Amável Alves e Francisco Santos, candidatos CDU à Presidência da Câmara e Assembleia Municipal da Amadora

Amável Alves, candidato CDU à Presidência da Câmara Municipal da Amadora

68 anos. Foi maquinista do Metro de Lisboa.

É natural de Lavre, concelho de Montemor o Novo e reside na Damaia.

É possuidor de uma larga experiência de trabalho e de vida dedicada à defesa dos interesses dos trabalhadores e do povo. Foi dirigente sindical, do TUL e do STRUP – Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários e Urbanos de Portugal. Foi coordenador da FESTRU – Federação de Sindicatos dos Transportes Rodoviários e Urbanos de 1984 a 2008 e coordenador da FECTRANS – Federação de Sindicatos dos Transportes e Comunicações de 2008 a 2011.

Foi dirigente da CGTP-IN, tendo integrado a sua Comissão Executiva entre 1989 e 2012.

Foi membro do Conselho Económico e Social.

É vice-presidente da Direcção da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Damaia.

Amável Alves é membro do Partido Comunista Português desde 1978, tendo integrado o seu Comité Central entre 2000 e o recente XX Congresso, no final de 2016.

No presente mandato autárquico é eleito na Assembleia de Freguesia das Águas Livres.


Francisco Santos, candidato CDU a Presidente da Assembleia Municipal da Amadora

  61 anos. Professor.

É natural de Luanda, Angola, reside na Amadora (São Brás) desde 1982, tendo anteriormente vivido nesta cidade entre 1963 e 1967.

Mestre em Administração Educacional pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, com uma dissertação sobre a regulação local da educação.

Foi delegado sindical do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa na Escola Preparatória de Miraflores entre 1984 e 1986 e na EB 23 José Cardoso Pires, na Amadora, desde 2003.

É membro do Conselho Nacional de Educação.

É presidente e sócio fundador da Associação Sénior de São Brás.

É membro do Partido Comunista Português e integra o Organismo de Direcção dos Professores da Organização Regional de Lisboa. É membro da Comissão Concelhia da Amadora e do seu executivo.

É vereador da CDU na Câmara Municipal da Amadora desde 2013, tendo sido eleito na Assembleia de Freguesia de São Brás entre 2010 e 2013.