Contra os salários em atraso na REDITUS
Face ao arrastar da situação de salários em atraso na Reditus, o PCP confrontou o governo com a falta de respostas públicas a uma situação de tal gravidade. Nada justifica que um patrão use os salários dos trabalhadores, mas esta utilização abusiva quando esse mesmo patrão tem recebido as verbas cobradas pelo trabalho prestado a grandes empresas a operar em Portugal.
PCP apela à participação no acto público - Pela Paz Fim à Agressão à Síria
Condenando o ataque dos EUA, do Reino Unido e da França contra a República Árabe Síria, na madrugada de 14 de Abril, e que contou com o expresso apoio da NATO, da União Europeia e de Israel, um conjunto de organizações promove um acto acto público pela paz e pelo fim da agressão à Síria, no próximo dia 19 de Abril, Quinta-feira, no Largo Camões, em Lisboa.
Esta agressão a um Estado soberano, em completo desrespeito pelos princípios da Carta das Nações Unidas e pelo direito internacional, e sob o pretexto de uma alegada utilização de armas químicas, até ao momento não comprovada, foi desencadeada quando a Síria e o seu povo têm obtido diversas vitórias face aos grupos terroristas – apoiados pelos EUA e diversos países seus aliados – e quando foram alcançados, pelo diálogo e esforços de vários países, importantes avanços no caminho da paz.
Lodo: O Boletim do Sector da Hotelaria e Alimentação
Está a ser distribuído aos trabalhadores da Hotelaria e Alimentação o Lodo, que destaca na capa a necessidade de construir um grande 1º de Maio no quadro da luta contra a exploração. Um boletim onde se fala da luta nas Cantinas, na Cantina da TAP, no Hotel Marriott, na Servirail e no Sheraton, e onde ainda se faz o apelo à participação nas comemorações populares do 25 de Abril.
Valorizar o trabalho nos Call Centers
No quadro da campanha nacional «Valorizar o Trabalho e os Trabalhadores», está a ser distribuído aos trabalhadores dos call centers um comunicado sobre as suas condições de trabalho, e a necessidade de desenvolver a luta para melhorar os salários,dignificar as condições de trabalho e combater a precariedade.
Esteiro nº 15
Já saíu o número 15 da publicação "Esteiro". Boletim sub-sector da Cultura Literária do Sector Intelectual da ORL.
Entre outros temas o destaque desta incide nos 50 anos da vida literária dos escritores Modesto Navarro e de Rui Nunes.
A publicação pode ser consultado (versão PDF) na íntegra AQUI!
Arquivo Municipal de lisboa – Trabalhadores: quem vai e quem fica
Os vereadores do PCP na CML, João Ferreira e Carlos Moura, visitaram as instalações do Arquivo Municipal de Lisboa, onde contactaram com os trabalhadores, auscultando as suas expectativas e preocupações quanto ao seu futuro, uma vez que ainda não é certo quem passa e quem fica nas instalações do antigo arquivo que foi recuperado, ou nas que estão a ser actualmente utilizadas.
Foram identificados problemas no que respeita às
Trabalhadores indignados com selva de parquímetros reunem com o PCP
Os vereadores da CDU na CMLisboa visitaram as Torres de Lisboa onde falaram com um conjunto de trabalhadores (foto) sobre os problemas criados com a invasão de parquímetros na zona e a ausência de transportes públicos. O PCP que já havia votado contra este projecto camarário (aprovado por PS e BE) comprometeu-se a fazer chegar os argumentos dos trabalhadores à próxima reunião de câmara, e apelou a que continuassem a lutar contra a elitização e mercantilização do espaço público.
Nos CTT, a reversão da privatização é cada vez mais necessária
A Célula do PCP nos CTT está a distribuir aos trabalhadores da empresa um comunicado onde desmascara as manipulações da Administração a propósito das contas de 2017, e onde denuncia uma gestão que dá aos accionistas o dobro dos lucros apurados (descapitallizando a empresa) ao mesmo tempo que «oferece» aos trabalhadores em aumentto salarial de 0,2%. Um comunicado onde se apela à organização, à unidade e à luta dos trabalhadores.
Avanços e atrasos no Sector Empresarial do Estado: Comunicados para a EPAL e a AdTA
No quadro da campanha «Valorizar o Trabalho e os Trabalhadores», o PCP está a contactar os trabalhadores das empresas públicas do Sector dos Transportes, fazendo o ponto da situação dos avanços registados nos últimos dois anos, fruto da luta dos trabalhadores e da acção política do PCP, e apontando para o que falta fazer, fruto dos compromissos do PS com a política de direita, e que só a intensificação da luta permitirá desbloquear.