Linha Amarela

2019.10.07 Mocao Linha AmarelaCCDU apresenta moção em  defesa dos interesses dos Munícipes de Odivelas.

PS vota contra!

A CDU apresentou, mais uma vez na reunião de câmara de hoje, uma moção contra o encurtamento da Linha Amarela e pelo seu prolongamento até à cidade de Loures. Medidas fundamentais para a qualidade de vida dos munícipes dos concelhos a norte de Lisboa, em particular para os de Odivelas.  O PS recusa-se a defender os interesses dos munícipes de Odivelas e votou contra.

O Mau Estado das Escolas

2019.03.06 Roteiro Educacao Nas últimas semanas visitámos 6 Escola com JI e 1.º Ciclo: Bernardim Ribeiro e António Maria Bravo, em Odivelas, Amoreira, na Ramada, Sophia de Mello Breyner, em Famões, Cesário Verde e Pintor Artur Alves Cardoso, em Caneças.

Escolas que havíamos visitado entre 2014 e o 2016, no âmbito do Roteiro da Educação, e cujos problemas à data colocámos neste órgão. E se é verdade que em alguns casos houve situações que foram solucionadas, é igualmente verdade que passados estes anos há problemas que persistem e outros que são novos.

Ver imagens das Escolas em PDF

Voto de Pesar pelo Falecimento de Isidoro Roque

2019.01.23 VPesar Isidoro RoqueFaleceu Isidoro Roque, membro da FERLAP e conhecido activista do associativismo parental, defensor da Escola Pública e dos seus alunos.

Isidoro Roque desenvolveu a sua atividade com início na Associação de Pais da Escola Quinta da Condessa, na Pontinha há vários anos, não deixando em momento algum de colocar a sua preocupação com a melhoria das condições das escolas do concelho na ordem do dia.

Foi com consternação que tivemos conhecimento do seu falecimento.

A Câmara Municipal de Odivelas, envia desta forma à FERLAP, bem como à sua família e amigos os nossos sentidos votos de pesar.

Roteiro Cultural Para o Associativismo

2019.01.23 Interv Roteiro culturalTem vindo a ser divulgado nas redes sociais a realização deste roteiro com a nota de que a Câmara Municipal de Odivelas desafiou as associações de cariz cultural inscritas no PAMO para a realização deste roteiro.

Tendo a CDU, ao longo dos anos, referido várias vezes a necessidade de um maior investimento na área da Cultura, nomeadamente do Património Cultural, gostaríamos de saber em concreto o que se pretende com este roteiro e de que forma se pretende envolver agentes/associações culturais e munícipes, na sua concretização.

Expansão do Metro de Lisboa

2019.01.23 interv MetroLisboa tem o Rio Tejo e ao contrário de outras capitais por esse Mundo fora nunca o seu crescimento urbano se desenvolveu de forma radial em torno de um centro. O Tejo inspirador de crescimento, determinante também para o desenvolvimento das mais diversas atividades económicas, o Tejo, estuário natural de um dos mais importantes portos no ocidente da Europa, marcou igualmente a impossibilidade de desenvolvimento de uma cidade na forma mais natural quando não existem obstáculos físicos de monta: a forma radio-cêntrica. Como se diz Lisboa e o Tejo são inseparáveis, para o bem e para o mal. A largura do rio só pôde ser superada muito recentemente por obras de arte que permitiram a ligação viária entre as duas margens. Foram séculos em que de uma para outra margem só os barcos permitiam a ligação. Fruto de inultrapassáveis condições físicas a Capital deste País confinou-se à margem norte do seu Rio.

Contaminação ambiental da Cometna

2019.01.23 interv CometnaHoje trazemos novamente a esta Câmara o problema da contaminação ambiental da Cometna.

Se bem se recordam em 2015 estive na Assembleia Municipal e apresentei este problema. Na altura houve uma espécie de negação relativamente à existência do problema. Alguns deputados que de forma algo “arrogante”, eventualmente por desconhecimento rejeitaram esse problema e disseram que estava a enfatizá-lo que era um exagero da minha parte, etc.

No entanto o facto é que hoje os terrenos da Cometna estão ainda contaminados.

Encerramento Jardim de Infância da Escola Quinta de São José

2019.01.23 Escola Qt Sao Jose Tivemos conhecimento que o Jardim de Infância da Escola da Quinta de São José foi encerrado para a realização de obras. Vimos questionar a Câmara da razão destes atrasos, recordando que nós, desde 2013, destacamos e trazemos a esta Câmara os problemas existentes naquele Jardim de Infância, designadamente ao nível dos autoclismos, dos suportes do papel higiénico, da existência de infiltrações, do Parque Infantil estar degradado e outros aspetos relacionados com as próprias instalações sanitárias que, por ventura, daquilo que nos foi informado, são neste momento o motivo para o encerramento.

Porque é que a Câmara esperou tanto tempo?

Mobilidade Intercarreiras

2019.01.09 Mobilidade IntercarreirasDado o facto de nos ter chegado a informação de que haveria vários trabalhadores com pedido de mobilidade intercarreiras sem resposta, e pretendendo acompanhar a situação laboral dos trabalhadores da CMO, no passado mês de Outubro (30/10/2018) os vereadores da CDU dirigiram um requerimento à Câmara Municipal de Odivelas que solicitava informações sobre:

- o número de trabalhadores com pedidos pendentes de Mobilidade Intercarreiras, referindo a respetiva data do pedido e categoria profissional;

- o número de pessoas com Contratos de Emprego Inserção a desempenhar funções no Município de Odivelas.

Até à presente data não foi dada qualquer resposta a esta solicitação de informação.

Questões

2019.01.09 Interv questoes Temos três questões que gostaríamos de levantar em PAOD.

A primeira prende-se com o Mosteiro e o estado a que chegou, começando neste momento a desaparecer os azulejos. Gostaríamos ainda de saber para quando está prevista a assinatura do auto de cedência e que medidas pensa a Câmara tomar para evitar mais danos, sendo que aqueles que conhecemos, são já irreversíveis.