Ana Cristina Pena e Adelaide Henriques, candidatas CDU à Presidência da Câmara e Assembleia Municipal de Arruda dos Vinhos

Ana Cristina Alves Pena, candidata CDU à Presidência da Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos

Residente em Arruda dos Vinhos há 25 anos. Professora, tendo já lecionado em várias escolas do concelho. Integra atualmente os corpos gerentes de uma Associação cultural, social e recreativa, participando no seu grupo coral.

Enquanto ativista sindical, tem participado na luta em defesa da Escola Pública e pela dignificação da profissão docente. Foi eleita na Assembleia e na Junta de Freguesia de Apelação, no concelho de Loures. Foi colaboradora do Movimento Unitário de Reformados Pensionistas e Idosas e participou em ações de alfabetização de adultos.

Adelaide Henriques, candidata CDU à Presidência da Assembleia Municipal de Arruda dos Vinhos

59 anos. Funcionária  dos CTT desde 1989. Dirigente sindical desde 2005. Foi eleita pela CDU em 2007, na freguesia de Arruda dos Vinhos, onde fez parte do executivo. Membro do Conselho Fiscalizador da União de Sindicatos de Lisboa. Pertence ao conselho fiscalizador do SNTVT. Operaria na General Instrument Lusitana ,depois A D.C.P., entre 1972 e 1989.

José Alberto Quintino e Júlio Manuel Lourenço Rodrigues, candidatos CDU à Presidência da Câmara e Assembleia Municipal de Sobral de Monte Agraço

José Alberto Quintino da Silva, candidato CDU à Presidência da Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço

Licenciado em Engenharia Agroalimentar (Instituto Politécnico de Santarém), 39 anos. Residente em Pedralvo (Sobral de Monte Agraço).

Presidente da Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço (desde out/2013); Vice-Presidente da Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço (2005-2013); Presidente da Junta de Freguesia de Santo Quintino (2001-2005).

Presidente da Associação Rota Histórica para as Linhas de Torres - Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Linhas de Torres Vedras; Vogal do Conselho de Administração da OESTESUSTENTÁVEL – Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste;  Vogal do Conselho Diretivo da AMEGA – Associação de Municípios para Estudos e Gestão de Água;  Vogal do Conselho de Administração da Associação de Fins Específicos – AMO MAIS; Membro do Conselho Intermunicipal da Oestecim – Comunidade Intermunicipal do Oeste; Presidente da Comissão Municipal de Defesa da Floresta de S.M.A.; Presidente do Conselho Municipal de Educação de S.M.A.; Sub-chefe do Corpo de Bombeiros Voluntários de Sobral de Monte Agraço.

Júlio Manuel Lourenço Rodrigue, candidato CDU à Presidência da Assembleia Municipal de Sobral de Monte Agraço

Independente, tem 51 anos e é economista. Foi membro da Assembleia Municipal de Sobral de Monte Agraço de 1990 a 2000. É o actual presidente da Assembleia Municipal de Sobral de Monte Agraço, cargo que desempenha desde o ano 2000.  Secretário da mesa de Assembleia Intermunicipal da OesteCIM,- Comunidade Intermunicipal do Oeste.

Regina Janeiro e José Casaleiro, candidatos CDU à Presidência da Câmara e Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira

Regina Janeiro, candidata CDU à Presidência da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

Nota de Imprensa de Apresentação da Candidatura CDU

Fazer hoje o futuro no concelho de Vila Franca de Xira passa indiscutivelmente por construir uma alternativa forte assente num projeto para o concelho e que garanta capacidade acrescida de concretização, dinâmica e estimulo à participação das populações.

O Trabalho, Honestidade e Competência da CDU, o conhecimento e a capacidade de concretização da CDU no concelho e na Área Metropolitana, bem como a renovação e experiência de que a candidatura de Regina Janeiro é portadora, são elementos seguros e de confiança para o futuro que queremos construir.

Regina Janeiro cresceu no Concelho de Vila Franca de Xira, onde estudou, trabalhou e participou activamente no movimento juvenil, no movimento associativo e no plano político, designadamente como eleita na Assembleia Municipal. Conhece o concelho, as suas gentes, os seus problemas e as suas potencialidades.

Regina Janeiro adquiriu, ao longo dos anos, uma vasta experiência autárquica sendo a mais relevante o exercício do cargo de vereadora na Câmara Municipal do Barreiro com responsabilidades nas áreas da Educação, Cultura, Desporto, Intervenção Social, Juventude, Bibliotecas, Arquivo, Património Histórico e Museológico, Desporto, Movimento Associativo, Habitação Social e Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.

Enquanto Vereadora da Câmara Municipal do Barreiro é membro das redes Portuguesas “Municípios Saudáveis” e “Cidades Educadoras”, foi fundadora da Rede “Cidade dos Afectos” é responsável do Conselho Local de Acção Social do Barreiro, da Comissão de Toponímia, do Conselho Municipal de Juventude, do Observatório da Saúde e do Conselho Municipal do Associativismo.

A intensa atividade num quadro de maioria CDU ao longo de quase 12 anos, no Barreiro, permitiu-lhe ganhar um conhecimento alicerçado na ligação às populações e uma experiência prática indispensáveis para a mudança necessária em Vila Franca de Xira.

Regina Janeiro tem 45 anos é formada em Psicologia das Organizações e militante do Partido Comunista Português.

A candidatura de Regina Janeiro insere-se num sólido movimento em torno do concelho e da CDU com o claro objetivo de assumir a presidência do município de Vila Franca de Xira e alagar a influência nas freguesias e nos restantes órgãos autárquicos, condições determinantes para construir um concelho melhor para quem nele vive e trabalha.

José Casaleiro, candidato à Presidência da Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira

66 anos, residente na Póvoa de Santa Iria, interveio desde sempre na vida da comunidade a que pertence, procurando melhorar as condições de vida dos trabalhadores e dar resposta às necessidades das populações. Aposentado, após um percurso profissional de quase trinta anos como Inspetor de Qualidade nas OGMA, em Alverca, foi membro da Comissão de Trabalhadores e activo participante na constituição do Sindicato dos Trabalhadores Civis das Forças Armadas.

É presidente da APAC – Associação Popular de Apoio à Criança, há vários mandatos e seu dirigente há 35 anos. Como dirigente associativo foi ainda membro do Conselho Fiscal da CERCI-Póvoa e da ARIPSI. Foi durante 6 anos da Direção Nacional das IPSS, na condição de Secretário da CNIS e pertenceu 10 anos à Direção da UDIPSS/Lisboa, organização a que no presente mandato regressou como Vogal da Direção. Foi eleito no Executivo da Junta de Freguesia da Póvoa de Santa Iria e por duas vezes eleito na Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira. Homem atento à realidade política e social do país. É militante do PCP.

José Alberto Maduro Cardoso e Eduardo Libaneo, candidatos CDU à Presidência da Câmara e Assembleia Municipal de Mafra

José Alberto Maduro Cardoso, candidato CDU à Presidência da Câmara Municipal de Mafra

Notas biográficas:

1971 - Professor de Educação Visual; 1974 - Licenciado em Pintura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa; 1978 - Orientador de Estágio, formador de professores de Educação Visual; 1980 - Professor destacado na Direcção-Geral do Ensino Básico. Responsável pela formação dos Professores de Educação Visual no País e da orientação pedagógica-didáctica de Educação Visual no Ensino Preparatório; 1981 - Autor dos livros “Descobrir” e “Decidir” para a disciplina de Educação Visual nos 5º 6º anos de escolaridade; 1984 - Presidente da Comissão Instaladora da Escola Preparatória da Ericeira; 1986 - Eleito presidente do Conselho Directivo da Escola C+S da Ericeira; 1987 - Director Geral da empresa INTERDECAL, do grupo Vista Alegre; 1991 - Director da empresa SODECAL, do grupo SPAL; 2004 - Professor na Escola 2,3 António Bento Franco, na Ericeira; 2011 - Professor aposentado da Caixa Geral de Aposentações; 2014 - Membro do Secretariado e da Comissão Concelhia do Partido Comunista Português em Mafra.

Eduardo Libaneo, candidato CDU à Assembleia Municipal de Mafra

(notas biográficas disponíveis em breve)

Sérgio Cipriano e Teresa Oliveira, candidatos CDU à Presidência da Câmara e Assembleia Municipal de Torres Vedras

Numa candidatura de continuidade, já que ambos os candidatos estão eleitos nos respetivos órgãos, pretende-se que a CDU continue a apresentar-se como uma força reivindicativa, que defende os interesses dos cidadãos do concelho, e está do seu lado, na apresentação de propostas e na análise dos projetos da força maioritária no Executivo.

Desde as últimas eleições, e com Sérgio Cipriano como Vereador sem pelouros no Executivo Municipal, foram apresentados mais de 300 pontos o período antes da ordem de trabalhos, com o saneamento e o ambiente a serem os temas mais focados. Foram apresentadas diversas propostas de redução de taxas e tarifas, sempre respeitando o princípio do equilíbrio das contas municipais, que tornassem mais acessíveis os custos de vida e trabalho no nosso concelho.

A CDU foi a única força política a votar contra a ampliação a toda a cidade do pagamento do estacionamento em Torres Vedras, para além de ter apresentado uma proposta que restituísse a isenção de pagamento da primeira hora no Parque do Mercado Municipal. No que toca ao ordenamento do território, a CDU esteve contra os Planos de Urbanização de Torres Vedras e Santa Cruz, para além de nos mais variados assuntos ter desmascarado diversas situações em que o chamado “interesse municipal” serviu apenas para mascarar interesses privados.

Apostando no reforço da votação e do número de eleitos da CDU na Câmara Municipal e na Assembleia Municipal, a alteração da correlação de forças em ambos os órgãos poderá, reforçar a possibilidade de intervenção e aprofundar os aspetos positivos que os nossos eleitos têm apresentado.

Biografias dos primeiros candidatos à Câmara Municipal e Assembleia Municipal de Torres Vedras:

Sérgio Cipriano, 38 anos, natural de Torres Vedras. Vereador na Câmara Municipal de Torres Vedras desde 2013, é Presidente da Associação de Moradores da Fonte Grada. Anteriormente, foi eleito na Assembleia Municipal do Concelho.

Teresa Oliveira, 55 anos, natural de Lisboa. Eleita na Assembleia Municipal de Torres Vedras desde 2013, é Professora, Delegada Sindical e membro da CPCJ. É licenciada em Física e Química.