Freguesia de 20 de Abril

 

PrestaCantas

No dia 20 de abril de 2016, realizou-se mais uma Assembleia de Freguesia da Mina de Água, destacando-se os seguintes aspectos:
Antes da ordem do dia a CDU questionou o executivo sobre o desenvolvimento do Orçamento Participativo em 2016, considerando que este é um importante instrumento de mobilização da comunidade na resolução de problemas da freguesia. Constatámos que o executivo decidiu não por em marcha este projecto, pelo menos em 2016, o que lamentamos.
Questionado o executivo por parte das bancadas da CDU, sobre o desenvolvimento do Programa de Apoio às Associações, constatou-se que após a nova remodelação do regulamento o programa teve uma boa adesão por parte das associações.
Faram ainda apresentadas duas moções de saudação ao 25 de Abril, uma da autoria do PS e outra da CDU, ambas aprovadas por unanimidade.
A CDU apresentou também uma moção sobre o 1º de Maio e a Precariedade laboral, a qual foi aprovada com os votos a favor da CDU e BE, os votos contra do PSD e CDS e a abstenção do PS. Desta última moção destacamos que a Assembleia de Freguesia aprovou uma moção contra o trabalho precário quando se sabe que a Junta tem cerca de 15% da força do trabalho com recurso a Contratos de Emprego e Inserção.
Da ordem de trabalhos, resultou a aprovação de duas atas anteriores. A bancada da CDU fez uma referência ao facto de não ter estado presente na última Assembleia de Freguesia extraordinária, salientando que a mesma tinha sido marcada para três dias antes das Eleições Presidenciais. A CDU apresentou um protesto por não ter sido possível encontrar naquela data uma solução de compromisso para o agendamento desta Assembleia.
Foram ainda aprovados os documentos referentes à conta de gerência de 2015 e a 1ª alteração orçamental, com o voto contra da CDU, por se tratar de documentos de opção política com a qual não nos comprometemos.

Moção sobre o 25 de abril
Moção sobre o 1º de maio e a precariedade laboral

Mais uma vez o PS na Mina de Água recusa, com o PSD/CDS, moção contra a privatização dos transportes públicos e moção em Solidariedade com o Povo Grego

PrestaCantas

 Realizou-se ontem, dia 30.06.2015, mais uma assembleia de freguesia da Mina de Água, com a seguinte ordem de trabalhos:

  1. 1º Apreciação, discussão e Votação da Ata n.º 9;
  2. 2º Apreciação, discussão e Votação do Regulamento de Funcionamento do Orçamento Participativo da Freguesia Mina de Água 2015;
  3. 3º Apreciação da Informação Escrita do Presidente.

A Ata foi retirada pelo presidente da assembleia para posterior retificação, na sequência da observação da CDU relativamente à omissão, na mesma, das razões que levaram ao abandono desta bancada e do BE da última assembleia e de uma observação da bancada do PSD relativamente ao resultado inscrito nesta ata, numa das votações, de 11 votos a favor do PS, quando este detém a maioria, mas com 10 elementos.

O Regulamento de Funcionamento do Orçamento Participativo da Freguesia Mina de Água 2015 foi aprovado por unanimidade visto o documento já conter uma parte das sugestões previamente apresentadas em reunião da comissão de representantes.

A informação do presidente suscitou diversas dúvidas em todas as bancadas, tendo o presidente respondido a algumas, no registo que é habitual.

Antes do período da ordem do dia houve duas intervenções do público e das várias forças politicas representadas na Assembleia.

Foram ainda apresentadas pela bancada da CDU duas moções, uma sobre a solidariedade com o povo grego e outra «contra a privatização dos transportes públicos e por uma nova estratégia na política de transportes».

Tendo desta vez merecido o voto favorável do PS para admissão à discussão, lamentavelmente estas moções não foram aprovadas já que o Partido Socialista se uniu em bloco à posição do PSD e CDS que votaram contra.

 

Moção em Solidariedade com o Povo Grego
Moção conta a privatização dos transportes públicos

Amadora: Gota de Água nº 3

Gota2Já se encontra em distribuição a terceira edição do Gota de Água, publicação da CDU Mina de Águas, onde se destaca a não admissão de uma Saudação ao 25 de Abril pela maioria Socialista na última Assembleia de Freguesia, a problemática do direito à habitação nos bairros sociais e nos de bairros de génese ilegal, bem com a utilização abusiva por parte da Junta de Freguesia de trabalhadores precários (CEI). Na Amadora e no Pais e CDU tem soluções para uma vida melhor.  Clique na imagem para ver boletim.

 

PS rejeita saudar o 25 de Abril na Freguesia Mina de Água

A CDU abandonou a última Assembleia de Freguesia da Mina de Água, realizada a 21 de Abril, face à atitude do Partido Socialista em não admitir quaisquer documentos à discussão nesta Assembleia, fazendo valer em bloco a prepotência da sua maioria absoluta e sem apresentar qualquer argumento para esta atitude.

com img

 

Comunicado à População

 

Ver documentos apresentados pela CDU


- Saudação ao 25 de Abril e 1º de Maio


- Moção em defesa dos transportes públicos, combater a privatização da Carris, do Metro, da Transtejo e da Soflusa!


- Moção pelo direito à habitação e tratamento condigno das populações, apresentada em conjunto pelo Bloco de Esquerda e pela CDU;