PCP confronta governo com entrega a multinacional da manutenção do material das mercadorias

req emefmedwayO PCP confrontou o governo com o processo que se desenvolve na EMEF, onde a manutenção do material circulante (motor e rebocado) das mercadorias está a ser oferecido a uma multinacional, desta vez por abandono da actividade concertada. A EMEF encerra a unidade, aluga as instalações à multinacional e ainda facilita a saída dos trabalhadores que a multinacional quiser contratar. Mais um passo no processo de destruição do sector ferroviário nacional!

Ler Requerimento em PDF

É a CDU quem defende na Europa o Sector Ferroviário Nacional

cdu pe2019 ferroviariosA CDU está a distribuir aos ferroviários um comunicado onde apela ao voto na CDU nas próximas eleições para o Parlamento Europeu, e onde recorda o papel dos IV pacotes ferroviários europeus na destruição da ferrovia nacional. E recorda o papel de PS/PSD/CDS que votaram esses pacotes lá e depois os executaram cá. Um comunicado onde se convida os trabalhadores para um debate no próximo dia 16 de Maio, no CT Vitória, às 18h30, exactamente sobre «O que é, quem favorece, quem aprovou e quem está a aplicar o  IV Pacote Ferroviário»

Ler Comunicado em PDF

PCP reune com CT da CP e da IP

20190401 102015No dia 1 de Abril, uma delegação do PCP encabeçada por Jerónimo de Sousa reuniu com as CT da EMEF e da CP na sede desta última no quadro das iniciativas do PCP para assinalar o início do alargamento do passe social intermodal. Estas transmitiram ao PCP a urgente necessidade de contratação de novos trabalhadores para que se possa melhorar a oferta de transportes, quer na sua qualidade, repovoando as estações, quer na sua quantidade, aumentando o número de comboios. Ambas as CT alertaram para o facto de 30% da frota da CP Lisboa e 20% da frota do Intercidades estar encostada por atrasos na sua reparação e manutenção, que só se devem à falta de trabalhadores na EMEF. Foram dados ainda outros exemplos, de material do regional encostado pela mesma razão ou de material que poderia ser recuperado para o serviço activo se para tal houvesse vontade de investir. Também com exemplos concretos das dificuldades criadas ao funcionamento das empresas, ambas as CT alertaram para a necessidade de reunificar a CP e a EMEF.

Governo avança com liberalização a mando da UE, PCP contesta e resiste

pap liberalizacaoferroviaO Governo avançou com um Decreto-lei para aprofundar a liberalização da ferrovia, ajoelhando-se às directivas da União Europeia, não defendendo minimamente a soberania nacional, e prosseguindo o caminho de destruição do sector ferroviário nacional que há dezenas de anos PS/PSD/CDS vão protagonizando alternadamente. O PCP apresentou na Assembleia da Republica um pedido de Apreciação Parlamentar ao Decreto-Lei, para impor a sua discussão e tentar corrigir os aspectos mais gravosos.

Ler Pedido de Apreciação Parlamentar em PDF 

Comboios para o Regional não fazem esquecer todas as insuficiências

cp comboios linha alentejo bejaO Governo montou mais uma operação de propaganda, agora em torno do lançamento do concurso para a aquisição de 22 comboios para o srrviço regional da CP. Ocasião para a o PCP recuperar criticas à opção do Governo de impedir a CP de comprar material circulante para o serviço urbano e para o longo curso, os sectores mais rentáveis da CP, e criticar o facto do concurso não assegurar a incorporação nacional nem assegurar que a manutenção é feita pela EMEF. O PCP alerta ainda para o facto dos últimos concursos terem sido sempre lançados antes de um processo eleitoral e cancelados depois delas realizadas.

Ler Nota em PDF

EMEF: Governo avança com nova privatização na ferrovia. PCP apela à luta!

emef privatizavagonsEm vez de arrepiar caminho, o Governo continua na senda da política de direita para a ferrovia. Agora, com a privatização da Unidade de Manutenções de Vagões da EMEF, que vai ser oferecida à multinacional suiça MSC (através de um ACE da «sua» Medway com a EMEF) usando como extraordinário argumento que essa venda é uma inevitabilidade provocada pela oferta a essa mesma multinacional dos mais de 2000 vagons da CP aquando da privatização da CP Carga. O PCP apela à luta contra esta privatização que vai prosseguir o caminho de destruição da ferrovia nacional.

Ler Comunicado em PDF

Que razões justificam a discriminação da IP contra a CP?

rreq ipdiscrimicacpAlguém na IP, a mando do Governo ou do grupo Barraqueiro, aproveita cada greve na IP para discriminar a CP e favorecer a Fertagus. Numa greve na Infraestrutura, numa mesma linha, a IP abre o canal de circulação à Fertagus e fecha-o à CP. Nada do ponto de vista técnico justifica este benefício a uma empresa privada. Sobram as más razões. O PCP exigiu resposta do Governo.

Ler Requerimento em PDF

Em distribuição o Boletim do Sector Ferroviário

bol ferr out 2018Está em distribuição o Boletim do Sector Ferroviário, com artigos sobre: o futuro da EMEF, a compra de material circulante da CP, o fim da PPP da Fertagus e a acção dos deputados do PCP no Parlamento Europeu em defesa da Linha do Oeste.

Ler Boletim em PDF

 

Linha do Oeste: Necessidade Regional e Nacional que não pode continuar a ser adiada.

linhadooeste peOs deputados do PCP no Parlamento Europeu realizaram uma pergunta escrita à Comissão Europeia sobre os apoios à Linha do Oeste, exigindo respostas quer no que respeita à modernização da infraestrutura quer no que respeita ao material circulante.

Ler Pergunta e Resposta em PDF

A segurança ferroviária não pode ser objecto de poupanças!

req caixasquentesEstivemos na eminência de um acidente grave provocado por uma avaria que poderia ter sido detectada atempadamente caso as «caixas quentes» instaladas na infraestrutura continuassem operacionais. Mais uma vez, foram os trabalhadores que conseguiu detectar a tempo a avaria. Mas cabe a pergunta: porque estão desligado equipamentos importantes para a segurança ferroviária.

Ler Requerimento em PDF