PCP propõe valorização do trabalho nocturno e por turnos. PS/PSD/CDS chumbam-no!

prestacontas trabturnosO PCP propôs a valorização do trabalho por turnos e nocturno, através de um regime que reconhecesse a especial penosidade deste tipo de trabalho e combatesse a sua vulgarização. Propôs um conjunto de medidas, da antecipação da reforma a de cuidados médicos reforçados. Os do costume, o PS/PSD/CDS, votaram contra e impediram a aprovação destes medidas.

Ler Comunicado em PDF

Amável Alves e Francisco Santos, candidatos CDU à Presidência da Câmara e Assembleia Municipal da Amadora

Amável Alves, candidato CDU à Presidência da Câmara Municipal da Amadora

68 anos. Foi maquinista do Metro de Lisboa.

É natural de Lavre, concelho de Montemor o Novo e reside na Damaia.

É possuidor de uma larga experiência de trabalho e de vida dedicada à defesa dos interesses dos trabalhadores e do povo. Foi dirigente sindical, do TUL e do STRUP – Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários e Urbanos de Portugal. Foi coordenador da FESTRU – Federação de Sindicatos dos Transportes Rodoviários e Urbanos de 1984 a 2008 e coordenador da FECTRANS – Federação de Sindicatos dos Transportes e Comunicações de 2008 a 2011.

Foi dirigente da CGTP-IN, tendo integrado a sua Comissão Executiva entre 1989 e 2012.

Foi membro do Conselho Económico e Social.

É vice-presidente da Direcção da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Damaia.

Amável Alves é membro do Partido Comunista Português desde 1978, tendo integrado o seu Comité Central entre 2000 e o recente XX Congresso, no final de 2016.

No presente mandato autárquico é eleito na Assembleia de Freguesia das Águas Livres.


Francisco Santos, candidato CDU a Presidente da Assembleia Municipal da Amadora

  61 anos. Professor.

É natural de Luanda, Angola, reside na Amadora (São Brás) desde 1982, tendo anteriormente vivido nesta cidade entre 1963 e 1967.

Mestre em Administração Educacional pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, com uma dissertação sobre a regulação local da educação.

Foi delegado sindical do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa na Escola Preparatória de Miraflores entre 1984 e 1986 e na EB 23 José Cardoso Pires, na Amadora, desde 2003.

É membro do Conselho Nacional de Educação.

É presidente e sócio fundador da Associação Sénior de São Brás.

É membro do Partido Comunista Português e integra o Organismo de Direcção dos Professores da Organização Regional de Lisboa. É membro da Comissão Concelhia da Amadora e do seu executivo.

É vereador da CDU na Câmara Municipal da Amadora desde 2013, tendo sido eleito na Assembleia de Freguesia de São Brás entre 2010 e 2013.

José Alberto Quintino e Júlio Manuel Lourenço Rodrigues, candidatos CDU à Presidência da Câmara e Assembleia Municipal de Sobral de Monte Agraço

José Alberto Quintino da Silva, candidato CDU à Presidência da Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço

Licenciado em Engenharia Agroalimentar (Instituto Politécnico de Santarém), 39 anos. Residente em Pedralvo (Sobral de Monte Agraço).

Presidente da Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço (desde out/2013); Vice-Presidente da Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço (2005-2013); Presidente da Junta de Freguesia de Santo Quintino (2001-2005).

Presidente da Associação Rota Histórica para as Linhas de Torres - Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Linhas de Torres Vedras; Vogal do Conselho de Administração da OESTESUSTENTÁVEL – Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste;  Vogal do Conselho Diretivo da AMEGA – Associação de Municípios para Estudos e Gestão de Água;  Vogal do Conselho de Administração da Associação de Fins Específicos – AMO MAIS; Membro do Conselho Intermunicipal da Oestecim – Comunidade Intermunicipal do Oeste; Presidente da Comissão Municipal de Defesa da Floresta de S.M.A.; Presidente do Conselho Municipal de Educação de S.M.A.; Sub-chefe do Corpo de Bombeiros Voluntários de Sobral de Monte Agraço.

Júlio Manuel Lourenço Rodrigue, candidato CDU à Presidência da Assembleia Municipal de Sobral de Monte Agraço

Independente, tem 51 anos e é economista. Foi membro da Assembleia Municipal de Sobral de Monte Agraço de 1990 a 2000. É o actual presidente da Assembleia Municipal de Sobral de Monte Agraço, cargo que desempenha desde o ano 2000.  Secretário da mesa de Assembleia Intermunicipal da OesteCIM,- Comunidade Intermunicipal do Oeste.

Ana Cristina Pena e Adelaide Henriques, candidatas CDU à Presidência da Câmara e Assembleia Municipal de Arruda dos Vinhos

Ana Cristina Alves Pena, candidata CDU à Presidência da Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos

Residente em Arruda dos Vinhos há 25 anos. Professora, tendo já lecionado em várias escolas do concelho. Integra atualmente os corpos gerentes de uma Associação cultural, social e recreativa, participando no seu grupo coral.

Enquanto ativista sindical, tem participado na luta em defesa da Escola Pública e pela dignificação da profissão docente. Foi eleita na Assembleia e na Junta de Freguesia de Apelação, no concelho de Loures. Foi colaboradora do Movimento Unitário de Reformados Pensionistas e Idosas e participou em ações de alfabetização de adultos.

 

Adelaide Henriques, candidata CDU à Presidência da Assembleia Municipal de Arruda dos Vinhos

59 anos. Funcionária  dos CTT desde 1989. Dirigente sindical desde 2005. Foi eleita pela CDU em 2007, na freguesia de Arruda dos Vinhos, onde fez parte do executivo. Membro do Conselho Fiscalizador da União de Sindicatos de Lisboa. Pertence ao conselho fiscalizador do SNTVT. Operaria na General Instrument Lusitana ,depois A D.C.P., entre 1972 e 1989.

José Alberto Maduro Cardoso e Eduardo Libaneo, candidatos CDU à Presidência da Câmara e Assembleia Municipal de Mafra

José Alberto Maduro Cardoso, candidato CDU à Presidência da Câmara Municipal de Mafra

Notas biográficas:

1971 - Professor de Educação Visual; 1974 - Licenciado em Pintura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa; 1978 - Orientador de Estágio, formador de professores de Educação Visual; 1980 - Professor destacado na Direcção-Geral do Ensino Básico. Responsável pela formação dos Professores de Educação Visual no País e da orientação pedagógica-didáctica de Educação Visual no Ensino Preparatório; 1981 - Autor dos livros “Descobrir” e “Decidir” para a disciplina de Educação Visual nos 5º 6º anos de escolaridade; 1984 - Presidente da Comissão Instaladora da Escola Preparatória da Ericeira; 1986 - Eleito presidente do Conselho Directivo da Escola C+S da Ericeira; 1987 - Director Geral da empresa INTERDECAL, do grupo Vista Alegre; 1991 - Director da empresa SODECAL, do grupo SPAL; 2004 - Professor na Escola 2,3 António Bento Franco, na Ericeira; 2011 - Professor aposentado da Caixa Geral de Aposentações; 2014 - Membro do Secretariado e da Comissão Concelhia do Partido Comunista Português em Mafra.

Eduardo Libaneo, candidato CDU à Assembleia Municipal de Mafra

(notas biográficas disponíveis em breve)