Os trabalhadores da ISS que garantem a limpeza dos Aviões da TAP, fazem falta!

comunicado limpeza-pgina001

Após a solidariedade com o protesto dos trabalhadores da ISS que limpam os aviões da TAP, que lutam contra seu despedimento colectivo que abrangeu  116 funcionários. O PCP decidiu tomar acção, denunciando juntos passageiros e outros trabalhadores da TAP, afirmando que os trabalhadores despedidos fazem falta, que os trabalhadores que ficaram a trabalhar estão sobrecarregados com a falta de pessoal, e que existem queixas por parte de passageiros da falta de higiene dos aviões da TAP.

Lê aqui o documento

PCP questiona a ministra do trabalho sobre o despedimento colectivo de 116 trabalhadores da ISS que limpam os aviões da TAP

IMG 20201029 133724

PCP questionou a Ministra do Trabalho sobre o despedimento colectivo de 116 trabalhadores da ISS que fazem a limpeza do aviões da TAP, tendo em conta que os trabalhadores estiveram que em lay-off simplificado e por essa via a empresa recebeu apoio do estado, sabendo as necessidades de higienização dos aviões num momento de pandemia, e a forma como procedeu ao despimento, não tendo em conta trabalhadoras em período de amamentação, casais, ou mesmo delegados e dirigentes.

Para o PCP este é um despedimento que não têm pés nem cabeça e tudo continuará a fazer para defender estes trabalhadores e os seus postos de trabalho

Ler pergunta completa AQUI!

PCP apresenta pergunta ao governo sobre a violação do direito à greve

O PCP apreFESAT concentraçãosentou uma pergunta ao governo sobre a violação do direito à greve na empresa Avipronto. O Grupo Parlamentar do PCP teve conhecimento por parte do SINTAB – Sindicato dosTrabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal,sobre os atropelos à greve decidida pelos trabalhadores para defesa dos seus interesses edireitos, por parte da empresa AVIPRONTO – Produtos Alimentares, S.A., em Azambuja, desde as 24 horas do dia 13 de outubro às 24 horas do dia 15 de Outubro de 2020.O SINTAB enquanto representante dos trabalhadores da empresa, recebeu de que a mesma não estaria a cumprir o disposto no Artigo 535º do Código do Trabalho, nomeadamente estando a proceder à substituição dos trabalhadores em greve nas Secções de Abate e de Corte,situação que terá sido observada e registada pelo Piquete de Greve,

Ler pergunta completa AQUI!

CPPC organiza iniciativa de solidariedade com os povos da América Latina

cartazete america latina outubro 2020Face ao incremento da ingerência e da ação desestabilizadora dos EUA na América Latina, procurando travar e inverter processos de emancipação nacional e social na região, o Conselho Português para a Paz e Cooperação promove no próximo dia 27 de Outubro, pelas 18 horas, na Casa do Alentejo, em Lisboa, uma sessão pública de solidariedade com os povos da América Latina.
Intervêm, entre outros, Ilda Figueiredo, presidente da Direção Nacional do CPPC.
Participa e divulga!

PCP solidário com os trabalhadores da ISS da TAP

"Selvagens”, este foi o nome que a ISS, empresa de limepza industrial, responsavel pela limpeza dos aviões da TAP, deu aos 116 trabalhadores que pretendem despedir.

Tal como pôde testemunhar a delegação do PCP, composta por trabalhadores de diversas empresas do aeroporto, pela deputada da Assembleia da Republica Alma Rivera, e um membro da Direcção Regional de Lisboa, que estiveram em solidariedade com os trabalhadores, na acção de luta organizado pelo STAD, no dia 15 de Outubro, uma grande acção em que estiveram a quase totalidade dos 116 trabalhadores abrangidos pelo despedimento.

Neste protesto se não viu nenhum traço de selvajaria: a delegação presente teve oportunidade de contactar vários trabalhadores, falamos com pessoas com mais de 30 anos neste local de trabalho, com casais em que ambos receberam a carta de despedimento, falámos com trabalhadores jovens que viram a sua vida totalmente abalada por esta decisão.