Carris: Apreciação Parlamentar requerida pelo PCP introduz proibição de privatização/concessão da Carris e suas participadas

20170709carrisA Célula do PCP na Carris está a distribuir aos trabalhadores um comunicado sobre o resultado da Apreciação Parlamentar colocada pelo PCP ao Decreto-Lei de Municipalização da Carris. Onde se valoriza as alterações introduzidas, se aponta as limitações do que foi possível fazer aprovar, se sublinham os perigos que persistem,  e se aponta a visão alternativa que o PCP tem para os transportes públicos da Área Metropolitana de Lisboa.

Ler Comunicado em PDF

Carris: Onde cresce a distância entre as palavras da CML e os seus actos

20170601carrisForam votados em reunião de Cãmara um conjunto de intrumentos de gestão da Carris: Plano de Actividades e Orçamento, Linhas Estratégicas e Contrato de Concessão à Carris. O PCP apresentou nas reuniões um conjunto de propostas em defesa dos utentes e dos trabalhadores, prontamente chumbadas pelo PS. Em comunicado aos trabalhadores o PCP informa dessas propostas e alerta para a diferença entre o que a CML vai dizendo e aquilo que vai fazendo, e para os perigos de muitas das suas decisões.

Ler Comunicado em PDF

Continua a luta na CarrisBus pela contratação colectiva e o trabalho com direitos

20170518 carrisbusplenarioRealizou-se hoje (na foto) um plenário de trabalhadores da CarrisBus, que marcou uma nova jornada de luta para o dia 5 de Junho. Os trabalhadores exigem da Câmara Municipal de Lisboa a assinatura de um Contrato Colectivo na empresa comos direitos e remunerações em vigor na Carris, e repudiam a proposta de Acordo de segunda que a CML lhes apresentou. O PCP considera lamentável que a CMLisboa resista a implementar na CarrisBus o trabalho com direitos e justas remunerações, e expressa a sua total e activa solidariedade com os trabalhadores em luta.

Estatutos da Carris aprovados na CML: PS/PSD chumbam propostas do PCP!

20170505carrisO PCP está a distribuir aos trabalhadores da Carris um Comunicado onde dá conta das propostas de alteração que apresentou à proposta de Estatutos que a CM Lisboa aprovou no dia 4 de Maio. As propostas do PCP, chumbadas por PS/PSD, destinavam-se a salvaguardar direitos dos trabalhadores, a proibir futuras concessões e privatizações e a criar um Conselho Consultivo. A Célula do PCP na Carris termina o Comunicado com a reafirmação do compromisso do PCP de continuar a intervir na defesa dos interesses dos trabalhadores, mas recordando que só a organização e luta dos trabalhadores da Carris obrigará Governo e CML a atender aos seus direitos.

Ler Comunicado em PDF

Trabalhadores da CarrisBus vítimas de sobreexploração exigem respostas da Câmara Municipal de Lisboa

20170323 carrisbusOs trabalhadores da CarrisBus estão em luta contra a precariedade e a exploração e pelo direito à contratação colectiva. Hoje concentraram-se em frente da CMLisboa, a quem têm uma reunião pedida há meses sem qualquer resposta do Presidente da Câmara. Quem desceu para falar com os trabalhadores em luta foi o Vereador da CDU, João Ferreira, que deu conta das questões que já colocara na reunião, e assumiu o compromisso de continuar a exigir que a Câmara aceda às justas reivindicações destes trabalhadores. Na concentração interveio ainda Arménio Carlos, Secretário-Geral da CGTP-IN.

Célula da Carris informa trabalhadores das propostas apresentadas na Apreciação Parlamentar

20170303carrisA Célula do PCP na Carris está a distribuir aos trabalhadores um comunicado sobre o conjunto de propostas de alteração que o PCP apresentou ao Decreto-Lei de Municipalização da empresa. Essas propostas, que estão agora em discussão na Comissão de Economia, resultam das preocupações que o PCP tem colocado face ao processo e incorporam opiniões e contributos de organizações de trabalhadores e de utentes.

Ler Comunicado em PDF

Começou a Apreciação Parlamentar ao Decreto-Lei de Municipalização da Carris

Começou hoje a Apreciação Parlamentar ao Decreto-Lei da Municipalização da Carris. Logo a abrir foi preciso chumbar uma iniciativa provocatória do PSD (visava provocar o caos com a cessação de vigência do Decreto). Cumprindo o compromisso assumido com os trabalhadores e utentes o PCP apresentou um conjunto de propostas de alteração ao Decreto-Lei, que a ser aprovadas, impediriam futuras privatizações, salvaguardavam a contratação colectiva, implementavam uma articulação com os restantes municípios da área metropolitana e introduziam garantias no quadro da evolução do sistema tarifário metropolitano.  As propostas do PCP irão agora ser discutidas em comissão.

Ler Proposta de Alteração ao Decreto-Lei

Carris: O que é e para que serve a Apreciação Parlamentar que o PCP colocou?

carris090217O PCP iniciou hoje de madrugada a distribuição de um comunicado aos trabalhadores sobre a Apreciação Parlamentar do Decreto-Lei da Carris que, por iniciativa do PCP decorrerá no próximo dia 24 de Fevereiro. Um comunicado onde o Partido esclarece algumas das dúvidas resultantes das intoxicações e notícias falsas, mas principalmente apela aos trabalhadores da Carris para intervirem agora, aproveitando a oportunidade criada pelo PCP, para alterar o Decreto-Lei salvaguardando um conjunto de situações. O PCP informa ainda do conjunto de alterações que já decidiu apresentar ao Decreto-lei.

Ler Comunicado em PDF

Comunicado do PCP aos trabalhadores da Carris

20170201carrisNum comunicado aos trabalhadores da Carris a propósito das notícias falsas postas a circular no sábado passado, o PCP reafirma a sua oposição à municipalização da Carris, sintetiza as razões porque se opõe a essa municipalização e clarifica os objectivos da apreciação parlamentar requerida: apresentar propostas de alteração a esse Decreto-Lei e não o fazer cessar a sua vigência. O PCP anuncia ainda que a apreciação parlamentar deverá ser agendada hoje e as reuniões com as ORT's e as organizações de utentes serão a 2 e 3 de Fevereiro.

Ler Comunicado em PDF

A Carris deve continuar no Sector Empresarial do Estado! PCP entrega pedido de Apreciação Parlamentar

carrismunic apO Grupo Parlamentar do PCP entregou o pedido de Apreciação Parlamentar à Municipalização da Carris, que fundamenta a oposição do PCP a este processo. Uma oposição assente em razões de fundo, reflexo de uma visão de serviço público e metropolitana das soluções para os transportes públicos. Mas uma oposição reforçada pelas ilegalidades e más opções tomadas no actual processo, de que a tentativa de fuga ao visto prévio do Tribunal de Contas, aos parecer da AMT e as regalias asseguradas aos administradores são alguns exemplos.

Ler Texto da Apreciação Parlamentar